Dez dias à deriva

Dois homens e cachorro resgatados

Dois homens e poodle são resgatados após dez dias à deriva no Oceano Atlântico.

0
Homens passaram 10 dias à deriva.

Após passarem 10 dias à deriva no Oceano Atlântico, os norte-americanos Joe DiTomasso, de 76 anos, Kevin Hyde, de 65 anos, e sua poodle Minnie foram resgatados por um navio-tanque chamado “Silver Muna”, que estava a mais de 200 km da costa de Delaware, nos Estados Unidos.

Segundo a dupla, eles haviam partido de Nova Jersey no veleiro “Atrevida II” no fim de novembro, para velejar para o sul e aproveitar o sol da Flórida. No entanto, a embarcação acabou perdendo força no meio da viagem e os dois ficaram presos no meio do mar junto do animal de estimação. Para a sorte de todos, o desfecho foi positivo.

Em entrevista para o The New York Times, Hyde falou um pouco sobre os acontecimentos recentes. “Foi apenas um pequeno milagre termos sido encontrados, para dizer a verdade”, declarou aliviado. Segundo ele, sua embarcação estava praticamente fora da rota de navegação para aquela época do ano e, portanto, o grupo de resgate foi o último navio que conseguiria vê-los.

A dupla de homens e Minnie começaram sua viagem no dia 27 de novembro, mas acabaram perdendo contato com suas famílias por volta do dia 3 de dezembro. Embora DiTomasso e Hyde sejam velejadores experientes e já tendo feito a mesma viagem no passado, o silêncio da dupla acabou preocupando os entes mais próximos.

Em certo momento dos 10 dias à deriva, o Atrevida II enfrentou uma tempestade extremamente violenta — com ondas de até 12 metros de altura. Os ventos estavam tão fortes que o mastro do veleiro foi quebrado. Sendo assim, a única chance de sobrevivência seria resistir ao mar e esperar por socorro.

Sem energia, combustível, rádios ou qualquer tipo de ferramenta de navegação, DiTomasso, Hyde e Minnie lutavam para sobreviver comendo mel e feijão. Depois de uma semana em alto mar, eles tinham pouquíssima coisa para se alimentar, mas já não contavam com nenhuma água potável a sua disposição.

“Ficamos dois dias sem água. Inclusive, tive que impedir Minnie de beber qualquer outro tipo de líquido, ela queria lamber tudo”, disse DiTomasso à ABC 6. Quando a esperança estava prestes a acabar, no entanto, surgiu o Silver Muna. Os dois homens, então, passaram a balançar os braços violentamente para chamar a atenção do petroleiro.

A empreitada teve sucesso e o grupo foi resgatado. Ao que tudo indica, todos voltaram para o conforto de seus lares sãos e salvos, onde poderão curtir a noite de Natal próximos de suas famílias e sem maiores sustos. Embora a situação tenha sido caótica e um tanto quanto assustadora, a dupla de velejadores não parece querer parar por aí: enquanto Hyde já imagina sua próxima aventura dentro da vela, DiTomasso acredita que os últimos acontecimentos podem virar um ótimo livro.