Eco Garopaba

Pranchas sustentáveis em São Vicente

Projeto Eco Brasil promove sustentabilidade por meio de confecção de pranchas com garrafa pet na Ilha Porchat, em São Vicente (SP).

0
Projeto promove sustentabilidade.

Unindo esporte e sustentabilidade, a Escolinha de Surf da Ilha Porchat, em São Vicente (SP), recebe uma capacitação especial do projeto ‘Eco Garopaba’, que consiste na confecção de pranchas utilizando garrafas pet. O evento acontece nesta quarta-feira (1) na areia da praia, altura do Ilha Porchat Clube.

Nascido na cidade de Garopaba, o projeto de dez anos é conduzido pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin. Utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento da saúde física e mental, e promove a conscientização ambiental.

A iniciativa foi se expandindo por todos os cantos do país. Até hoje, os idealizadores já palestraram para mais de 60 mil crianças espalhadas por 17 estados do Brasil.

O projeto Eco Garopaba já retirou mais de 30 mil garrafas plásticas que estavam poluindo o meio ambiente e, a partir de então, se transformaram em um equipamento esportivo, seja como prancha de surfe, stand-up ou bodyboard.

Tudo começou em 2007. Jairo, como um verdadeiro apaixonado por surfe, partiu rumo ao Havaí em 2004, onde aprendeu a técnica de produção das pranchas. Retornou ao Brasil em 2011, e o destino colocou Carolina em sua vida.

Quando o surfista contou a ela sobre a iniciativa, a reação foi de surpresa e encanto. Ambos começaram a juntar os plásticos e confeccionaram um equipamento. Levaram a prancha para ser testada na praia de Garopaba e deu certo.

Mãe de dois meninos, Caroline começou a perceber o amor e a dedicação de Jairo pelo projeto, devido à maneira com a qual explicava as técnicas às crianças. Ambos, então, decidiram se aventurar palestrando nas escolas. Hoje fazem sucesso por todo o país, ganhando o incentivo de várias escolas.

O casal não se limitou e também utilizou o surfe como ferramenta de inclusão, uma das essências do esporte, confeccionando pranchas adaptadas para deficientes físicos.