Surfe no Jogos

Audiência em alta

Comitê Olímpico Internacional diz que modalidades como surfe e skate impulsionaram audiência das Olimpíadas.

0
Surfe estrou nos Jogos em Tsurigasaki Beach, Chiba, Japão.

Novas modalidades como surfe e skate, que fizeram sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio, impulsionaram a audiência dos Jogos, principalmente no Brasil, diz o Comitê Olímpico Internacional (COI), minimizando qualquer impacto da falta de espectadores.

As projeções positivas apresentadas pela entidade esportiva contrastam com os dados iniciais de classificação de audiência, que indicam que os Jogos de Tóquio são atualmente os Jogos Olímpicos menos assistidos na história recente na Europa e nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o mercado mais importante para os Jogos Olímpicos onde a NBCUniversal está exibindo os eventos, a cerimônia de abertura atraiu 16,9 milhões de telespectadores norte-americanos, o menor público do evento nos últimos 33 anos.

Timo Lumme, diretor-gerente de televisão e serviços de marketing do COI, disse que a audiência está vindo aos “milhões” nos Estados Unidos para assistir aos Jogos, com uma média de horário nobre para os programas olímpicos, com cerca de 17 milhões de telespectadores norte-americanos cada noite.

Lumme disse esperar que um pouco mais de pessoas tenham assistido à cerimônia de abertura de Tóquio em comparação à do Rio em 2016, com expectativa de que a audiência mundial da TV suba para aproximadamente 600 milhões.

Na China, um grande número de telespectadores sintonizou para ver os 100m rasos masculino e as finais do tênis de mesa individual, enquanto o surfe e o skate foram cinco dos dez programas olímpicos mais vistos no Brasil durante a primeira semana de Jogos.

No Japão, onde mais da metade do público se opôs à realização da Olimpíada, a audiência permaneceu robusta, com 113,5 milhões de japoneses assistindo a alguma cobertura dos Jogos em 1º de agosto.

Apesar do impulso das novas modalidades, a audiência também caiu em toda a Europa.

A emissora pública britânica BBC disse que teve um pico de audiência ao vivo de 2,3 milhões e 944 mil transmissões online para a cerimônia de abertura, um declínio de 39,4% em relação ao pico da audiência na cerimônia de abertura no Rio, e de 61% em comparação com a estreia de Pequim em 2008.

Em resposta às perguntas dos repórteres sobre as consequências de não ter público nas arquibancadas devido às restrições da Covid-19, Lumme disse que isso “não teve efeito” na audiência ou no engajamento.

Embora as comparações com as Olimpíadas anteriores sejam imperfeitas devido aos diferentes fusos horários, o presidente-executivo da NBCUniversal disse que a audiência em patamares baixos a nível recorde se deve ao atraso de um ano dos Jogos e também à falta de público nos locais de competição.

Fonte UOL