Rio Surf Pro

Tubarões roubam a cena

Krystian Kymerson é o grande vencedor da categoria Masculina, enquanto Taís de Almeida leva a melhor entre as meninas na Barra da Tijuca (RJ).

0

O Rio Surf Pro Brasil 2018 teve uma final inusitada, que teve que ser paralisada por cerca de 20 minutos, depois de dois tubarões serem avistados pelos guarda-vidas do GMAR na altura do Posto 5 da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), porém não há informações adicionais sobre o tamanho e espécie dos animais. Desde 2011 uma etapa do Brasileiro Pro da Abrasp não acontecia na Barra.

“Fiquei tranquila porque sei que ali tem muito peixe para eles se alimentarem! Mas sempre tem um receio, porque estamos no habitat deles”, disse a campeã Taís de Almeida.

Conforme as previsões já haviam antecipado, as ondulações perderam força e o sol brilhou na praia para os melhores atletas do surfe nacional masculino e feminino medirem forças.

No Feminino, a vitória foi da saquaremense Taís de Almeida, que conseguiu surfar duas boas ondas no início da bateria, deixando as adversárias com uma função ingrata. Camila Cássia, de Ubatuba (SP), chegou mais perto, mas não superou a saquaremense, ficando na segunda colocação. Gabriela Teixeira, de Búzios (RJ), foi a terceira, com a cearense Yanca Costa, em quarto.

Dos 110 inscritos na etapa do Brasileiro Profissional na Barra da Tijuca o melhor foi o capixaba Krystian Kymerson. E foi um título merecido que começou a se desenhar ainda no sábado, quando conseguiu a melhor nota do dia (9,60 pontos) com um aéreo estratosférico. No domingo, ele usou de sua competitividade para chegar à decisão e bater dois conterrâenos – Rafael Teixeira (vice) e Lyssandro Leandro (quarto), além do catarinense Matheus Herdy, destaque da novíssima geração, que finalizou a competição em terceiro lugar.

Em uma disputa na categoria Kahuna, o melhor foi o local da Barra da Tijuca, Sergio Noronha. Destaque do surfe do Rio de Janeiro no final dos anos 80 do século passado, ele cumpriu a promessa de vencer a etapa, deixando pra trás o também local da Barra, Arthur Gama (segundo), seguido de Pena Glass, do Recreio dos Bandeirantes, e de Gutemberg Goulart, de Niterói, o quarto classificado.

Esta foi a sexta etapa do Tour Abrasp 2018, que já passou pelo Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná antes de chegar ao Rio de Janeiro.

O projeto Rio Surf Pro Brasil 2018 é composto por três eventos. Além desse primeiro, na Barra da Tijuca, estão previstas etapas no Recreio, no mês de julho, e na praia de Grumari, em setembro.

O evento tem transmissão ao vivo pelo site da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Ações sociais Durante o evento foi realizada uma campanha de arrecadação de casacos e outras roupas para o inverno. Essas serão doadas para uma instituição indicada pela Seelje (Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude).

Os participantes dessa ação concorrerão ao sorteio de uma prancha Wetworks, que será realizado durante a cerimônia de premiação.

Também foram oferecidas seis inscrições gratuitas para surfistas carentes da cidade do Rio de Janeiro. A triagem é feita pela Abrasp, levando em consideração a capacidade técnica do atleta e sua condição social.

O Rio Surf Pro Brasil 2018 é uma realização da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Associação Brasileira de Surf Profissional. Apoio: South, Parmê, Corona, Rubber Stick e Wetworks. Apoio técnico: Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf da Barra da Tijuca.