Tóquio 2020

Jordy fora das Olimpíadas

Sul-africano Jordy Smith está oficialmente fora da Olimpíadas de Tóquio, após cirugia no joelho. Italiano Leonardo Fioravanti herda vaga.

0
Jordy Smith sofreu grave lesão durante treinamento.

Desde que Jordy Smith abandonou o Surf Ranch Pro por conta de uma cirurgia no joelho,  as suas condições de participar da Olimpíadas de Tóquio 2020 foram colocadas em cheque. Nesta sexta-feira (2), as suspeitas mais pessimistas se confirmaram: o sul-africano está fora dos Jogos no final de julho.

Smith passou por uma cirurgia no joelho no início de junho. Sua recuperação aparentemente não saiu como planejado. O atleta ainda não deu detalhes específicos sobre o que a cirurgia envolveu.

“Jordy foi considerado um candidato a ganhar uma medalha em Tóquio, mas informou que estava sendo forçado a desistir, tendo sofrido uma grave lesão no joelho durante um treinamento há cinco semanas”, informa o comunicado no site do Time África do Sul.

Em seu Instagram, Jordy declarou que participar dos Jogos era um sonho de sua infância, e lamentou o episódio.

“Desde que me lembro, adoro assistir às Olimpíadas. Quando o surfe entrou nos jogos, a qualificação foi um sonho que se tornou realidade. Portanto, é com o coração pesado que hoje me retirei dos Jogos Olímpicos de Tóquio”, publica. “Eu planejo surfar no nível mais alto por muitos anos e, infelizmente, esperar para fazer a cirurgia até depois dos Jogos iria comprometer ainda mais qualquer chance de 100% de recuperação e potencialmente causar mais danos”.

Smith declarou à mídia em junho que decidiu fazer a cirurgia no joelho para recuperar sua mobilidade e diminuir seu tempo sem competir, enquanto tentava conquistar seu primeiro título mundial.

“Minha mobilidade e tudo mais estava bem. Poderíamos fazer a cirurgia depois das Olimpíadas, mas isso exigiria uma reconstrução completa do joelho ”, disse ele. “Naquele ponto, teria sido de oito meses a um ano e meio depois disso, em oposição a um mês e meio a dois meses, talvez três meses no máximo – isso uma pessoa normal. Então optei pela cirurgia. Eu tenho mais 10 anos de minha carreira de surfe profissional e toda a minha vida que eu quero continuar surfando. Eu queria manter meu joelho em seu estado mais original”.

A vaga de Smith será preenchida pelo próximo surfista com melhor classificação. Bianca Buitendag será a única surfista sul-africana nos Jogos. Confira aqui como funcionam as regras de substituição de um atleta qualificado para as Olimpíadas e a lista completa de suplentes.

Veja aqui os resultados do painel criado para revisar a elegibilidade olímpica, composto por atletas que inicialmente não atenderam aos requisitos mínimos de participação estabelecidos. Jordy Smith estava na lista e foi aprovado pela ISA.

Leonardo Fioravanti herda vaga

Leonardo Fioravanti está confirmado nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Ele era o primeiro substituto para a vaga de Jordy Smith e carregará a bandeira italiana na competição olímpica de surfe.

O italiano comemorou a conquista da vaga nas redes sociais. “Tenho a honra de dizer que estarei competindo nas Olimpíadas de Tóquio! Um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Quando eles confirmaram o surfe nas Olimpíadas, eu sabia que tinha uma nação inteira atrás de mim acreditando em mim para levá-los lá”, celebra Fioravanti.

“Duas semanas atrás, eu não consegui a classificação e foi muito difícil aceitar isso. Mas sendo o primeiro substituto, eu sabia que ainda tinha uma pequena chance. Lamento muito pelo Jordy, você nunca deseja que ninguém se machuque. Você estará de volta em breve meu mano”.