Olimpiadas

Canadá recusa Erin Brooks

Governo canadense recusa oficialmente pedido de cidadania da surfista Erin Brooks.

0
Erin Brooks não defenderá a bandeira do Canadá nos jogos de Paris 2024.Divulgação.
Erin Brooks não defenderá a bandeira do Canadá nos jogos de Paris 2024.

 

O governo canadense oficialmente rejeitou a solicitação de cidadania canadense de Erin Brooks. Apesar de parecer ser o fim de sua aspiração olímpica pelo Canadá, seu pai promete continuar lutando para alterar sua nacionalidade e garantir um lugar na equipe olímpica, conforme relatado pela CBC ( Radio-Canada).

 

Mesmo nascida no Texas e criada no Havaí, o pai de Brooks possuía a nacionalidade, embora tenha nascido nos Estados Unidos. Brooks competia sob a bandeira canadense em eventos internacionais há anos, conquistando inclusive uma medalha de prata nos ISA World Surfing Games em El Salvador.

 

Em junho de 2023 foi revelado que Brooks não era oficialmente cidadã canadense, encontrando-se em um limbo enquanto sua solicitação era resolvida. Pouco depois da divulgação da história, a ISA reavaliou o status de Brooks e decidiu suspender imediatamente sua elegibilidade para competir como canadense.

 

Erin Brooks, Indonésia

 

Agora, o governo canadense interveio oficialmente no assunto. Em uma carta explicando sua decisão, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá comunicou a Brooks: “A solicitação é rejeitada com base no fato de que o requerente não é apátrida, não enfrentou dificuldades especiais ou incomuns, e não prestou serviços de valor excepcional ao Canadá que justifiquem uma concessão discricionária de cidadania canadense”.

 

 

Conforme informado pela Surf Canada à CBC, o pai de Erin, Jeff Brooks, pretende apelar da decisão perante o tribunal federal. Para que Erin possa se qualificar, ela teria que se tornar cidadã a tempo de competir no Campeonato Mundial da ISA em Porto Rico, em fevereiro.

 

Fonte CBC Radio-Canada

 

Canal Rip Curl