Oi Pro Junior Series

Mateus comanda as ações

Mateus Herdy supera condições adversas e arranca a maior nota do Oi Pro Junior Series na Barra da Tijuca (RJ).

0
Mateus Herdy chega à quarta fase do Oi Pro Junior Series no Rio de Janeiro.

O catarinense Mateus Herdy foi novamente o destaque do Oi Pro Junior Series, que teve o segundo dia realizado neste sábado (12) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui para ver as fotos

Sol, praia cheia e ondas pouco maiores de meio metro foram o cenário do evento válido como primeira etapa do circuito sul-americano sub-18 da WSL.

Pela terceira fase da categoria masculina, Mateus espancou uma esquerda de backside para vencer uma bateria de alto nível contra Daniel Templar (2º), Eduardo Motta (3º) e Lucas Vicente (4º).

O atual campeão mundial da categoria superou o forte vento leste e as condições adversas na Barra para cravar a maior nota do evento, 8.50. Com mais 4.75 no somatório, ele garantiu vaga na quarta fase.

“Com o mar fechando assim eu até prefiro que o vento aperte, pois a onda quebra um pouco antes e você consegue mandar uma ou duas manobras a mais”, revela o sobrinho do ex-Top da elite mundial Guilherme Herdy.

Peruana Sol Aguirre solta as pancadas na Barra da Tijuca.

“Meu plano desde o início desta bateria era fazer com que todo mundo pegasse uma onda logo e eu ficasse com a prioridade para esperar a boa, que sabia que estava entrando. Sentei, esperei e ela veio. Depois só fiz mais uma onda de troca para garantir o resultado”, finaliza o brasileiro.

Entre as meninas, as semifinais já foram definidas e a peruana Sol Aguirre foi a dona da melhor atuação. Atual bicampeã sul-americana Pro Junior, ela atacou as esquerdas com precisão para somar 6.50 e 5.50 e vencer a primeira bateria da segunda fase, que também classificou a carioca Julia Camargo.

“Não estou tão acostumada com beach breaks, mas é melhor me adaptar, pois o circuito Pro Junior e vários QS costumam ser disputados nestas condições. Consegui achar aquelas duas ondas e agora vou em busca de mais um título”, afirma Aguirre, que terminou o último Mundial Pro Junior na quinta posição.

Na mesma bateria, a prata da casa Julia Camargo levantou a torcida nos instantes finais ao arrancar 7.50 e pular da última para a segunda posição, eliminando a argentina Flavia Cianciarulo (3º) e a paulista Isabela Saldanha (4º).

Visual de uma manhã ensolarada na Barra da Tijuca.

“O mar está difícil, baixou em relação a ontem, mas continua complicado. Quando veio aquela esquerda eu nem acreditei, dei a primeira manobra e sabia que tinha que ficar em pé na junção. Foi o que aconteceu e estou muito feliz”, afirma Julia, que volta a enfrentar Sol Aguirre na semifinal.

Na outra disputa, a catarinense Tainá Hinckel e a peruana Daniela Rosas avançaram em uma bateria de poucas ondas, que decretou a eliminação das brasileiras Pâmella Mel (3º) e Kemily Sampaio (4º).

Com duas notas 4.25, Tainá venceu a disputa e terá pela frente um duelo particular com Daniela Rosas na semifinal.

No Oi Longboard Pro, válido pela primeira etapa do circuito sul-americano da WSL, as semifinais femininas também foram decididas neste sábado na Barra da Tijuca. Os homens ainda competem pelo round 3.

Uma nova chamada acontece neste domingo (12), às 7 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.

Oi Pro Junior Series 2019

Pro Junior masculino

Quarta fase

1 Mateus Herdy (BRA), Daniel Templar (BRA), Cauã Costa (BRA) e Luan Hanada (BRA)
2 Raul Dañino (PER), Fernando Junior (BRA), Daniel Adisaka (BRA) e Diego Aguiar (BRA)

Pro Junior feminino

Semifinal

1 Tainá Hinckel (BRA) x Daniela Rosas (PER)
2 Sol Aguirre (PER) x Julia Camargo (BRA)