Qualifying Series

WSL divulga calendário

World Surf League divulga os calendários regionais do Qualifying Series, Júnior e Longboard de 2021.

0
Temporada 2021 da WSL Latin America começa com o paulista Wiggolly Dantas na liderança do ranking.

A WSL divulgou nesta terça-feira (1º), o calendário dos eventos do Qualifying Series (QS) e das categorias Junior e Longboard previstas para 2021, que serão promovidos pelos seus sete escritórios regionais no mundo.

Clique aqui para acessar o calendário completo

A WSL já havia anunciado a implantação de um novo formato em 2021, com temporadas distintas entre o QS (eventos regionais qualificatórios para o CS), o Challenger Series (que vai decidir a classificação para o CT) e o Championship Tour (com os melhores surfistas do mundo competindo pelo título mundial).

A nova estrutura visa proporcionar um novo caminho, mais simplificado e acessível, permitindo que os atletas desenvolvam suas carreiras profissionais mais perto de casa, sem os altos custos financeiros das viagens internacionais.

Os surfistas competirão primeiro em seu circuito regional QS, entre janeiro e julho, buscando a classificação para competir nas etapas do Challenger Series, que acontecerão na segunda metade do ano, de agosto a dezembro.

Isto poderá reduzir a pressão econômica sobre os atletas e seus patrocinadores, além de oferecer mais oportunidades para o surgimento de novos talentos locais em cada região. Os rankings do Challenger Series indicarão as dez vagas para os homens e as seis mulheres para disputar o CT no ano seguinte.

“Estamos certos de que o novo formato trará ainda mais oportunidades para os atletas da região mostrarem seus talentos e aumentar as chances de alcançar a elite do surf mundial. Com o novo calendário, levarmos uma frequência ainda maior de eventos durante todo o ano para os fãs do esporte”, disz Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

Oi Hang Loose Pro Contest aparece como tentativa no calendário para 2021.

WSL Latin America

Cada um dos sete escritórios regionais da World Surf League vai indicar um determinado número de surfistas para disputar o Challenger Series em suas etapas do QS. A WSL Latin America classificará os dez primeiros do ranking masculino e as cinco melhores do feminino. Em 2021, excepcionalmente, os atletas poderão utilizar os pontos conquistados nos eventos do QS realizados até março de 2020, antes dos Circuitos Mundiais serem cancelados pela pandemia do Covid-19.

Os Top 10 do QS 2020 e as Top 6 do feminino, já estão garantidos no Challenger Series em 2021 e dessa lista fazem parte o brasileiro Wiggolly Dantas, que ficou em sexto no ranking, e o peruano Alonso Correa, nono colocado. Os melhores resultados ainda poderão ser computados nos rankings regionais, três na categoria masculina e dois na feminina.

Com isso, a temporada 2021 da WSL Latin America começará com o paulista Wiggolly Dantas e a campeã sul-americana de 2019, Daniella Rosas, na liderança. O brasileiro venceu o QS 5.000 Volcom Pipeline Pro no Havaí em fevereiro, enquanto a peruana competiu nas três provas da “perna australiana” e estava em 36º lugar na classificação geral das onze etapas do QS feminino, disputadas até março deste ano.

Na categoria Júnior (Sub 20), o formato não sofreu alterações, com os eventos regionais podendo ser marcados de janeiro a dezembro, para definir os classificados para disputar os títulos mundiais no WSL World Junior Championships, que acontecerá em dezembro de 2021 em Taiwan.

Já a modalidade Longboard terá um circuito de três etapas nos Estados Unidos para determinar os campeões mundiais de 2021. Uma em Long Island, Nova York, com as outras duas na Califórnia, no Surf Ranch em Lemoore e em Malibu.

Sydney Surf Pro foi a única etapa do Challenger Series realizada pela WSL em 2020.

Protocolos Covid-19

A WSL tem colaborado extensivamente com funcionários de saúde pública, especialistas médicos, bem como agências governamentais locais, para criar Planos de Segurança Covid completos para a próxima temporada. Os protocolos foram elaborados para garantir a saúde e segurança dos atletas, funcionários e comunidades locais.

Eles serão aplicados em todos os eventos, de acordo com os procedimentos de saúde e segurança da WSL, desenvolvidos com base nas diretrizes estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Organização Mundial da Saúde e as melhores práticas emergentes estabelecidas por outras ligas esportivas.

Esses procedimentos serão aplicados em todos os atletas e funcionários essenciais permitidos, com testes regulares para Covid, medidas rígidas de distanciamento físico e verificações de temperatura, além de limitar ao máximo a presença de público.

Caminho para a WSL Finals

A temporada 2021 dos Circuitos Regionais será iniciada em janeiro, mas o caminho para a decisão dos títulos mundiais na WSL Finals já começa em dezembro deste ano no Havaí. As mulheres competem primeiro, no Maui Pro apresentado pela Roxy em Honolua Bay, de 4 a 15 de dezembro na ilha de Maui.

Já a primeira etapa dos homens, o Billabong Pipe Masters apresentado pela Hydro Flask, acontece entre os dias 8 e 20 de dezembro no North Shore de Oahu.