CBSurf Pro Tour 2020

Nayson é o campeão

Nayson Costa vence na Taíba (CE) e leva o Pará pela primeira vez ao topo do pódio do CBSurf Pro Tour.

0
Nayson Costa chegou ao Ceará sem equipamento e precisou competir com uma prancha emprestada.

O paraense Nayson Costa foi o grande campeão da categoria masculina da segunda etapa do CBSurf Pro Tour, encerrada na última sexta-feira (27), na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).

Nayson garantiu a vitória inédita em uma virada eletrizante nos instantes finais da decisão. Pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia ficou com o segundo lugar, com o paulista Weslley Dantas em terceiro e o paraibano Samuel Igo completando o pódio em quarto.

A bateria decisiva, com boas ondas e alto nível técnico, teve a participação das quatro regiões costeiras do Brasil – Norte, Sul, Sudeste e Nordeste. No final, todos vibraram muito com a vitória do carismático paraense, que levou o seu estado e a região Norte pela primeira vez ao topo do pódio de uma etapa do CBSurf Pro Tour.

“Essa vitória vai para o Pará e para todos que sempre acreditaram em mim e continuam acreditando. O foco continua o mesmo. Obrigado a Deus e a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Esse é o dia mais feliz da minha vida”, declara o campeão.

No ranking, o paulista Marcos Corrêa, vencedor da etapa inicial em Ubatuba, manteve a liderança do circuito. O potiguar Israel Júnior assumiu o segundo lugar.

Atleta emocionado com a vitória inédita nas ondas da Taíba.

Um dia para ficar na história

O terceiro e último dia do Maresia apresenta CBSurf Pro Tour contou com todos os ingredientes necessários para se construir uma grande história. Neste caso, mais especificamente, uma grande vitória.

Nas oitavas de final, Nayson Costa precisou mostrar poder de reação para avançar em uma bateria na qual o pernambucano Alan Donato liderou boa parte do tempo. Com calma e paciência, o paraense soube escolher bem as ondas e avançou em segundo, atrás apenas de Weslley Dantas.

Nas quartas, Nayson teve que superar o cearense Artur Silva, atual campeão brasileiro e que vinha embalado pela vitória na fase anterior. Ele avançou novamente na segunda colocação, com o paraibano Elivelton Santos em primeiro e com o maior somatório de toda competição: 17.00 pontos de 20 possíveis.

Nas semifinais, o funil já estava bem estreito e as baterias mais pareciam finais. Na primeira, o pernambucano Ian Gouveia avançou ao lado de Weslley Dantas. Na segunda, Nayson mostrou todo o potencial para vencer a bateria com um dos maiores somatórios do evento, 15.00 pontos, avançando ao lado de Samuel Igo.

Pódio do Maresia apresenta CBSurf Pro Tour 2020.

Na final, como era de se esperar, os favoritos ao título Ian Gouveia e Weslley Dantas travaram um duelo particular, com direito a disputa de prioridade e tudo mais. Ian dominou praticamente toda bateria e o paraibano Samuel Igo chegou a ameaçar a liderança. Enquanto isso, Nayson precisava uma combinação de notas para vencer.

Parecia que o paraense já havia desistido da disputa, quando, nos instantes finais da bateria, os deuses do surfe decidiram dar mais uma chance àquele que havia enfrentado enormes dificuldades para chegar até ali, incluindo até mesmo a falta de equipamento (Nayson chegou ao Ceará sem equipamento algum e surfou o evento inteiro com uma prancha emprestada). Era tudo o que ele precisava para mostrar ao País do surfe todo o seu talento e ousadia.

E enquanto Ian e Weslley duelavam pela liderança no canto esquerdo do palanque, Nayson remou sozinho, no mesmo local onde ele pegou as suas melhores ondas durante todo o evento, para mandar um aéreo muito bem executado e cravar a maior nota da bateria, 8.00, escrevendo assim seu nome na história do surfe brasileiro como o primeiro paraense a vencer uma etapa do Circuito Brasileiro Profissional.

Com o resultado, Nayson pulou da 89ª colocação direto para a quinta posição do ranking, se credenciando como mais um candidato ao título de campeão do circuito organizado pela Confederação Brasileira de Surfe. Lembrando que as mulheres definiram suas campeãs no dia anterior, com a cearense Ariane Gomes vencendo a etapa.

Agora todos os olhares se voltam para a Bahia, estado que receberá a terceira e última etapa do CBSurf Pro Tour 2020, entre os dias 18 e 20 de dezembro. No evento serão definidos os campeões brasileiros profissionais nas categorias Masculino e Feminino.

Maresia apresenta CBSurf Pro Tour 2020

Resultados

Masculino

1 Nayson Costa (PA)
2 Ian Gouveia (SC)
3 Weslley Dantas (SP)
4 Samuel Igo (PB)

Líder do ranking Marcos Corrêa (SP)

Feminino

1 Ariane Gomes (CE)
2 Tainá Hinckel (SC)
3 Yanca Costa (CE)
4 Júlia Duarte (RJ)

Líder do ranking Yanca Costa (CE)