CBSurf Pro Tour 2020

Summer faz a festa

Abertura do CBSurf Pro Tour em Ubatuba (SP) tem vitória de Summer Macedo; surfista que mora no Havaí, e tem dupla cidadania, venceu pela primeira vez no Brasil.

0
Summer Macedo vira na última onda e garante a vitória.

A disputa pelo título brasileiro profissional tem uma nova e forte candidata. Bianca Summer Macedo saiu na frente no CBSurf Pro Tour 2020, nesta terça-feira (27), na Praia Grande, Ubatuba (SP). A atleta, que mora no Havaí e tem dupla cidadania, foi destaque desde a primeira bateria e garantiu a vitória com direito a virada na última onda.

A surfista de 20 anos, que defendeu o estado do Rio de Janeiro, superou na grande final a cearense radicada no Rio de Janeiro, Yanca Costa, de 21 anos, que ficou em segundo; a experiente Suelen Naraísa, com 36 anos e competindo em casa, na terceira posição; e a revelação Sophia Medina, irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina e que tem só 15 anos, em sua primeira final como profissional.

Com boas ondas, de até 1 metro e sol, a competição teve um alto nível técnico e contou com a participação da surfista olímpica Silvana Lima, que foi derrotada nas quartas de final. Pela vitória, a campeã faturou R$ 12 mil, de um total de R$ 40 mil de premiação, a mesma oferecida para a categoria masculina, que já começou nesta terça-feira.

Yanca Costa fica com o vice-campeonato.

A etapa conta com 144 surfistas de 12 estados e na quarta e quinta-feira será a vez da categoria masculina, com transmissão ao vivo pelo site da Federação Paulista de Surf. Fora do mar, os atletas devem seguir os protocolos de segurança divulgados antes do ato de inscrição, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social nas áreas próximas ao palanque, sob pena de desclassificação, em caso de não cumprimento das medidas definidas.

As quatro finalistas da feminina comemoraram os resultados: Summer, que já chegou a ser a 23ª melhor do Mundo no Qualifying Series (QS) por sua primeira conquista no Brasil; Yanca, por cumprir o objetivo de fazer final para se manter na disputa pelo título; Suelen, por voltar a atuar em alta performance e fazer final na sua cidade, e Sophia, mesmo cansada, por se consolidar entre os principais nomes do País.

“Foi fantástico”, comemora Summer, filha do artista brasileiro Ronaldo Macedo, que mora desde 1989 na ilha de Maui. “Venho treinando bastante e agora quero buscar esse título brasileiro, que será bem importante, porque aqui tem muita atleta boa. Estou bem feliz”, completa a surfista, namorada do campeão sul-americano da WSL, João Chianca, o Chumbinho, que surfou logo após a sua final, abrindo as disputas masculinas no evento, e garantiu classificação ao round 2.

Finalistas da primeira etapa do CBSurf Pro Tour 2020: Sophia Medina, Summer Macedo, Suelen Naraisa e Yanca Costa.

Apesar de levar a virada na última onda, Yanca não ficou desapontada. “Meu objetivo era chegar na final para poder disputar o título do Circuito. Queria ganhar, mas a Summer surfa muito, tem bem mais experiência que a gente, porque viaja. Estava super encaixada na vala, mas estou feliz de ter ficado em segundo. Ela merece muito”, comenta Yanca.

Suelen também ficou feliz com a performance no mar, sobretudo por enfrentar atletas com até menos da metade de sua idade. “Fazia um tempo que eu não competia, um tempo maior que eu não ia para uma final, mas esse ano de pandemia foi muito bom de treino. Vim para me divertir, em casa, com a família toda aqui. Estava precisando dessa motivação e fiquei feliz com a terceira colocação e com esse evento maravilhoso que está acontecendo e as coisas voltando a funcionar”, afirma.

Ainda sentindo o cansaço da viagem para as Maldivas e também o fuso horário, Sophia gostou do desempenho. Nas quartas de final, por exemplo, avançou com Taís de Almeida, superando a atleta olímpica Silvana Lima. “Na final eu senti o cansaço, mas foi muito bom competir aqui, para ganhar mais experiência”, diz a surfista, que é a atual líder do CBSurf Júnior Tour, na categoria Sub 16, onde tenta o bicampeonato nacional e também tem chances de fazer dobradinha na Sub 18.

CBSurf Pro Tour 2020

Resultado

Feminino

1 Bianca Summer Macedo (RJ) – 1.000 pontos
2 Yanca Costa (RJ) – 860 pontos
3 Suelen Naraísa (SP) – 730 pontos
4 Sophia Medina (SP) – 670 pontos
5 Taís de Almeida (RJ) – 610 pontos
5 Larissa dos Santos (CE) – 610 pontos
7 Júlia Duarte (RJ) – 555 pontos
7 Laura Raupp (SC) – 555 pontos
9 Júlia Santos (SP) – 500 pontos
9 Kayane Reis (RJ) – 500 pontos
9 Monik Santos (PE) – 500 pontos
9 Silvana Lima (CE) – 500 pontos
13 Suzã Leal (SC) – 450 pontos
13 Kemily Sampaio (SP) – 450 pontos
13 Jessica Bianca (PR) – 450 pontos
13 Gabriela Teixeira (RJ) – 450 pontos