Challenger Series 2021

Calendário divulgado

WSL divulga calendário do Challenger Series 2021, com etapas na Califórnia (EUA), Portugal, França e Havaí.

0
Challenger Series 2021 começa em setembro em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

A World Surf League (WSL) anunciou o calendário do Challenger Series de 2021, o novo campo de batalha para os surfistas mostrarem seus talentos na disputa pelas vagas que vão completar a elite mundial do Championship Tour (CT) em 2022. Nesta temporada reduzida, serão quatro etapas com as categorias masculina e feminina, na Califórnia, Portugal, França e Havaí. O vencedor de cada evento soma 10.000 pontos.

“Estamos muito entusiasmados em anunciar o calendário do Challenger Series de 2021”, diz o CEO da WSL, Erik Logan. “Esses quatro eventos irão fornecer uma vitrine para apresentar os talentos dos surfistas emergentes, mas também permitirão que os atletas que não conseguirem confirmar suas permanências pelo ranking do CT, tenham a oportunidade de nesse ano ainda, buscarem sua requalificação para o Championship Tour de 2022”.

O Challenger Series 2021 vai começar depois da decisão dos títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, em Trestles, na Califórnia. O primeiro desafio será no US Open of Surfing, de 20 a 26 de setembro em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).

Depois, o campo de batalha muda para a Europa, com o MEO Pro Ericeira nos dias 2 a 10 de outubro em Portugal, seguido pelo Quiksilver e Roxy Pro France, de 16 a 24 do mesmo mês na costa Sudoeste da França. A relação dos 12 classificados para o CT 2022 e das 6 mulheres, será finalizada no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 25 de novembro a 7 de dezembro.

“Este novo nível de competição proporcionará uma maior oportunidade para a qualificação do CT, bem como dará mais visibilidade à próxima geração de surfistas”, afirma Jessi Miley-Dyer, vice-presidente sênior do Tour e chefe de competição da WSL. “Mal posso esperar para ver quem se qualificará para o Tour de 2022”.

Hossegor e os beach breaks franceses da região estão de volta ao cenário competitivo.

Calendário do Challenger Series 2021

– US Open of Surfing: Huntington Beach, Califórnia (EUA), de 20 a 26 de setembro de 2021.

– Pro Ericeira: Ericeira, Portugal, 2 a 10 de outubro de 2021.

– Pro France: Capbreton / Hossegor / Seignosse, Landes, 16 a 24 de outubro de 2021.

– Haleiwa Challenger: Haleiwa Beach, Havaí, 25 de novembro a 7 de dezembro de 2021.

*Todos os eventos e datas do Tour estão sujeitos a alterações, devido às possíveis restrições relacionadas ao COVID-19, incluindo para viagens internacionais.

Tradicional palco da Triple Crown, Haleiwa agora também vale pelo Challenger Series no North Shore de Oahu, Havaí.

Formato Challenger

Cada etapa do Challenger Series será disputada por 96 surfistas na categoria masculina e 64 na feminina. Os 34 tops do CT 2021 e as 17 tops da elite feminina têm participação garantida. Mais 58 homens e 44 mulheres são indicados pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo.

Além deles, também terão a chance de brigar por vagas no CT, dois surfistas e duas surfistas do Mundial Pro Junior, um deles o atual campeão, o brasileiro Lucas Vicente, com a WSL completando a lista com dois convidados para a categoria masculina e uma para a feminina. Qualquer vaga não utilizada por atletas do CT, será preenchida por convidados da WSL.

A lista dos classificados pelo escritório regional da WSL Latin America foi definida nas duas etapas que marcaram a volta do Equador ao WSL Qualifying Series, nas últimas semanas de junho em Montañita e em Salinas, na Península de Santa Elena.

Os dez indicados pelo ranking masculino são os brasileiros Wiggolly Dantas, Ian Gouveia, Thiago Camarão, João Chianca, Weslley Dantas, Edgard Groggia, Samuel Pupo, Rafael Teixeira, o peruano Alonso Correa e o uruguaio Marco Giorgi. As cinco mulheres são as peruanas Daniella Rosas e Sol Aguirre, a brasileira Silvana Lima, a argentina Josefina Ané e a equatoriana Dominic Barona.

Os rankings que vão definir as vagas para o CT 2022 nas duas categorias, computarão os três melhores resultados conquistados nas quatro etapas do Challenger Series 2021. Além disso, excepcionalmente esse ano, cada atleta irá registrar também a maior pontuação conseguida nas etapas do WSL Qualifying Series de 2020, devido ao cancelamento do Circuito Mundial por causa da pandemia do Covid-19 no mês de março.

Ericeira também sediará uma das etapas, nas geladas águas portuguesas.