Jogos Pan-Americanos

Embarque para o Peru

Delegação brasileira chega ao Peru para as históricas estreias do surfe, longboard e SUP nos Jogos Pan-Americanos.

Os atletas da equipe brasileira já desembarcaram no Peru para as estreias do surfe, longboard e SUP nos Jogos Pan-Americanos de Lima. A competição começa nesta segunda-feira (29) e será disputada nas ondas de Punta Rocas.

O paulista Robson Santos e a fluminense Karol Ribeiro representam o País no surfe, enquanto Chloé Calmon e Wenderson Biludo estão escalados no longboard. Luis Diniz e Nicolle Pacelli (SUP Wave), Lena Ribeiro e Vinnicius Martins (SUP Race) completam o time.

No surfe, a competição é qualificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O campeão de cada categoria (masculino e feminino) garante uma vaga no Japão, desde que esteja elegível, já que o Pan-Americano é a terceira prioridade no sistema de qualificação (confira os critérios aqui).

No total, cerca de 6.500 atletas de 41 países são esperados nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. É um dos maiores eventos do mundo depois das Olimpíadas. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (26).

“A ISA está orgulhosa em ver o surfe aparecer pela primeira vez neste ciclo olímpico. Os Jogos Pan-Americanos são um trampolim e certamente um indicativo da importância, popularidade e do valor deste esporte”, comenta Fernando Aguerre, presidente da ISA (International Surfing Association).

Cronograma do surfe, SUP e longboard nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019:
29 de julho surfe e longboard
30 de julho surfe
31 de julho surfe, longboard e SUP surfing
1 de agosto surfe, longboard e SUP surfing,
2 de agosto surfe, longboard e SUP surfing
3 de agosto surfe, longboard e SUP surfing
4 de agosto SUP racing, surfe, longboard e SUP surfing

Colaborou Fabio Maradei

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)