Olimpíadas 2024

Teahupoo aprovado

Comitê Olímpico Internacional (COI) aprova Teahupoo como palco das disputas de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

0
Teahupoo é confirmado como palco dos Jogos Olímpicos de 2024.

O Taiti foi aprovado como o palco de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Conselho aprovou ainda a Place de la Concorde como sede dos eventos esportivos urbanos nos Jogos Olímpicos.

Em dezembro do ano passado, o Taiti – a maior ilha da Polinésia Francesa – foi selecionado pelo Conselho Executivo de Paris 2024 como o local preferido para as disputas de surfe nas Olimpíadas.

Biarritz, Lacanau, La Torche e Hossegor também haviam apresentado proposta para sediar o surfe nos Jogos.

O Taiti está localizado a 15.700 quilômetros de Paris, o que tornaria a maior distância entre duas competições olímpicas realizadas como parte dos mesmos Jogos na história do evento.

O presidente do COI, Thomas Bach, parecia duvidar da possibilidade do surfe no Taiti, no ano passado, quando afirmou que a organização preferia um local “mais próximo do centro dos Jogos”.

No entanto, a aprovação foi concedida pelo Conselho Executivo do COI em reunião nesta terça-feira.

A decisão confirma efetivamente que a competição será realizada nas ondas de Teahupoo, conhecida mundialmente por seus tubos poderosos.

O surfe foi um dos quatro esportes adicionais escolhidos por Paris 2024 para os Jogos, além de breaking, skate e escalada esportiva.

Os quatro esportes estão incluídos provisoriamente no programa até os Jogos de 2024, com confirmação total prevista para dezembro de 2020.

Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, afirmou no mês passado que o Taiti oferecia a melhor garantia de ondas espetaculares para a competição durante o período dos Jogos.

Casas modulares temporárias formariam a vila dos atletas para os surfistas que vão competir no Taiti.

Os organizadores de Paris 2024 revelaram que elas seriam desmontadas depois da competição e reconstruídas no Taiti e nas ilhas como habitação social.

Eles falaram também sobre a perspectiva econômica, social e ambiental. A organização trabalhará em estreita colaboração com as partes interessadas e as autoridades polinésias nos próximos quatro anos para promover o know-how e os produtos da comunidade local.

Todos os 48 surfistas que disputariam a primeira semana dos Jogos teriam a oportunidade de passar a segunda semana dos Jogos na Vila Olímpica de Paris. Eles também participariam da cerimônia de encerramento.

“Estamos muito satisfeitos que o Conselho Executivo do COI tenha aprovado Teahupoo, no Taiti, para a organização de competições de surfe e a Place de la Concorde para os eventos esportivos urbanos”, disse Estanguet.

“Isso marca outra etapa com a nossa ambição de oferecer Jogos espetaculares e sustentáveis ​​que oferecerão uma experiência única para os atletas”, continua.

“A organização dos eventos de surfe em Teahupoo também é uma oportunidade de dar vida a um novo modelo de exibir os jogos que está alinhado com a nova norma do COI, onde o evento se adapta ao local, integrando uma forte ambição ambiental”.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer mais uma vez ao Conselho Executivo do COI e seu presidente, Thomas Bach. Nosso relacionamento construído em torno da confiança nos permite introduzir fortes inovações, conforme ilustrado por essas opções”, conclui Estanguet.

A Place de la Concorde, a praça no coração de Paris, que liga os Campos Elísios aos Jardins das Tulherias, sediará esportes urbanos nos Jogos.

A organização de Paris 2024 diz que a praça se tornará uma arena espetacular no centro da cidade para os Jogos, mostrando a herança de Paris e oferecendo imagens excepcionais para espectadores e espectadores.

Os esportes sediados no local ainda não foram confirmados, com Paris 2024 afirmando que está trabalhando com as federações internacionais envolvidas, o COI e os Serviços Olímpicos de Radiodifusão para examinar as várias opções relacionadas à Place de la Concorde.

“Esse processo de revisão é orientado pela ambição de oferecer condições ideais para os concorrentes”, afirmam os organizadores de Paris 2024.

O local contará com um “programa inovador” que combina esportes urbanos e celebrações culturais, como shows, shows e apresentações esportivas.

Fonte: Insidethegames.biz