Jogos Olímpicos

Os caminhos para Tóquio

Fique por dentro dos critérios de classificação aos Jogos Olímpicos do Japão em 2020.

0
No surfe, o Brasil poderá levar no máximo quatro representantes (dois homens e duas mulheres).ISA / Dave “Nelly” Nelson
No surfe, o Brasil poderá levar no máximo quatro representantes (dois homens e duas mulheres).

O Championship Tour terá um atrativo a mais nesta temporada. Como já divulgamos anteriormente, graças a um acordo entre ISA e COI, a competição da WSL será a principal porta de entrada para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Ao todo, serão 20 homens e 20 mulheres participando das Olimpíadas e cada país só poderá levar dois representantes por gênero (masculino e feminino).

No CT, os primeiros dez colocados do ranking final de 2019 e as primeiras oito mulheres garantem vaga automaticamente nos Jogos, desde que não existam mais de dois atletas do mesmo país entre esses melhores.

Por exemplo, se Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Adriano de Souza terminarem o ano entre os dez primeiros do ranking, só os dois melhores colocados poderão ir ao Japão, abrindo vagas para atletas de outros países a partir dos critérios de classificação.

Pictograma do Surfe nos Jogos de 2020.

A ordem hierárquica de classificação será pelos eventos abaixo:

1 Championship Tour de 2019: os primeiros 10 homens elegíveis e as primeiras 8 mulheres elegíveis.
2 ISA World Surfing Games de 2020: os primeiros 4 homens elegíveis e as primeiras 6 mulheres elegíveis.
3 ISA World Surfing Games de 2019: 4 homens e 4 mulheres selecionados de acordo com seu continente. Primeiro surfista elegível de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.
4 Jogos Pan-Americanos de 2019: o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível.
5 Copa da Nação Anfitriã: será realizada uma copa no Japão para definir os dois representantes do país-sede (um na categoria Masculino e um no Feminino), a não ser que algum surfista japonês garanta sua classificação por outro evento.

O regulamento completo está disponível aqui.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020. O surfe será realizado em Tsurigasaki Beach, Chiba, pico localizado a 60 quilômetros da capital japonesa.