Circuito Cearense

Profissionais em cena

Surfistas profissionais dão show e visitantes dão trabalho no segundo dia da última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2020 que acontece na Praia da Taibinha.

0
Luel Felipe anota 9.00, a maior nota do sábado.

O segundo dia do Maresia Pro Taíba, última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2020, foi marcado pelo show dos atletas da categoria Profissional que abriram os trabalhos logo cedo, as 7:00, na Praia da Taibinha, município de São Gonçalo do Amarante-CE.

Clique aqui para ver as fotos

O dia teve início com uma típica manhã cearense: ensolarada, com uma leve brisa terral e boas ondas para o show dos maiores astros da competição. A primeira disputa do dia já mostrou um pouco de como seria esse evento, em uma bateria de abertura sem a participação de nenhum cearense. E o pernambucano Luel Felipe tratou logo de confirmar seu favoritismo vencendo a bateria e trazendo consigo o potiguar Emanoel Tobias.

Luel foi um dos visitantes que venceram as duas baterias que disputaram, dentre as 20 que caíram na água nas duas fases que rolaram na Profissional. Mas, como disse, ele não foi o único. Os potiguares Deyvison Santos, Lucas Pires e o líder do circuito, Israel Júnior, também venceram suas baterias das Fases 1 e 2 da Profissional neste sábado.

Inclusive as maiores notas e somatórios do dia ficaram nas mãos dos visitantes, com os pernambucanos Luel Felipe e Thiago Silva computando as maiores notas do dia, ambos com 9.0 e o mesmo Thiago, dessa vez com Israel Júnior-RN, conquistando os maiores somatórios, 16.50 e 15.50, respectivamente.

“As condições estavam difíceis, mas consegui manter a calma para esperar uma onda boa. Graças a Deus ela veio… arrisquei tudo, consegui finalizar e agora é manter o foco para as próximas baterias e seja o que Deus quiser”, declarou Thiago Silva-PE logo após sair da bateria na qual cravou a maior nota e somatório do sábado.

Thiago Silva também conquista 9.00.

Nenhum cearense conseguiu colecionar duas vitórias nas fases que rolaram no sábado, até porque, das oito baterias da Fase 2, sete foram vencidas por visitantes. Mas, nem por isso a performance dos cearenses foi ofuscada. A prova disso foram as grandes atuações de atletas como a do eterno ídolo do surfe alencarino, Heitor Alves, que apesar de estar fora da elite do surfe mundial desde 2014, continua competindo em busca da sonhada reclassificação para o Dream Tour apresentando um surfe de altíssimo nível.

Quem também mostrou que está bem vivo na competição foi Jhone Fran. Atual quarto colocado no ranking, o local de Paracuru continua na disputa pelo título e qualquer tropeço dos líderes pode representar a grande chance para a realização do sonho de levar o troféu de Campeão Cearense de Surfe Profissional para o Paracuru de Silvana Lima. E com a ausência do 3º colocado no ranking, Messias Félix, ele só tem dois rivais “correndo” à sua frente, o líder Israel Júnior-RN e o cearense atual Campeão Brasileiro Pro, Artur Silva.

Falando em Artur, o cearense que já venceu na Taíba e está treinando no local da competição desde a semana passada, está determinado a conquistar o título do Circuito Cearense e sair do evento embalado por uma grande vitória para chegar forte na etapa do Brasileiro Pro, que rola a partir de 25 de novembro na mesma Praia da Taibinha.

Estrutura do Maresia Pro Taíba.

Domingo imperdível com reforços estreando

Mas, se os visitantes saíram vitoriosos na estreia da categoria Pro, repetir esse feito não será tarefa das mais fáceis. Até porque, atletas de renome estão escalados para estrear no domingo decisivo, quando conheceremos o nome do grande Campeão Cearense Profissional 2020.

Charlie Brown, Dunga Neto, Itim Silva e Michel Roque são apenas alguns dos nomes que por serem pré-classificados, só entrarão em ação na Fase 3 da competição. E o que se espera é que, quando essa tropa de elite entrar na água, a vida dos visitantes fique bem mais difícil. Mas, se o time cearense terá reforços de peso, os visitantes também terão, com a estreia de nomes como Alan Jhones-RN, atual Campeão Cearense Pro, Amando Tenório-AL e do capixaba Krystian Kymmerson.

Após o show dos profissionais, entrou em cena a novíssima geração do surfe cearense com os atletas da Sub 8. Destaque para o surfista local, Iago Bellotti, que cravou o maior somatório da categoria e o potiguar Matheus Jhones, filho de Alan Jhones, que também venceu sua bateria sem maiores dificuldades.

Na Sub 12 destaque para Bernardo Brizola-RN e John John Alves-Ce, que venceram as únicas duas baterias desta categoria que entraram na água no sábado. Entre os Masters que também estrearam no segundo dia da competição, os destaques ficaram por conta de Rocha Filho-CE e Amauri Oliveira, do Maranhão, que venceram suas baterias com os maiores somatórios da categoria.

Premiação

A premiação do Maresia Pro Taíba será composta de R$ 10.000 (dez mil reais) em dinheiro, que serão distribuídos entre os Profissionais de acordo com suas respectivas colocações. Para os Amadores a premiação será composta por 12 Blocos Teccel + 56 Kits Maresia + 56 Troféus.

Ao vivo

Clique aqui para acompanhar a etapa ao vivo.