Copacabana

Surfista grava próprio resgate

Surfista Arthur Carneiro grava próprio salvamento pelos bombeiros durante o swell do ciclone bomba em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).

0

Um surfista gravou o momento em que dois bombeiros o ajudaram a sair de uma corrente de retorno na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O surfista perdeu o strep e ficou em uma corrente de retorno no mar. Identificado como Arthur Carneiro, ele gravou a ação de dois bombeiros na segunda-feira (3) para resgatá-lo.

No vídeo, os três nadam lateralmente para sair da “vala”, ou corrente de retorno. Em um vídeo, o major Fábio Contreras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, deu orientações para períodos de ressaca marítima e suas consequências —entre elas, a corrente de retorno ou vala.

Evitar aproximação de mirantes, costões e pedras, já que ondas mais fortes podem arrastar pessoas ao mar. Se for pescador, utilizar colete salva-vidas e esperar passar a ressaca para navegar. Não praticar esportes no mar enquanto o alerta de ressaca estiver vigente.

Se flagrar alguém sendo surpreendido e levado para o mar, não tentar resgatá-la: acione os Bombeiros no 193 e procure jogar algum objeto flutuante para a vítima. Se a vítima for você: não nade contra a corrente. Tente manter a calma, flutuar e acenar para o guarda-vidas mais próximo identificá-lo.

Ciclone bomba atingiu Rio de Janeiro no fim de semana

Ondas mais altas e um mar mais revolto foram observados no Rio de Janeiro devido a um ciclone bomba no mar. O ciclone bomba é um ciclone extratropical com ventos muito intensos.

Ele recebe esse nome porque em seu centro acontece uma rápida queda de pressão atmosférica, o que causa um “efeito bomba”.

Fonte Portal UOL