Teahupoo

Comunidade contra nova torre

Comunidade Ekō faz abaixo-assinado contra construção da nova torre de juízes dos Jogos Olímpicos Paris 2024 em Teahupoo, Taiti.

0
Torre de madeira no pico de Teahupoo, Taiti.

A construção de uma nova torre de juízes para a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 gerou diversos protestos por parte de surfistas, ativistas ambientais e população local de Teahupoo, Taiti. E mesmo assim o Comitê Olímpico Internacional optou pela construção.

Mesmo com o avanço das obras, a comunidade Ekō fez um abaixo-assinado para que a construção da torre seja interrompida.

A Ekō diz que as autoridades francesas estão destruindo os recifes de coral no Taiti e que isso tudo foi gerado por conta de “uma nova torre de juízes sofisticada e com ar-condicionado para a competição de surfe dos Jogos Olímpicos Paris 2024”.

Falam ainda que a Ministra dos Esportes francesa, Amélie Oudéa-Castéra, e o Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, Tony Estanguet, se recusam a sair do planejado.

A comunidade é formada por milhões de pessoas e considera que pode mostrar à organização dos Jogos que o mundo inteiro é contra a construção. Há décadas é utilizado uma torre de madeira para julgar as competições, onde sempre se aproveitou a mesma estrutura.

A nova torre será equipada com banheiros, ar-condicionado e todo luxo para o conforto da organização. Ainda de acordo com a Ekō, essa é uma sentença de morte para os corais e o ambiente marinho.

Fonte Ekō

Leia mais

Jeremy Flores na linha de frente

Teste danifica coral

Oposição altera projeto de palanque

Protestos avançam no Taiti

Protesto em Teahupoo

Adotada solução sustentável

Palanque opõe ISA e governo

Avança construção de torre