Sydney Surf Pro

Deivid é o Brasil nas quartas

Quinto dia de ação do Sydney Surf Pro tem uma vitória e duas derrotas brasileiras. Deivid Silva defende o país nas quartas de final do Challenger Series de Manly Beach, Austrália.

0
Deivid Silva encara o italiano Leonardo Fioravanti nas quartas de final do Sydney Surf Pro.

A segunda-feira (23) foi o quinto dia de ação do Sydney Surf Pro, segunda etapa do Challenger Series 2022. As condições para o esporte melhoraram no pico australiano de Manly Beach, e foram realizadas 14 disputas das categorias masculina e feminina. As esquerdas foram o caminho principal para as vitórias. Brasil segue vivo na etapa com Deivid Silva nas quartas de final.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Deivid competiu contra o francês Jorgann Couzinet no sétimo duelo das oitavas. Choveu forte no momento da bateria e as ondas de meio metro com séries maiores já não estavam limpas como antes. Os dois começaram com ondas fracas. Aos sete minutos o francês achou uma esquerda pequena e aberta para fazer um ataque de quatro manobras. A nota foi 7.83 pontos.

O brasileiro manteve a calma e aos 11 minutos pegou uma esquerda boa. Ele acelerou, passou uma seção com floater, depois executou três batidas. Deivid conquistou 7.33 pontos. O surfista não esperou muito e dois minutos depois colocou mais 4.67 no somatório novamente com uma atuação de frontside.

Manly Beach com boas condições na manhã desta segunda-feira.

O tempo passava e o francês não encontrava ondas com potencial para notas altas. Com 16 minutos de bateria o caminho ficou complicado para Jorgann. Deivid, sem a prioridade, entrou numa esquerda e bateu reto, rasgou duas vezes e deu outra pancada. A nota foi 8.07 pontos.

Jorgann ainda tinha mais de dez minutos para reagir, porém seguiu fora de sintonia com Manly Beach e foi eliminado. Deivid avançou e nas quartas enfrentará o italiano Leonardo Fioravanti, numa briga de surfistas recém cortados da elite.

Melhor duelo do dia – A segunda bateria das oitavas de final masculinas foi muito disputada e teve os dois maiores somatórios da segunda-feira. Logo no primeiro minuto deu pra perceber que o nível seria muito alto. Michael abriu o duelo com duas rasgadas fortes, além de uma batida (8.17) e na onda seguinte da mesma série o indonésio Rio Waida executou uma rasgada e uma batida vertical (7.17). As ondas foram esquerdas e a atuação dos atletas de backside.

O mar ficou devagar, mas Michael seguiu procurando as ondas. Depois de duas tentativas sem destaque, aos 15 minutos o brasileiro fez quatro manobras em sequência de backside. Ele rasgou com pressão três vezes e finalizou a performance com uma batida reta. Ele comemorou. A nota foi 9.50 pontos, a maior de todo o dia. Naquele momento ele deixou o indonésio na necessidade de 17.67 para vencer.

Michael Rodrigues sofre virada e é eliminado da etapa.

Porém dois minutos depois Rio mostrou que tinha forças para lutar. Ele entrou numa esquerda, abriu a atuação com uma batida vertical, e acertou outra pancada logo depois. A nota foi 9.00 pontos e ele voltou pro jogo.

As ondas voltaram a aparecer com mais frequência e os dois surfistas ficaram ativos, porém sem trocar notas. Então, aos 21 minutos, Rio encontra outra esquerda. Ele tinha a prioridade. O indonésio rasgou forte duas vezes e bateu de maneira vertical. Ele necessitava de 8.68 pontos e assumiu a liderança com 8.80.

Michael ainda tentou chegar nos 8.30 pontos que precisava, mas não conseguiu e foi eliminado. A vitória de Rio foi por 17.80 a 17.67. O brasileiro finalizou a prova na nona posição.

Ryan barra Alex – O outro brasileiro eliminado no dia foi Alex Ribeiro. Ele competiu no sexto duelo da fase contra o australiano Ryan Callinan. O primeiro terço da bateria não teve destaques. Ryan abriu com 4.33 pontos e o brasileiro surfou quatro ondas fracas até voar de frontisde, aos 11 minutos, e colocar 4.43 no somatório.

O australiano logo em seguida acertou uma forte batida e conquistou mais 5.07 pontos. Alex seguiu ativo, mas não conseguia melhorar a pontuação. Já Ryan aumentou a distância para o brasileiro com 6.17, nota conquistada com uma rasgada e uma batida na junção de uma esquerda.

Alex passou a necessitar de 6.81 pontos para reverter o resultado, mas o caminho ia ficando mais difícil, pois o tempo passava e Ryan melhorava. Aos 22 minutos o australiano surfou de frontisde, rasgou, acelerou e voou na junção com reverse (6.50).

O brasileiro até conseguiu trocar de nota (5.57), mas nos segundo finais ainda viu o australiano rasgar duas vezes e bater na junção. A nota foi 7.33 pontos. O que já era difícil, ficou impossível com o fim dos 30 minutos de disputa. A vitória de Ryan foi pelo placar de 13.83 a 10.00. Alex ficou em nono lugar na disputa e garantiu 3.320 pontos no ranking.

Ryan Callinan luta pelo retorno ao CT.

Feminino – A categoria feminina já tem as semifinais definidas. Nesta segunda-feira foram realizadas as duas últimas baterias das oitavas de final e todas das quartas. A melhor onda delas no dia valeu 9.00 pontos. A nota foi conquistada pela australiana Nikki Van Dijk na vitória sobre a norte-americana Alyssa Spencer nas quartas.

O maior somatório do dia entre as mulheres foi 17.30 pontos da norte-americana Caitlin Simmers no sétimo duelo das oitavas. Ela venceu a conterrânea Kirra Pinkerton (16.20). Caitlin caiu nas quartas.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Sydney Surf Pro acontece nesta segunda-feira, às 17h45 (de Brasília).

Sydney Surf Pro

Oitavas de final

1 Brodi Sale (HAV) 12.00 x 9.00 Dylan Moffat (AUS)

2 Rio Waida (IDN) 17.80 x 17.67 Michael Rodrigues (BRA)

3 Jett Schilling (EUA) 15.33 x 15.17 Jordan Lawler (AUS)

4 Kade Matson (EUA) 12.86 x 12.20 Morgan Cibilic (AUS)

5 Imaikalani deVault (HAV) 12.50 x 10.67 Mihimana Braye (TAH)

6 Ryan Callinan (AUS) 13.83 x 10.00 Alex Ribeiro (BRA)

7 Deivid Silva (BRA) 15.40 x 10.50 Jorgann Couzinet (FRA)

8 Leonardo Fioravanti (ITA) 14.60 x 12.46 Ketut Agus (IDN)

Quartas de final

1 Brodi Sale (HAV) x Rio Waida (IDN)

2 Jett Schilling (EUA) x Kade Matson (EUA)

3 Imaikalani deVault (HAV) x Ryan Callinan (AUS)

4 Deivid Silva (BRA) x Leonardo Fioravant (ITA)

Oitavas de final femininas

7 Caitlin Simmers (EUA) 17.30 x Kirra Pinkerton (EUA) 16.20

8 Sophie McCulloch (AUS) 13.27 x 10.40 Sara Wakita (JPN)

Quartas de final

1 Keala Tomoda-Bannert (HAV) 12.77 x 6.17 Luana Silva (HAV)

2 Teresa Bonvalot (POR) 13.23 x 7.70 Sarah Baum (AFR)

3 Nikki Van Diji (AUS) 16.97 x 16.33 Alyssa Spencer (EUA)

4 Sophie McCulloch (AUS) 12.10 x 11.30 Caitlin Simmers (EUA)

Semifinais

1 Keala Tomoda-Bannert (HAV) x Teresa Bonvalot (POR)

2 Nikki Van Dijk (AUS) x Sophie McCulloch (AUS)