Rip Curl Grom Search

Motta caça o título

Guarujaense Eduardo Motta disputa o título Mirim na segunda e decisiva etapa do Rip Curl Grom Search, no dias 24 e 25 de fevereiro, na Praia de Geribá, em Búzios (RJ).

Antes da etapa inicial, na Prainha, em São Francisco do Sul (SC), o surfista de Guarujá, Eduardo Motta, já tinha a sua programação para fevereiro: treinar nas poderosas ondas do Havaí. Mas com a vitória na categoria Mirim (sub-16), o atleta de 15 anos decidiu abreviar a temporada no arquipélago para voltar ao Brasil e disputar o título e a vaga para a final internacional do evento.

A segunda e decisiva etapa do Rip Curl Grom Search 2018 está confirmada para os dias 24 e 25 de fevereiro, na Praia de Geribá, em Búzios (RJ), reunindo os melhores surfistas sub-16 do País, divididos nas categorias Grommet (no máximo 12 anos), Iniciante (até 14 anos), Mirim e Feminina (ambas com limite de 16 anos). Nestas duas últimas disputas, os campeões gerais garantem as vagas para a final internacional do evento em 2019, em algum lugar do mundo, com as viagens pagas pela Rip Curl.

Dudu Motta, que já foi campeão Grommet e sempre figura entre os principais nomes, chega à final como líder em sua faixa etária e demonstra segurança em sua preparação. “Aqui no Havaí está sendo muito bom, porque estou surfando umas ondas mais de performances. É um treino muito importante, mas decidi voltar antes para ir para Búzios. Nem iria para essa final, mas depois de ter vencido a primeira etapa falei: tenho de ir porque quero representar o Brasil. Estou bem confiante”, fala Dudu.

No Havaí, ele está surfando ondas importantes. Entre elas, Pipeline e Rocky Point. “Está sendo bacana. Surfei Log Cabins, uma onda bem rápida que treinei aéreos, Haleiwa, mais high performance. Em Pipe, me sinto mais nervoso, mas estou conseguindo controlar a ansiedade”, conta o atleta, animado para buscar a conquista. “Este título é muito importante, porque eu ganho a oportunidade de representar o Brasil numa final mundial”, destaca.

Entre seus principais rivais pelo caneco estarão o catarinense Wallace Vasco, o paranaense Kainan Meira, os também paulistas Caio Costa (que venceu a categoria iniciante) e Diego Aguiar e o cearense Cauã Costa. No ranking, somam as duas etapas e no caso de empate, será declarado campeão o surfista que tiver melhor resultados na etapa final, em Búzios.

As inscrições ainda podem ser feitas e os atletas devem enviar e-mail [email protected], citando nome de competição, estado de residência, categoria que vai competir, além de anexar cópia do documento de identidade com foto e a carta de autorização, preenchida e assinada pelo responsável legal do atleta – fazer o download no link https://goo.gl/dNVaqT.

Os atletas receberão a confirmação via e-mail, validando os dados e informando o prazo para pagamento. A taxa é de R$ 110 por atleta e categoria. Serão aceitos somente pagamentos via transferência eletrônica pela internet ou na boca do caixa, em dinheiro. O depósito deve ser feito para Banco Itaú, agência 0245, cc 09289-5, para Silvio da Silva, CPF 886.205.148-49. Vale lembrar que todos os atletas deverão entregar um quilo de alimento não perecível junto ao beach marshall em sua primeira apresentação na competição.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)