French Rendez-Vous

Allez, Italo

Italo Ferreira alcança o topo do French Rendez-Vous of Surfing e obtém segunda vitória em eventos da WSL em menos de uma semana.

0
Italo Ferreira domina competição especial da WSL na França.

Na volta das competições da WSL à Europa, o brasileiro Italo Ferreira roubou a cena e venceu o French Rendez-Vous of Surfing, realizado nesta quarta-feira (23) em Anglet, sudoeste da França.

O atual campeão mundial superou as condições irregulares do beach break francês para conquistar a segunda vitória em eventos especiais da World Surf League em menos de uma semana.

Na grande final, em ondas de 1 metro e balançadas pelo vento, Italo apostou nos aéreos para superar o francês naturalizado espanhol Andy Crière pelo placar de 15.57 a 11.47.

O triunfo confirma a grande fase do atleta de Baía Formosa, que na última sexta (18) subiu ao topo do pódio no Onda do Bem, torneio da WSL realizado em Itamambuca, Ubatuba (SP).

“Foi um grande aquecimento, parabéns a todos os atletas”, diz Italo. “Semana passada venci no Brasil, mas foi um evento mais descontraído. Isso aqui pareceu mais com um campeonato de verdade”, afirma.

Top brasileiro vence segundo evento da WSL em menos de uma semana.

No caminho até a decisão em Anglet, Italo precisou passar pela repescagem depois de terminar em segundo na bateria de estreia, vencida pelo atleta da nova geração Kauli Vaast.

Após o susto inicial, o Top potiguar não perdeu mais: aplicou duas viradas, contra o português Frederico Morais e o próprio Kauli Vaast, até dominar completamente a semifinal contra o italiano Leonardo Fioravanti.

Na decisão, Italo também não deu brecha ao experiente Andy Crière. Ainda na primeira metade da bateria, o brasileiro encontrou uma direita e anotou 8.57 em um full rotation de backside, complicando a vida do adversário.

Na sequência, Ferreira ampliou a vantagem com nota 7.00 em um voo parecido para a esquerda, o que deixou Crière precisando de 10 para virar o placar. A partir daí, o francês começou a arriscar, mas nada suficiente para arrancar a vitória das mãos do potiguar.

Johanne Defay leva a melhor no Feminino.

No feminino, a vitória ficou com a francesa Johanne Defay, que virou o placar na última onda da final contra a taitiana naturalizada Vahine Fierro. O Brasil não teve representantes na disputa.

O French Rendez-Vous of Surfing foi válido pela primeira etapa da Euro Cup of Surfing, série de eventos especiais que vão acontecer na França e Portugal.

A partir de segunda-feira (28), Italo desembarca em Portugal para a disputa da MEO Portugal Cup, que tem janela até o dia 2 de outubro. Jadson André é outro brasileiro escalado na prova.

Vale lembrar que os eventos não valem pontos para o circuito mundial e servem para dar ritmo de competição aos atletas, já que o Championship Tour e o Qualifying Series foram cancelados neste ano por conta da pandemia de Covid-19.

Replay:

French Rendez-Vous of Surfing

Resultados

Masculino

1 Italo Ferreira (BRA)
2 Andy Crière (ESP)
3 Michel Bourez (FRA)
3 Leonardo Fioravanti (ITA)
5 Kanoa Igarashi (JPO)
5 Kauli Vaast (FRA)
5 Gatien Delahaye (FRA)
5 Vasco Ribeiro (POR)

Feminino

1 Johanne Defay (FRA)
2 Vahine Fierro (FRA)
3 Pauline Ado (FRA)
3 Maud Le Car (FRA)
5 Rachel Presti (ALE)
5 Teresa Bonvalot (POR)
5 Cannelle Bulard (FRA)
5 Anat Lelior (ISR)