Maresia Pro Taíba

Mateus Sena é campeão

Mateus Sena fatura o Maresia Pro Taíba, abertura do Circuito Cearense na Praia da Taibinha, Fortaleza.

0
Mateus Sena derrota Israel Júnior na final.

A Praia da Taíba recebeu a abertura do Circuito Cearense no último domingo (19) em Fortaleza. O grande campeão da principal categoria do evento foi o potiguar Mateus Sena.

Clique aqui para ver as fotos

Com uma campanha irretocável, Mateus venceu todas as baterias que participou e conquistou o lugar mais alto do pódio. Disputou a final contra seu conterrâneo Israel Júnior em um duelo emocionante, bem disputado até os últimos minutos.

“Estou muito feliz com esse resultado. Isso é fruto de muito trabalho, meu e do meu pai. Apesar de estarmos em setembro, o ano competitivo está apenas começando e esse resultado é muito importante para a concretização de nossos planos para 2021. É uma das provas mais desafiadoras do Nordeste e vencer aqui é sem dúvida uma conquista muito importante. Espero me dar bem nas demais etapas e poder disputar o título do circuito”, declara Mateus Sena.

Conhecido por combinar um surfe explosivo com manobras progressivas, Glauciano Rodrigues terminou na terceira colocação. Em quarto ficou o atleta local Charlie Brown, que apesar do conhecimento profundo do pico, não conseguiu achar ondas que o possibilitassem fazer frente aos seus adversários. De qualquer forma, todos que subiram ao pódio comemoraram o bom resultado na etapa.

Entre os amadores o grande nome do domingo foi o surfista de Paracuru (CE), Lailson Ferreira. Ele arrancou os maiores scores dos árbitros e saiu da Taíba como vencedor da categoria Open. Na segunda colocação ficou o surfista Eugênio Alves, com Lucas Bezerra (CE) e Derick Vitor (RN) completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Feminino Open a cearense Ariane Gomes mostrou mais uma vez seu estilo polido e sua calma inabalável para conquistar mais um troféu de campeã para a sua extensa coleção. Ela dominou a bateria e com o resultado larga na frente da corrida pelo título da principal categoria do surfe cearense entre as mulheres. Em terceiro lugar ficou Maria Clara (RN), com Nalanda Carvalho (PB) e Iris Sousa (CE) na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Evento rola na Praia da Taíba, Fortaleza (CE).

Domingo das Finais

Após uma breve pausa para a apresentação do surfe adaptado pelos atletas Bichinho e Cristiano Freitas, tiveram início as finais das 15 categorias em disputa no Maresia Pro Taíba.

A primeira final a cair na água foi a Sub 8. As crianças encantaram a todos os presentes e mostraram que o futuro do surfe cearense e nordestino está garantido. O grande campeão foi o potiguar Narciso Inácio, com Benjamin Noah em segundo, Bibi Guimarães (RN) em terceiro e Kauai Santos (PI) na quarta colocação.

Na Sub 10 o campeão foi mais um atleta potiguar, Arthur Vilar, em uma bateria eletrizante com direito a vira-vira nos minutos finais. Empurrado pela torcida local, o cearense Iago Belotti vendeu caro a derrota. Phelype Silva e Nicolas Silva completaram o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Sub 12 mais uma vez Arthur Vilar deu show para conquistar o segundo troféu de campeão no evento. Nicolas Silva (CE), Victor Santos (RN) e Phelype Silva (CE) completaram o pódio na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Categoria Longboard tem disputada acirrada.

Na Sub 14 o grande vencedor foi Pablo Paiva (CE), com John John Alves (CE) em segundo, Walid Pozier (FRA) em terceiro e Carlos Haln (CE) na quarta colocação.

Na Sub 16 o destaque ficou por conta da atuação de Ytalo Oliveira (CE), que incendiou a torcida em uma bateria muito disputada. Na segunda colocação ficou John John Aves (CE), com Alex Gonçalves (CE) em terceiro e Francisco Wellison (CE) na quarta colocação.

Na Sub 18 os títulos das categorias masculino e feminino foram para a Paraíba, com Kauã Hanson e Ana Luiza no lugar mais alto do pódio. Entre os homens Ytalo Oliveira (CE), Júnior Rocha (PE) e Raoni Rocha (CE) terminaram em segundo, terceiro e quarto colocados respectivamente.  Entre as mulheres, Maria Clara (RN), Vitória Carneiro (CE) e Gabriely Queiroz (CE) completaram o pódio na segunda, terceira e quarta colocações.

Na categoria mais clássica, a Longboard, mais uma vez Antônio Victor foi o melhor. Apesar do domínio, Vitinho teve de mostrar todo o seu potencial. Seus adversários estavam determinados a não deixar o prodígio de Jericoacoara levar mais uma. João Pedro, Paulo Pacheco e Yam Wisman não conseguiram superar o campeão e terminaram a competição na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Entre as meninas dos longboards a grande campeã foi a carioca Aylar Cinty, dominando a final de ponta a ponta. Na segunda colocação ficou Flora Arruda, de Jericoacoara, com Esmeralda Garzon terminando na terceira colocação, Sol Tostes em quarto e Isabella Haydin no quinto lugar.

Talentos do Nordeste brilham durante a competição.

Na Masters o grande campeão foi Isaías Silva, com Júnior Rocha (RN) em segundo, Dunga Neto (CE) em terceiro e Rocha Filho (CE) em quarto. Já na Kahuna o grande destaque foi o eterno ídolo do surfe cearense Fábio Silva, que chegou a cravar um 8,50 na Fase 1 da categoria, igualando a maior nota do evento, do campeão Mateus Sena.

Em segundo ficou o pernambucano Fernando Santos, com Elias Lamas (RN) em terceiro e Cardoso Jr. (CE) em quarto. Entre os Legends Cardoso Jr. (CE) foi o grande campeão, com Jaime Farinha (PE), Jean Luck (FRA) e Marcelo Bibita (CE) completando o pódio na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, Amélio Jr. elogiou o evento e ressaltou a credibilidade do circuito.

“Estamos muito felizes em colocar mais um circuito na água, é o evento mais tradicional do certame. São 14 edições sempre com altas ondas, show de surfe, público vibrante e um visual que transforma esse evento em um dos mais especiais do nosso calendário. A presença massiva de visitantes é o combustível para que nossos atletas treinem cada vez mais e o compromisso de todos os nossos parceiros nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol do crescimento desse esporte que tanto amamos”, declara o dirigente.

Para Jadson André, atleta do CT da WSL, o Circuito Cearense de Surfe tem uma grande importância na formação de atletas, como foi o caso dele.

“A primeira vez que estive no Ceará foi para competir um Pro Junior, na Praia do Icaraí. Eu tinha apenas 13 anos e essa experiência, além de várias outras competições que tive a oportunidade de competir aqui, foram marcantes para a minha carreira. Hoje eu estou aqui celebrando o surfe, não somente os bons resultados dos meus conterrâneos, mas de todos os surfistas. Acredite, eu torço por todos, porque torço pelo surfe. Na minha opinião o Mateus Sena atualmente é o principal atleta potiguar com chances de integrar a elite. Mas, é no Arthur Vilar que deposito todas as minhas fichas para o futuro do surfe do RN no CT”, opina Jadson.

Resultados

Profissional
1 Mateus Sena (RN)
2 Israel Jr. (RN)
3 Glauciano Rodrigues (CE)
4 Charlie Brown (CE)

Open Masculino
1 Lailson Ferreira (CE)
2 Eugênio Alves (CE)
3 Lucas Bezerra (CE)
4 Derick Vitor (RN)

Open Feminino
1 Ariane Gomes (CE)
2 Maria Clara ( RN)
3 Nalanda Carvalho (PB)
4 Iris Sousa (CE)

Longboard Masculino
1 Antônio Victor (CE)
2 João Pedro (CE)
3 Paulo Pacheco (CE)
4 Yam Wisman (CE)

Longboard Feminino
1 Aylar Cinty (RJ)
2 Flora Arruda (CE)
3 Esmeralda Garzon
4 Sol Tostes (CE)
5 Isabella Haydin (CE)

Master
1 Isaías Silva (CE)
2 Júnior Rocha (RN)
3 Dunga Neto (CE)
4 Rocha Filho (CE)

Kahuna
1 Fábio Silva (CE)
2 Fernando Santos (PE)
3 Elias Lamas (RN)
4 Cardoso Jr.(CE)

Legend
1 Cardoso Jr. (CE)
2 Jaime Farinha (PE)
3 Jean Luck (FRA)
4 Marcelo Bibita (CE)

Sub 18 Masculino
1 Kauã Hanson (PB)
2 Ytalo Oliveira (CE)
3 Júnior Rocha (PE)
4 Raoni Rocha (CE)

Sub 18 Feminino
1 Ana Luiza (PB)
2 Maria Clara (RN)
3 Vitória Carneiro (CE)
4 Gabriely Queiroz (CE)

Sub 16
1 Ytalo Oliveira (CE)
2 John John Aves (CE)
3 Alex Gonçalves (CE)
4 Francisco Wellison (CE)

Sub 14
1 Pablo Paiva (CE)
2 John John Alves (CE)
3 Walid Pozier (FRA)
4 Carlos Haln (CE)

Sub 12
1 Arthur Vilar (RN)
2 Nicolas Silva (CE)
3 Victor Santos (RN)
4 Phelype Silva (CE)

Sub 10
1 Arthur Vilar (RN)
2 Iago Belotti (CE)
3 Phelype Silva (CE)
4 Nicolas Silva (CE)

Sub 8
1 Narciso Inácio (RN)
2 Benjamin Noah (CE)
3 Bibi Guimarães (RN)
4 Kauai Santos (PI)

Local
1 Rafael Tigrão (CE)
2 Wemerson Duarte (CE)
3 Natanael Rocha (CE)
4 Deocleciano Rodrigues (CE)