MEO Vissla Pro Ericeira

Ezekiel e Luana são campeões

Etapa portuguesa do Challenger Series termina com festa havaiana. Ezekiel Lau e Luana Silva vencem o MEO Vissla Pro Ericeira. Alejo Muniz e Silvana Lima terminam na quinta posição.

0
Ezekiel Lau vence o MEO Vissla Pro Ericeira e assume a ponta do ranking do Challenger Series.

Os havaianos dominaram as finais do MEO Vissla Pro Ericeira. Ezekiel Lau venceu o australiano Jackson Baker na final, e Luana Silva superou a conterrânea Gabriela Bryan para ficar com o título da etapa portuguesa do Challenger Series. Alejo Muniz e Silvana Lima competiram no último dia da etapa, perderam nas quartas de final e terminaram o evento na quinta posição.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O mar ficou mais fraco em relação aos dias anteriores, mas as direitas ainda passavam de um metro, porém em séries demoradas no pico de Ribeira D’Ilhas. Ezekiel chegou no último dia do evento já classificado para as semifinais, e conquistou 9.17 pontos na sua segunda.

O adversário era Nat Young, que apresentou ataques fortes de backside durante todo o evento. Foi assim que ele foi melhorando a pontuação ao longo da disputa, até assumir a liderança com 6.43 e 8.50 pontos.

Nat Young sofre virada no fim e é eliminado.

Nat usou a prioridade quando restavam quatro minutos para o final e fez toda a direita. O norte-americano recebeu 7.17 pontos pela atuação. Porém Ezekiel surfou no minuto seguinte e foi para o tudo ou nada. O havaiano achou seções críticas, bateu forte, e foi até a última junção, onde executou um layback. Ezekiel vibrou muito com a onda. O havaiano precisava de 6.50, recebeu 8.23 e garantiu vaga na final.

O adversário de Ezekiel na bateria mais importante do evento masculino foi Jackson Baker. O aussie derrotou o conterrâneo Dylan Moffat nas quartas, com um a nota no critério excelente (8.33) e pelo placar de 15.50 a 13.50 pontos.

Jackson Baker é vice-campeão em Portugal.

Os 15 minutos iniciais da segunda bateria da semi tiveram pouca ação. Jackson tinha surfado três ondas, e nas melhores conquistou 7.00 e 4.67 pontos. Imaikalani deVault não tinha surfado ainda, e largou com 6.57 quando restavam 14 minutos para o fim. Porém um minuto depois o caldo engrossou para ele.

Jackson fez fortes manobras e anotou 8.10 pontos. Destaque do evento até o último dia de competição, Imaikalani passou a necessitar de 8.53 para avançar. Mas enquanto o havaiano seguia fora de sintonia com o pico de Ribeira D’Ilhas, o aussie encontrava ondas melhores. Assim Jackson colocou mais 8.83 no somatório e complicou de vez o caminho de Imaikalani, que terminou a prova em terceiro lugar.

Ezekiel Lau ataca a direita de Ribeira D’Ilhas e vence o MEO Vissla Pro Ericeira.

Final – Ezekiel Lau começou acelerado na final, com manobras fortes de borda e verticais. O havaiano marcou 8.00 pontos e depois 8.57 para disparar na liderança. Jackson pegou uma onda 7.27 e esperou longos minutos para surfar a segunda, quando precisava de 9.30. Ele fazia um bom trabalho na direita até cair. A nota 6.00 não mudou o resultado. O havaiano segurou a prioridade nos seis minutos finais e garantiu a vitória.

Ezekiel assumiu a liderança do Challenger Series com o título e na etapa, além dos pontos da 9ª posição no US Open of Surfing. “Eu perdi minha vaga no CT anos atrás e tenho trabalhado bastante para poder voltar. Eu sabia que poderia conseguir um bom resultado nesse evento, então tentei focar ao máximo nisso”, diz Ezekiel Lau.

“Eu treinei muito para poder estar aqui no pódio e estou muito feliz pela vitória. Quero agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui, minha família, minha noiva, todos que me apoiaram nos treinos e meus patrocinadores também. Agora tem a França e o trabalho ainda não foi concluído, porque meu objetivo é ganhar o ranking do Challenger Series. A vitória aqui foi apenas um passo para eu voltar ao CT”, finaliza o havaiano.

Jackson Baker e Ezekiel Lau na festa do pódio.

Feminino – A luta pelo título da categoria feminina foi entre duas havaianas. Gabriela Bryan e Luana Silva duelaram após duras batalhas nas semis. Gabriela superou a francesa Pauline Ado pelo placar de 16.50 a 16.00 pontos. Já Luana eliminou a surfista do País Basco, Ariane Ochoa, por 16.26 a 15.60.

A final foi muito disputada. Luana abriu com 9.80 pontos, enquanto Gabriela anotou 8.83 e 8.30 para ficar na liderança. As séries praticamente pararam de entrar no pico de Ribeira D’Ilhas e Luana só surfou mais três ondas até final, uma nos últimos instantes. Gabriela fez o uso da prioridade quanto restava um minuto, mas ainda deu tempo de Luana surfar. Ela destruiu a onda e virou o resultado com 8.23.

“Eu sabia que essa final com a Gabriela (Ryan) ia ser muito difícil e estou muito feliz pela vitória. Nem consigo falar direito de tanta emoção”, fala Luana Silva. “Eu fiquei bastante tempo esperando por uma onda, aí a bateria estava acabando, mas no finalzinho vi uma série entrando e pensei: é agora ou nunca, preciso ir com tudo. Estou muito feliz com a minha performance nesse evento, de poder mostrar meu surfe aqui e fiquei amarradona com aquela nota 9,80”.

Luana Silva vira nos segundos finais e fatura etapa.

Mesmo com apenas 17 anos de idade, Luana Coelho Silva, que nasceu em Honolulu e é filha de pais brasileiros, já tinha duas vitórias em etapas do WSL Qualifying Series, ambas na Austrália. A primeira foi no Phillip Island Pro em 2019 em Victoria e a outra no também QS 1000, Mothernest Great Lakes Pro, em New South Wales. Já Gabriela Bryan tem três vitórias em lugares de ondas grandes, no Wahine Pipe Pro 2018 em Pipeline e no Papara Pro Open Tahiti, onde foi bicampeã em 2018 e 2019.

Gabriela chorou muito após perder a bateria. Ela conquistou o segundo vice seguido em etapas do Challenger Series, e agora lidera o ranking. “Estou bem feliz com o meu surfe aqui, fiz o melhor possível para vencer, mas entrou aquela última onda para ela e eu não tinha mais o que fazer”, lamenta Gabriela Bryan. “Mesmo assim, estou bem orgulhosa da minha performance e contente com a minha consistência nos eventos, o que é fundamental. Fico feliz pela Luana (Silva) também, me diverti bastante aqui em Portugal e agora espero ganhar lá na França”.

As finalistas da etapa Gabriela Bryan e Luana Silva.

Brasileiros nas finais – O Brasil chegou no último dia do MEO Vissla Pro Ericeira com dois surfistas. Alejo Muniz caiu na última bateria das quartas. A disputa foi uma das várias que teve poucas ondas no dia. Imaikalani deVault aproveitou bem as chances que teve.

O havaiano começou um pouco melhor, com 6.17 pontos. O brasileiro fez a primeira apresentação com 11 minutos de disputa. Assim como Imaikalani, Alejo fez a direita até o inside, porém a do brasileiro foi um pouco menor e ele recebeu 6.00.

Alejo Muniz termina evento em quinto lugar.

Alguns minutos depois Imaikalani pegou uma onda pequena, mas que teve algumas seções críticas que ele atacou. A nota foi 7.33 pontos. Alejo surfou uma onda maior na sequência, mas ela ficou quase todo tempo deitada e os juízes deram 4.67. A bateria ainda estava próxima da metade, porém os surfistas não tiverem outras direitas boas para melhorarem suas pontuações.

Imaikalani venceu com 13.50 pontos e Alejo Muniz se despediu da prova com 10.67. Ele ficou na quinta posição no MEO Vissla Pro Ericeira.

Silvana Lima também terminou a etapa em quinto lugar. A disputa dela abriu as quartas de final femininas, e ela começou bem. A brasileira pegou uma onda pequena, mas que foi longa. Ela fez várias curvas, além de duas pancadas verticais. A nota foi 7.50.

Silvana Lima perde nas quartas de final do MEO Vissla Pro Ericeira.

Pauline Ado tentou manter o ritmo e fez duas manobras fortes em sequência, porém errou a segunda. A francesa se manteve ativa e com nove minutos achou uma onda melhor. Ela rasgou algumas vezes e bateu forte na junção. Os 7.77 pontos colocaram a surfista na primeira posição.

Silvana passou a precisar de 3.95 pontos para vencer. Ela ficou calma e passou a esperar por uma onda realmente boa. Mas o tempo passou e a brasileira só surfou mais duas ondas, e a melhor valeu apenas 2.57. Ao contrário dela, Pauline ficou ativa, fez 6.67 e depois fechou a disputa com mais 7.80 para decretar a vitória no duelo.

Pauline Ado termina etapa em terceiro lugar.

Vagas para o CT 2022 – O WSL Challenger Series vai completar a elite que disputará os títulos mundiais no World Surf League Championship Tour 2022, classificando 12 surfistas para a categoria masculina e seis para a feminina.

Serão quatro etapas e os rankings irão computar três resultados, com um deles podendo ser a maior pontuação obtida nas etapas do WSL Qualifying Series 2020 disputadas até o mês de março, antes do Circuito Mundial ser cancelado por causa da pandemia do Covid-19.

O US Open of Surfing abriu a batalha pelas vagas para o CT na semana passada na Califórnia. Agora teve o MEO Vissla Pro Ericeira, em Ribeira D´Ilhas, Portugal.

A próxima etapa é o Pro France, que vai de 16 a 24 de outubro em Hossegor, França. O Haleiwa Challenger fecha o WSL Challenger Series 2021 de 26 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach, no Havaí.

MEO Vissla Pro Ericeira

Final Masculina

Campeão Ezekiel Lau (HAV) 16.57 ($ 20.000 e 10.000 pts)

Vice-campeão Jackson Baker (AUS) 13.27 ($ 10.000 e 8.000 pts)

Semifinais
2º=3º lugar ($ 5.000 e 6.500 pts)

1 Ezekiel Lau (HAV) 17.40 x 15.67 Nat Young (EUA)

2 Jackson Baker (AUS) 16.93 x 12.24 Imaikalani deVault (HAV)

Quartas de final
2º=5º lugar ($ 3.500 e 5.000 pts)

Baterias realizadas neste sábado (9)

3 Jackson Baker (AUS) 15.50 x 13.50 Dylan Moffat (AUS)

4 Imaikalani deVault (HAV) 13.50 x 10.67 Alejo Muniz (BRA)

Baterias realizadas na sexta-feira (8)

1 Ezekiel Lau (HAV) 15.93 x 8.00 Jordan Lawler (AUS)

2 Nat Young (EUA) 18.23 x 17.56 Carlos Muñoz (CRI) 17.56

Final Feminina

Campeã Luana Silva (HAV) 18.03 ($ 20.000 e 10.000 pts)

Vice-campeã Gabriela Bryan (HAV)  17.13 ($ 10.000 e 8.000 pts)

Semifinais
2ª=3º lugar ($ 5.000 e 6.500 pts)

1 Gabriela Bryan (HAV) 16.50 x 16.00 Pauline Ado (FRA)

2 Luana Silva (HAV) 16.26 x 15.60 Ariane Ochoa (PBA)

Quartas de final
2ª=5º lugar ($ 3.500 e 5.000 pts)

1 Pauline Ado (FRA) 15.57 x 10.07 Silvana Lima (BRA)

2 Gabriela Bryan (HAV) 16.16 x 10.93 Shino Matsuda (JPN)

3 Ariane Ochoa (PBA) 15.60 x 13.10 Brisa Hennessy (CRI)

4 Luana Silva (HAV) 16.00 x 14.57 Bettylou Sakura Johnson

Challenger Series

Ranking Masculino
*vaga no CT 2022 já garantida

1 Ezekiel Lau (HAV) 14.250
2 Jake Marshall (EUA) 12.500
3 Imaikalani deVault (HAV) 12.000
4 Nat Young (EUA) 11.900
5 *Griffin Colapinto (EUA) 10.750
6 Liam O’Brien (AUS) 10.750
7 Jackson Baker (AUS) 10.350
8 *Leonardo Fioravanti (ITA) 10.000
9 *Kanoa Igarashi (JPN) 9.750
10 Callum Robson (AUS) 9.500
11 Shun Murakami (JPN) 8.850
12 Cole Houshmand (EUA) 8.750
13 Nolan Rapoza (EUA) 8.325
14 João Chianca (BRA) 8.250
15 Matt Banting (AUS) 8.000
18 Thiago Camarão (BRA) 7.650
20 Alejo Muniz (BRA) 7.500
26 Samuel Pupo (BRA) 6.350
28 Lucas Silveira (BRA) 6.150
33 Wiggolly Dantas (BRA) 5.800
35 Ian Gouveia (BRA) 5.650
38 Jadson André (BRA) 5.000
44 Weslley Dantas (BRA) 4.750
49 Alex Ribeiro (BRA) 4.225

Ranking Feminino

1 Gabriela Bryan (HAV) 21.000
2 Brisa Hennessy (CRI) 13.300
3 Luana Silva (HAV) 12.100
4 Pauline Ado (FRA) 11.550
5 Caitlin Simmers (EUA) 11.200
5 Ariane Ochoa (PBA) 11.200
7 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.00
7 Macy Callaghan (AUS) 11.00
9 Coco Ho (HAV) 10.600
10 Alyssa Spencer (EUA) 10.500
33 Silvana Lima (BRA) 5.650
37 Summer Macedo (BRA) 4.850