Tahiti Pro 2025

Italo confirmado no Finals

Italo Ferreira vence pelas oitavas de final do Tahiti Pro 2025 e confirma vaga no WSL Finals, evento que decide os campeões mundiais da temporada.

Dois brasileiros estão garantidos no WSL Finals. Italo Ferreira e Yago Dora lutarão pelo título mundial da temporada no evento que reúne os cinco melhores do ranking em Fiji. Yago chegou no Tahiti Pro 2025 já confirmado, mas Italo precisou passar das oitavas de final para escrever seu nome na etapa. Ele venceu o indonésio Rio Waida numa disputa de poucas ondas surfadas. Bateria de 35 minutos foi realizada nesta quarta-feira (13) em ondas de 6 pés em Teahupoo.

Italo abriu a disputa aos seis minutos com um tubo limpo que valeu 4.83 pontos. Logo depois Rio teve a intenção de entrar numa esquerda, mas não conseguiu e passou a prioridade para o brasileiro. Italo voltou a surfar aos 13 minutos e mais uma vez se colocou dentro da esquerda. A performance valeu 4.00 pontos. Rio tentou dar o troco logo depois, mas não pegou o canudo.

O brasileiro seguiu mais conectado com Teahupoo e a oito minutos do fim pegou a melhor onda do duelo. A nota foi 6.50 pontos. Rio entrou em ação na sequência, mas não encontrou a saída do tubo. Ele precisava de 11.33 para vencer. Logo depois o indonésio ficou fundo num tubo e por um longo tempo, mas caiu na saída. Ele se despediu da etapa em nono lugar. Italo avançou às quartas e enfrenta o vencedor do duelo entre o australiano Jack Robinson e o francês Margo Mignot.

O WSL Finals acontece num único dia entre 27 de agosto e 4 de setembro nas ondas de Cloudbreak, Fiji.


Tahiti Pro 2025
Oitavas de final Masculino

1 Kauli Vaast (FRA) 15.43 x 3.33 Jordy Smith (AFR)

2 Crosby Colapinto (EUA) 9.34 x 9.20 Leonardo Fioravanti (ITA)

3 Italo Ferreira (BRA) 11.33 x 1.94 Rio Waida (IDN)

4 Jack Robinson (AUS) x Marco Mignot (FRA)

5 Yago Dora (BRA) x Mihimana Braye (TAI)

6 Cole Houshmand (EUA) x Jake Marshall (EUA)

7 Ethan Ewing (AUS) x Alan Cleland (MEX)

8 Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)

Quartas de final
Em formação

1 Kauli Vaast (FRA) x Crosby Colapinto (EUA)

Italo Ferreira (BRA) x

Final Feminino

Caitlin Simmers (EUA) x Molly Picklum (AUS)

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)