Tweed Coast Pro

Tyler e Ethan no topo

Tyler Wright e Ethan Ewing vencem evento especial da WSL em Cabarita Beach, Austrália.

0
Ethan Ewing e Tyler Wright levantam troféu do Tweed Coast Pro.

Os aussies Tyler Wright e Ethan Ewing dominaram as ações do Tweed Coast Pro, etapa de abertura do Australian Grand Slam of Surfing e encerrada no último domingo (13) em Cabarita Beach, New South Wales, Austrália.

Clique aqui para ver as fotos

O evento marcou o retorno da WSL ao mar depois da paralisação por causa da Covid-19 e foi o primeiro dos três programados pela entidade até o dia 31 de outubro na Austrália. Sem público presente na areia, participaram da prova 24 surfistas, sendo 11 Tops da elite mundial masculina e oito da feminina.

Entre as mulheres, a bicampeã mundial Tyler Wright levou a melhor sobre a sete vezes campeã do mundo Stephanie Gilmore na grande final. Em um duelo de alto nível, Tyler somou 15.67 contra 10.27 da adversária para ficar com o troféu.

“Surfar esta final com Steph foi ótimo. Ela é uma das minhas maiores inspirações e também uma amiga próxima”, revela Tyler, que emplacou as maiores notas do dia no feminino em ondas de até 1 metro de Cabarita.

Nas quartas de final, a atleta derrotou Sally Fitzgibbons com o maior somatório da categoria, 16.60, e na semi passou por Nikki Van Dijk com 16.00 pontos e outra bela atuação.

Tyler Wright leva mensagem antirracista no retorno das competições na Austrália.

“Este evento também significou muito para mim, defendendo a justiça social e a igualdade racial com a campanha Black Lives Matter. Foi uma grande oportunidade de colocá-la na plataforma do surfe e estou grata por isso”, comenta Tyler.

Entre os homens, Ethan Ewing, que retornou à elite mundial em 2020, comemorou o título ao derrotar o rookie sul-africano Matthew McGillivray.

Com um repertório afiado de frontside, o surfista de 22 anos cravou 9.22 – a maior nota do evento – e não deu chances ao rival na decisão, vencendo pelo placar de 18.60 a 13.90. Pelo caminho, Ethan já havia despachado Connor O’Leary na semi e Owen Wright nas quartas de final.

“Estou nas nuvens agora”, comemora Ewing. “Foi um grande evento e tudo se encaixou para mim na final. As ondas estiveram muito divertidas e Matt tem surfado de forma fantástica, então sabia que precisava fazer uma grande pontuação naquela final. Estou muito feliz que a WSL tenha conseguido organizar isso para que todos nós voltássemos a competir”, ressalta o Top da elite mundial.

Inspirado de frontside, Ethan Ewing descola a maior nota do evento na grande final.

A próxima etapa do Australian Grand Slam of Surfing será em South Stradbroke Island. Depois, os atletas desembarcam em Margaret River, no oeste do país, para a terceira e decisiva disputa. A janela de espera para ambos eventos vai até o dia 31 de outubro.

Ao final do Grand Slam, os melhores atletas das categorias masculino e feminino serão premiados com 20 mil dólares australianos cada. Como o evento tem caráter solidário, eles deverão destinar o dinheiro para alguma instituição de sua escolha.

Tweed Coast Pro 2020

Resultados

Masculino

1 Ethan Ewing (AUS)
2 Matthew McGillivray (AFR)
3 Connor O’Leary (AUS)
3 Jack Robinson (AUS)
5 Adrian Buchan (AUS)
5 Owen Wright (AUS)
5 Julian Wilson (AUS)
5 Mikey Wright (AUS)

Feminino

1 Tyler Wright (AUS)
2 Stephanie Gilmore (AUS)
3 Macy Callaghan (AUS)
3 Nikki Van Dijk (AUS)
5 Isabella Nichols (AUS)
5 Zahli Kelly (AUS)
5 Sally Fitzgibbons (AUS)
5 Molly Picklum (AUS)