Vans US Open

Ibelli no gás em Huntington

Caio Ibelli abre a terça-feira com vitória, com direito a uma nota 8.00, e avança ao round dos 24 melhores do Vans US Open of Surfing; 11 brasileiros seguem vivos na prova do QS de nível 10.000.

0
Caio Ibelli foi o melhor brasileiro nesta terça-feira.

Caio Ibelli foi o nome do Brasil nesta terça-feira no Vans US Open of Surfing, evento do QS de nível 10000 que acontece na Califórnia (EUA). Em ondas fracas de meio metro que rolavam em séries muito demoradas em Huntington Beach, o brasileiro abriu o dia com vitória na sexta bateria da terceira fase. No duelo, Caio arrancou uma nota 8.00 dos juízes, após executar quatro manobras numa esquerda. Ele começou a apresentação com uma forte batida, seguida de uma rasgada alongada e de mais duas batidas, sendo a última já no inside.

Após o duelo, o brasileiro falou sobre a bateria e a confiança. “Achei que a disputa seria mais complicada, pois o vento deixou as condições do mar mais difíceis. Mas fiquei amarradão depois de pegar a minha primeira onda, porque me senti muito confiante com a prancha. Acho que minhas pranchas estão sendo determinantes pra eu me sentir bem. Estou bem confiante com meu equipamento”, disse Caio. Nesse mesmo duelo, o norte-americano Kolohe Andino acabou eliminado depois que o australiano Kalani Ball conseguiu a nota que precisava nos últimos segundos.

Outro brazuca que avançou nesta terça-feira foi Adriano de Souza, que também falou sobre o confronto e o equipamento. “Geralmente a minha estratégia é começar forte, mas já tinha passado dez minutos e eu não tinha visto nenhuma onda boa, e aí perdi a prioridade e mudei a minha estratégia, passei a pegar várias ondas. Então consegui voltar pra bateria e a minha última onda foi incrível”, disse o campeão mundial de 2015.

“Eu estava procurando algo bom pra mim e mudei para a Chilli Surfboards. Estamos trabalhando juntos e estou amarradão. Essa é a nossa primeira temporada juntos, mas a cada prancha feita elas ficam melhores, e eu também ainda estou voltando para o ritmo de competição. A minha pré-temporada vai ser muito importante e eu pretendo passar o maior tempo possível na Austrália, pra testar pranchas, surfar bastante e pra começar 2020 no meu melhor nível”, finalizou Adriano, que ficou oito meses sem surfar após sofrer uma lesão séria no joelho durante a etapa do CT de Portugal no último ano.

Adriano de Souza também se classificou para a quarta fase.

Além de Adriano e Caio, outros quatro brasileiros avançaram nesta terça-feira, que teve as últimas sete baterias da terceira fase: Weslley Dantas, Luel Felipe, Tomas Hermes e Mateus Herdy, esse último ainda surfando com dificuldades por causa da lesão no tornozelo. Todos eles se juntam a Krystian Kymerson, Alex Ribeiro, Peterson Crisanto, Michael Rodrigues e Yago Dora, que folgaram hoje.

As baixas do Brasil no dia foram Miguel Pupo, Thiago Camarão, Deivid Silva e Willian Cardoso.

Melhor do dia – O melhor surfista do dia no evento masculino foi Griffin Colapinto. O norte-americano arrancou a maior nota desta terça-feira (8.33) e o maior somatório (16.00). Para conseguir a nota alta, ele pegou uma direita e executou dois cutbacks seguidos, depois uma rasgada veloz invertendo a prancha e finalizou com uma batida forte e rápida na junção.

Griffin Colapinto foi o melhor surfista do dia.

O Vans US Open of Surfing segue rolando, agora com a estreia do primeiro QS 10000 da história para as meninas.

Assista ao vivo no Waves.

Vans US Open of Surfing

Baterias desta terça-feira (30)

Round 3

6 Caio Ibelli (BRA) 13.03 x Kalani Ball (AUS) 11.10 x Kolohe Andino (EUA) 9.57 x Josh Burke (BAR) 6.90
7 Weslley Dantas (BRA) 11.83 x Liam O’Brien (AUS) 11.20 x Miguel Pupo (BRA) 9.27 x Thiago Camarão (BRA) 8.26
8 Kanoa Igarashi (JAP) 13.23 x Jack Freestone (AUS) 11.30 x Ian Crane (EUA) 8.60 x Ezekiel Lau (HAW) 4.00
9 Barron Mamiya (HAW) 12.00 x Morgan Cibilic (AUS) 11.83 x Matt Wilkinson (AUS) 10.77 x Deivid Silva (BRA) 10.46
10 Adriano de Souza (BRA) 12.77 x Luel Felipe (BRA) 12.60 x Reef Heazlewood (AUS) 10.30 x Willian Cardoso (BRA) 10.20
11 Griffin Colapinto (EUA) 16.00 x Tomas Hermes (BRA) 13.90 x Joan Duru (FRA) 11.73 x Jordan Lawler (AUS) 11.47
12 Conner Coffinn (EUA) 12.64 x Mateus Herdy (BRA) 11.97 x Jake Marshall (EUA) 11.17 x Dylan Lightfoot (AFR) 8.26

Baterias Round 4

1 Charly Martin (FRA) x Seth Moniz (HAW) x Krystian Kymerson (BRA)
2 Connor O’Leary (AUS) x Alex Ribeiro (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)
3 Michel Rodrigues (BRA) x Kalani Ball (AUS) x Evan Geiselman (EUA)
4 Caio Ibelli (BRA) x Jorgann Couzinet (FRA) x Yago Dora (BRA)
5 Weslley Dantas (BRA) x Jack Freestone (AUS) x Morgan Cibilic (AUS)
6 Kanoa Igashi (JAP) x Liam O’Brien (AUS) x Barron Mamiya (HAW)
7 Adriano de Souza (BRA) x Mateus Herdy (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)
8 Conner Coffinn (EUA) x Luel Felipe (BRA) x Tomas Hermes (BRA)