Surf e Streetwear

Boom olímpico aumenta vendas

Medalhas olímpicas para o Brasil alavancam vendas dos segmentos surfe e streetwear no comércio de Jundiaí, interior de São Paulo.

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Medalhas obtidas pelos chamados “esportes radicais” alavancam vendas de produtos ligados ao surfe e skate no interior de São Paulo.

Com preços variando de R$ 150 a R$ 800, a moda surf e streetwear já ganhou as ruas de Jundiaí (SP) e caiu no gosto de jovens e crianças. As Olimpíadas são como um termômetro para a moda e os comerciantes esperam conseguir faturar neste período.

De rodas de skate a peças de roupas, a procura pelas lojas de itens de skate no centro aumentou e, mesmo sem mensurar o aumento nas vendas, comerciantes comemoram a boa fase.

O lojista e funcionário de uma loja de streetwear no Centro, Cerras Barreto, diz que já percebeu o aumento na procura por artigos relacionados ao skate e até pela manutenção do equipamento.

“Nesta semana a procura por roupas, tênis, peças e até pelo próprio skate cresceram e eu já fiz vendas significativas. Nossa expectativa é que aumente ainda mais até o final da Olimpíada”, afirma Cerras Barreto.

O lojista afirma que a faixa etária de maior procura nos últimos dias foi a de crianças de oito a 15 anos. “Muitos pais vieram até a loja com os filhos pequenos trazendo skates gastos ou quebrados, para fazer a manutenção e troca das peças”.

O kit inicial para crianças, que inclui o skate, além dos apetrechos de proteção, como capacete, tornozeleira, cotoveleira e joelheira custa, em média, R$ 440.

Marginalizado durante muito tempo, o skate ganha mais visibilidade ao longo dos anos e o sucesso dos skatistas brasileiros tem reforçado este momento.

A lojista Letícia Carolina Gertrudes diz que, em sua loja, as vendas também começaram a aumentar e um dos fatores mais gratificantes para ela foi observar que cada vez mais meninas se aventurando no skate.

“Nossas vendas já vêm em uma crescente há alguns meses, mas o que marcou para mim foi perceber o ‘boom’ de vendas para meninas, seja de peças de roupas ou até mesmo o primeiro skate delas”, afirma Letícia Gertrudes.

Para a funcionária, houve também a mudança da faixa etária em relação a procura dos produtos. “Recentemente os produtos da loja vem agradando o público infantil, principalmente os tênis e camisetas relacionados a moda streetwear”, afirma.

Ela afirma que o carro-chefe da loja são os calçados e que o estoque de vestuário sempre está se renovando com as peças mais modernas do mercado e, nas últimas semanas, intensificaram a divulgação nas redes sociais para atingir o maior número de pessoas.

“Divulgamos nossos produtos nas redes sociais para ter contato direto com os jovens, que são os maiores frequentadores da nossa loja”, diz.

Pranchas na OLX – Depois que o brasileiro Ítalo Ferreira conquistou a primeira medalha de ouro do surfe, nos Jogos Olímpicos em Tóquio, as vendas de pranchas de surf tiveram um aumento de 41%, enquanto as buscas pelo mesmo item cresceram 26%, segundo levantamento realizado pela OLX, uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil.

“Na estreia nas Olimpíadas, o surfe, modalidade bastante popular no litoral brasileiro, mostrou sua força com a primeira medalha de ouro do País na edição deste ano. A vitória incentivou novos participantes da modalidade e os reflexos foram percebidos rapidamente na OLX, com crescimento expressivo nas vendas”, disse Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.

A análise da plataforma comparou as vendas nos dias 26 e 27 de julho, logo após o Brasil ganhar o primeiro ouro olímpico desta edição dos jogos, com os mesmos dias do mês anterior.

As informações são do Focus.jor, portal que fornece um serviço de análises áreas de política, economia, direito e cultura.

Fonte Jornal de Jundiaí