Exausto psicologicamente

Filipe desabafa na internet

Atual campeão do mundo, Filipe Toledo faz post e diz estar “exausto psicologicamente” um dia após o término do Surf Ranch Pro.

Por amor ao esporte. Essas foram as palavras usadas pelo atual campeão mundial Filipe Toledo para começar um post onde diz estar “exausto psicologicamente”. A publicação acontece um dia após o término do Surf Ranch Pro, etapa já vencida por ele. A edição 2023 da prova terminou com vitória do norte-americano Griffin Colapinto e muita polêmica.

Gabriel Medina também fez uma publicação, mas ao contrário de Filipe, se dirigiu à WSL e pediu mais clareza nos critérios de julgamento.

Confira o post feito por Filipe Toledo:

Por amor ao esporte,

A todos os surfistas brasileiros e a quem mais se sentir incluído nessa mensagem:

Depois de um longo dia, de muitos pensamentos, análises, notícias e argumentos, percebi que estou cansado, exausto psicologicamente. Não é fácil passar 10 anos engolindo seco.

Sou surfista, original e raiz, que cresceu no meio de surfistas de verdade, e o justo sempre foi um dos pontos principais na minha vivência. Por isso me sinto cansado.

Por amor ao esporte, eu sigo firme e forte. E, agora, estou com sentimento de felicidade ao ver os posts do Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, e muito outros, que ainda podem aderir à ideia de que o que buscamos será sempre a evolução do esporte, com justiça e transparência.

Não queremos nada além do justo. Nada além do que é de direito nosso. Precisamos que a nossa voz seja ouvida e respeitada, pois, afinal, nós somos os protagonistas disso tudo!

Por fim, espero que todos, família, amigos, fãs e patrocinadores, entendam meu posicionamento sobre essa situação e estejam me apoiando da melhor forma!

Ps: quero que fique bem claro que os outros surfistas, independente de suas nacionalidades, não têm nada a ver com isso. Assim como eu, eles também estão batalhando pelos seus sonhos. E atacá-los ou desrespeitá-los não vai mudar nada, só fica pior para nós brasileiros!

Filipe Toledo.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)