Jericoacoara Festival

José Arteiro é destaque

José Arteiro faz maior somatório do primeiro dia do Jericoacoara Cultura Longboard Surf, última etapa do Circuito CBSurf da modalidade.

0

Teve início nesta quinta-feira (24) o VIII Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, evento válido como 4ª e última etapa do Circuito Brasileiro de Longboard da CBSurf e que rola nas perfeitas ondas do paraíso cearense de Jericoacoara com término previsto para o domingo (27).

O primeiro dia de competição foi dedicado exclusivamente aos amadores. Entraram em cena os atletas das categorias Open Masculino e Feminino, Sub 16 Masculino e Iniciante Masculino.

Mais uma vez Jeri mostrou porque tem despontado como um dos principais picos para a prática do longboard em todo o país. Apresentando boas ondas, que mesmo pequenas estavam longas e perfeitas. Fizeram a alegria de muitos competidores, sobretudo os locais.

O exemplo maior disso foi o destaque do dia, com a nota 10,00 assinalada pelo surfista residente em Jeri, José Arteiro. Demonstrando muito conhecimento do pico, perícia e intimidade com seu equipamento, Arteiro mostrou que não está para brincadeira e cravou a primeira nota dez do evento para o delírio de quem assistia ao show.

Quem também merece destaque é mais um local, Vitinho, que em outras edições despachou muitos favoritos e já conquistou o título desse evento mais de uma vez. Vitinho cravou as segundas melhores médias e somatórios e está totalmente dentro da briga tanto pela categoria Open, como também da Pro.

Os profissionais que se cuidem, pois os surfistas locais estão com tudo e com a performance de ambos hoje, já estão na mira dos principais postulantes ao título, já que um tropeço pode fazer toda a diferença pra quem está na disputa pelo cobiçado Título de Campeão Brasileiro Profissional. Vale a pena ficar de olho neles.

Na Open Feminino o destaque vai para as quatro atletas que garantiram vaga na grande final que rola nesta sexta-feira (25). São elas Flora Arruda, Esmeralda Garzon, Natália Viana e Jamile Jeri.

E na Sub 16 o destaque também vai para os quatro atletas que já asseguraram suas vagas na grande final: Matheus (CE), Ronaldo Unias (CE), Gabriel Ralen (CE) e Robinho (CE).

Na Iniciante Henderson Vasconcelos, que fez o maior somatório da Fase 1 da categoria, foi o destaque.

Sexta-feira de decisões

Esta sexta-feira (25) promete ainda mais emoções com as finais de todas as categorias amadoras que não fazem parte do CBSurf Longboard Tour e o início da última etapa do Brasileiro de Long da Confederação, composto pelas categorias Profissional Masculino e Feminino, Sub 18, 35+ e 50+.

Com a presença de grandes nomes do Longboard Nacional e Mundial é grande a expectativa pela estreia de ídolos como Chloé Calmon, Carlos Bahia, Alexandre Escobar e muitos outros, que chegaram cedo em Jeri e desde o início da semana já podiam ser vistos treinando nas extensas ondas da Praia Principal de Jericoacoara.

A estreia dos profissionais deverá movimentar as areias de Jeri neste segundo dia de disputas e como vimos, a exemplo da categoria Open, terá muita gente boa correndo por fora buscando se dar bem e abocanhar uma fatia da premiação recorde, que distribuirá quarenta mil reais na bolsa de premiação.

Então já sabe, entre os dias 25, 26 e 27 de novembro teremos a etapa final do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional, onde serão definidos o ranking final e os campeões de 2022.

Você pode conferir tudo o que rola Ao Vivo no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival através do seguinte link do YouTube.

Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, podem ser acessados neste link.

Festival cultural

No eixo cultural algumas atividades já estão acontecendo, como o projeto Celularte Jeri, curso de capacitação em vídeos e fotografia usando celulares, que foi realizado de 24 a 27 de outubro. Este curso beneficiará alunos do 5º ao 9º ano, ensinando-os a editar vídeos e produzir fotos com celulares com qualidade profissional. O produto deste curso será apresentado durante mostra de cinema JERILONGCINE, que acontecerá no dia 25 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h na Praça Principal de Jericoacoara.

Além do curso atividades para os estudantes da Escola Pública Nossa Senhora da Consolação, da Vila de Jericoacoara, estarão acontecendo durante toda a semana do evento.

Ainda na parte cultural será apresentando o Avant Premiere do filme de Longboard Brisa Baiana, produzido por alguns atletas profissionais como Peu França, Darlan Almeida e Luan Araújo, que retrata toda magia do longboard baiano. Também haverá uma apresentação da companhia Latino Dance e a Dança do Côco, com o Grupo de Percussão de Jeri, além de outras atrações.

Mas as atividades culturais do VIII Jericoacoara Cultura Longboard Festival não param por aqui. Ainda teremos a participação de alguns longboarders/artistas circenses como Marcos Angaro e Raxi Figueiredo, que estarão mais uma vez abrilhantando o festival com performances com fogo durante a Festa Oficial que ocorre no sábado dia 26 no Espaço Cultural Serramar e de Tábata Lua, a Sereia Viva de Jeri. E por falar na Festa Oficial, a já tradicional Festa do Longboard, que rola sempre no sábado, penúltimo dia do evento, no Serramar, já está confirmada, bem como a Cerimônia de Boas-Vindas na Casa de Shows NOX, na quinta-feira (24) a partir das 19h.

Meio ambiente em destaque

No eixo ambiental, ações com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) durante o curso CelularteJeri e campanhas de conscientização durante no período do Festival, estarão acontecendo a qualquer momento.

O evento conta com o patrocínio de Cerveja Sol, Panchas Collection, Pena Surfwear e Pousada Vila Kalango. Apoio: Pousada Juventude Familiar, Pousada Barros, Pousada Maxi Itália, Casa Suíça, Pousada Casarão, Pousada Bella Jeri, Pousada Coral Negro, Pousada Aguia da Vila, Restaurante Bigode, Restaurante Dona Amelia, Planeta Tur, Restaurante Lua Cheia, Pousada Capitão Thomaz, Madereira Maresia, Pousada recanto do barão, Pousada Nova Era, Pousada Hipopotamus, Pousada Maria Bonita, Café Jeri, Pousada Azul, Pousada Nascer do Sol, Pousada Bangalô, Pousada do Mauricio, Pousada Jericó, IBEERA, Pousada Surfing Jeri, Pousada Wind Jeri, Pousada Beleleus, Naturalmente Jeri, Restaurante do Sapão, Pousada Zé Patinha, Wanda Crochet, Hotel Jeri, Quilhas Pavani, Blocos Teccel, Dcofibras e Aruan Pratas, Pousada jerizz. Cyber Info, Nox Jeri, Serramar, ana flores, Maré de Pratas, of.professionalkiterepair,

Apoio Institucional: ICMBio, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Autarquia de Jericoacoara e Governo do Estado do Ceará.

Realização: Auêra Auára Produções e Eventos, IBESF, Federação de Surf do Estado do Ceará e CBSurf.

Patrocinadores do Circuito:

Surf Land, Açaí do Joca, Fu Wax e Silverbay.