WSL Circuito Mundial

Calendário completo de 2022

WSL anuncia integração e mudanças no calendário do Circuito Mundial em 2022, que terá corte no meio da temporada e retorno de etapas como G-Land e J-Bay.

0
Calendário 2022 do WSL Championship Tour.

A World Surf League anunciou nesta quarta-feira (4) os calendários oficiais de 2022 do WSL Championship Tour (CT) e do WSL Challenger Series (CS) totalmente integrados. Será inaugurada uma nova estrutura dos circuitos com três níveis de competição. Pela primeira vez, todas as dez etapas do CT e as oito do CS marcadas em 19 praias do mundo, serão disputadas por homens e mulheres.

Outra novidade é que haverá um corte na elite dos Top 34 e das Top 17 no meio da temporada, já definindo os classificados para o CT de 2023. A etapa brasileira, o Rio Pro em Saquarema, será a oitava do ano e já acontecerá com o novo formato de 24 participantes na categoria Masculina e 12 na Feminina.

A nova estrutura dos circuitos da WSL que será implantada em 2022 busca enfatizar o descobrimento de novos talentos ao redor do mundo. Serão três níveis de competição, começando pelas etapas do QS promovidas pelos sete escritórios regionais da World Surf League, que indicarão os classificados para o Challenger Series, novo campo de batalha pelas vagas para a elite que disputa os títulos mundiais no CT.

G-Land volta ao calendário do CT em 2022. Última vez que uma prova da elite rolou no pico foi em 1997.

O Tour em 2022 terá dez etapas em sete países. Começa em janeiro no maior palco do esporte, Pipeline, no Havaí, depois passa por Portugal, Austrália, Indonésia, Estados Unidos, Brasil, África do Sul, terminando em agosto nos tubos pesados de Teahupoo, no Taiti. As dez etapas vão determinar os Top 5 e as Top 5 que decidirão os títulos mundiais da temporada em setembro no Rip Curl WSL Finals, cujo local ainda será anunciado.

“A WSL existe para celebrar o melhor surfe do mundo e a estrutura das competições é o motor central do nosso negócio”, diz o CEO da WSL, Erik Logan. “Nós estamos felizes e animados em anunciar aos nossos surfistas, com a colaboração dos nossos patrocinadores, uma nova estrutura para o esporte e um dos calendários mais empolgantes da história do CT”.

Rainha do North Shore de Oahu, Pipeline abre o Circuito, mas agora na melhor época da temporada havaiana.

Calendário do Championship Tour 2022

– Pipeline, Havaí – 29 de janeiro a 10 de fevereiro

– Sunset Beach, Havaí – 11 a 23 de fevereiro

– Peniche, Portugal – 3 a 13 de março

– Bells Beach, Austrália – 10 a 20 de abril

– Margaret River, Austrália -24 de abril a 4 de maio

– Corte no meio da temporada com as etapas tendo o número de participantes reduzido de 36 para 24 homens e de 18 para 12 mulheres

– G-Land, Indonésia – 28 de maio a 6 de junho

– Trestles, Estados Unidos – 15 a 22 de junho

– Saquarema, Brasil – 27 de junho a 4 de julho

– Jeffrey´s Bay, África do Sul – 9 a 18 de julho

– Teahupoo, Taiti – 11 a 21 de agosto

Etapa de Saquarema será disputada em junho de 2022.

Surf Ranch em pausa

Os 5 primeiros colocados no Ranking Masculino e as 5 melhores do Feminino vão decidir os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, de 7 a 18 de setembro em local a ser anunciado

“O calendário combinado de 2022, com todas as etapas sendo disputadas por homens e mulheres, começa em Pipeline e termina no Taiti, adicionando locais incríveis como G-Land e Jeffrey´s Bay”, destaca Erik Logan. “A etapa no Surf Ranch está no calendário do CT desde 2018 e vamos tirar um ano de folga em 2022. Continuaremos trabalhando na inovação da melhor tecnologia de ondas artificiais do mundo e estamos ansiosos para retornar com nosso sistema de ondas no calendário de 2023 e dos próximos anos”.

Rancho do Kelly, na Califórnia, fica fora do calendário em 2022.

Corte na elite

As etapas do CT em 2022 começarão com o mesmo número de 36 competidores na categoria Masculina e 18 na Feminina dos últimos anos. Mas, somente até a quinta das dez etapas, a de Margaret River, na Austrália, quando haverá um corte na elite, já definindo os surfistas que serão mantidos na elite do CT para 2023, os 22 primeiros colocados no ranking masculino e as 10 melhores do feminino.

Depois, o formato para as cinco últimas etapas muda de 36 participantes para 24 e de 18 para 12, incluindo dois convidados em cada categoria. Apenas estes 22 e as 10 surfistas disputarão as vagas nos grupos dos Top 5 e das Top 5, que vão decidir os títulos mundiais na final única. Os surfistas que ficarem abaixo da linha de corte no meio da temporada, 12 da elite masculina e 7 da feminina, terão que buscar se manter no CT pelo WSL Challenger Series, que começa logo após a etapa de Margaret River.

As icônicas e geladas direitas de J-Bay também estão de volta.

“Pela primeira vez, o Championship Tour e o Challenger Series terão calendários com todas as etapas combinadas, para homens e mulheres competirem nos mesmos eventos”, diz Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de Circuitos e Competições da WSL. “Temos trabalhado bastante com nossos parceiros para apresentar calendários que irão impulsionar o melhor surfe do mundo, com ótimos locais e criando a melhor plataforma de eventos possível. Recebemos um feedback impressionante dos nossos surfistas e parceiros no desenvolvimento do Challenger Series com oito eventos, incluindo os tradicionais Vans US Open of Surfing e o Quiksilver e Roxy Pro France. Então, não poderíamos estar mais ansiosos por 2022”.

“É incrível fazer parte de um momento tão fantástico para o surfe feminino”, comemora a representante das surfistas da WSL, Tatiana Weston-Webb. “2022 será lembrado como o primeiro ano que teremos um circuito completo combinado, para homens e mulheres competirem juntos em todos os eventos. Estou muito animada para competir nas melhores ondas do mundo e fazer história com todos os surfistas que estarão no CT”.

“Com o novo corte no meio da temporada, todos os eventos serão valiosos”, acredita o representante dos surfistas da WSL, Conner Coffin. “O fato de poder perder seu lugar na elite depois da quinta etapa do ano, realmente aumentará a competitividade e vai instigar todos a surfarem muito em cada bateria”.

Calendário 2022 do WSL Challenger Series.

WSL Challenger Series – O WSL Challenger Series será a segunda das três divisões para os melhores surfistas competirem, com etapas para 96 participantes na categoria Masculina e 64 na Feminina, incluindo os tops da elite atual do CT e os classificados pelos rankings regionais das etapas do WSL Qualifying Series promovidas pelos sete escritórios da World Surf League no mundo.

Os rankings do WSL Challenger Series vão computar os cinco melhores resultados conquistados nas oito etapas, com os dez melhores do ranking masculino e as top-5 do feminino se classificando para disputar o WSL Championship Tour de 2023.

O WSL Challenger Series 2022 será disputado em seis países, começando em maio na Austrália, passando pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, França, Nova Zelândia e terminando em Haleiwa Beach em novembro, no Havaí. A praia de Snapper Rocks, na Gold Coast, que foi o palco de abertura do WSL Championship Tour desde 1998, agora sediará a primeira etapa do WSL Challenger Series no mês de maio.

Snapper Rocks passa a valer pelo Challenger Series na Austrália.

Calendário do WSL Challenger Series de 2022

– Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália – 7 a 15 de maio

– Manly Beach, Sidney, Austrália – 17 a 24 de maio

– Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul – 20 a 27 de julho

– Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos – 30 de julho a 7 de agosto

– Ribeira D´Ilhas, Ericeira, Portugal – 1 a 9 de outubro

– Hossegor, Landes, França – 15 a 23 de outubro

– Piha, Auckland, Nova Zelândia – 5 a 13 de novembro

– Haleiwa Beach, Havaí, Estados Unidos – 26 de novembro a 7 de dezembro

Ribeira D´Ilhas, na região de Ericeira, receberá etapa portuguesa do Challenger Series.

WSL Qualifying Series Regional – A base fundamental da nova estrutura com três níveis de competição, será o WSL Qualifying Series Regional. Este será o principal caminho para se chegar ao WSL Challenger Series, proporcionando que os jovens surfistas e novos talentos se desenvolvam perto de casa, antes de encarar as viagens internacionais para competir em outros continentes.

O Qualifying Series Regional oferecerá mais oportunidades para celebrar as estrelas locais, reduzindo a pressão econômica para os surfistas, nesta luta pela classificação para o Challenger Series e, por último, para o CT”, diz o CEO da World Surf League, Erik Logan.

As sete regiões da World Surf League estão assim divididas: América do Sul, América do Norte, Havaí, Austrália, Europa, África e Ásia. Os rankings das etapas do WSL Qualifying Series promovidas por cada um dos sete escritórios, irão classificar um determinado número de surfistas das categorias Masculina e Feminina, para disputar no WSL Challenger Series as vagas para a elite dos melhores do mundo que participam do CT.

Etapas regionais do QS prometem abrir oportunidades em todas as regiões do planeta, como esta no Equador.Israel Barona
Etapas regionais do QS prometem abrir oportunidades em todas as regiões do planeta, como esta no Equador.

Protocolos COVID-19 – Todas as etapas e datas do WSL Championship Tour e do WSL Challenger Series agendadas para 2022, estão sujeitas a alterações devido às possíveis restrições relacionadas ao COVID-19, inclusive para as viagens internacionais.

A saúde e segurança dos atletas, staff e da comunidade local, são de extrema importância para a World Surf League, que possui um robusto protocolo de procedimentos para serem cumpridos em todos os eventos do Circuito Mundial.