Ruptura do ligamento

John John confirma lesão

John John Florence confirma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo.

0

A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o bicampeão mundial John John Florence confirmou que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo.

O havaiano sofreu a lesão durante o Margaret River Pro, quarta etapa do Championship Tour 2021 realizada na Austrália. Na ocasião, ele precisou abandonar a prova nas quartas de final. Apesar de demonstrar otimismo nas redes sociais, a sua presença nas Olimpíadas ainda é uma incógnita.

“Tenho pensado muito sobre o que é preciso para me recuperar e voltar mais forte de uma lesão. Tentei simplificar para mim mesmo em algumas coisas: definir metas, me comprometer com elas e gastar tempo para torná-las realidade”, escreveu Florence em seu perfil no Instagram.

“Ter o apoio de uma equipe médica dedicada tem ajudado muito a agilizar todo o processo. Estou me sentindo muito animado com o quão longe avançamos nas últimas duas semanas”, escreveu Florence, que precisou passar por cirurgia no último dia 11 de maio.

A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho em atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o surfe, por exemplo.

O tempo de recuperação pode variar, dependendo do grau da lesão. Em 2019, por causa de uma lesão parecida no joelho direito, o havaiano ficou mais de cinco meses longe da água, perdendo praticamente toda a temporada do Championship Tour.

“Voltando à cirurgia, conseguimos fazer um reparo do LCA, recolocando a extremidade do ligamento no fêmur. Foi uma ótima notícia não precisar de uma reconstrução completa. O reparo tem um tempo de recuperação mais curto e, pelo que estou aprendendo, é um processo de cura mais fácil para o joelho e os músculos ao redor. Olimpíadas de verão daqui a dois meses!”, ressalta Florence.