Itajaí Pro

Ação começa na Atalaia ou Brava

Segunda etapa do Circuito Catarinense começa nesta sexta-feira (22) nos Molhes da Atalaia ou na Praia Brava, em Itajaí (SC).

0
Matheus Navarro volta a competir em Itajaí (SC).

O Itajaí Pro vai abrir nesta sexta-feira (22) a segunda etapa do Circuito Estadual Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). A expectativa fica para onde ela será iniciada, se nas místicas esquerdas dos Molhes da Atalaia ou na Praia Brava. A comissão técnica da FECASURF vai analisar as condições do mar, para escolher a que estiver apresentando as melhores ondas para começar a competição, que prossegue até o domingo em Itajaí, com transmissão ao vivo pelo site oficial.

O título masculino vem sendo disputado desde 1980 e a novidade apresentada esse ano pelo novo presidente da FECASURF, Renato Melo, é a inclusão da categoria feminina. A primeira etapa aconteceu na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC), onde Tainá Hinckel foi consagrada como a primeira campeã catarinense profissional da história. Ela venceu o Costão Pro, que abriu o ranking de 2022 e decidiu os títulos de 2021. Isto porque não foi possível realizar o circuito no ano passado, por causa das restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

A surfista da Guarda do Embaú embalou após esse título, com mais duas conquistas inéditas na sua carreira. Ela também venceu pela primeira vez uma etapa do World Surf League Qualifying Series, em Garopaba, depois a que inaugurou o novo Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf, em Maceió (AL). Tainá manteve a liderança do ranking brasileiro na segunda etapa do Circuito CBSurf Pro em Saquarema (RJ) e agora vai defender a primeira posição do Catarinense no Itajaí Pro.

“Eu já fui para Itajaí várias vezes, meus primeiros campeonatos foram na Praia da Atalaia, mas não nos Molhes”, disse Tainá Hinckel. “Eu nunca competi nos Molhes, mas já surfei lá e é um lugar muito legal, que eu gosto bastante. Tem altas ondas e estou muito feliz por esta oportunidade de poder competir lá. Estou animada e me preparando bastante, para poder chegar em Itajaí e desempenhar o meu melhor. Acho que o campeonato vai ser irado”.

A última vez que Itajaí sediou uma etapa do Circuito Catarinense Profissional foi em 2011, mas na Praia Brava e não nos Molhes da Atalaia. O vencedor daquele evento foi Matheus Navarro, que vai competir no Itajaí Pro esse ano. Ele é um dos brasileiros que está disputando classificação para a elite mundial da World Surf League no Challenger Series. O circuito de acesso ao Championship Tour (CT) foi iniciado com duas etapas na Austrália, já passou pela África do Sul e a próxima começa em 30 de julho em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).

Tainá Hinckel venceu título de 2021.

O evento está sendo realizado pela FECASURF com total apoio e parceria da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), que vem promovendo desde o início do mês, o “Festival Molhes in Vibe Fico”, com várias competições e atividades acontecendo todos os finais de semana nos Molhes da Atalaia. O Itajaí Pro é a principal atração para fechar com chave de ouro esse evento especial produzido pela ASPI, que estreou esse ano.

“É um prazer imenso para nós, recebermos a segunda etapa do Catarinense Profissional aqui nas nossas águas, na nossa lendária esquerda dos Molhes da Barra do Itajaí”, disse Beto Luz, presidente da ASPI. “Estamos ansiosos em sediar essa etapa profissional após 11 anos e acredito que será uma grande troca de experiências para nossos atletas da cidade, de poderem ver nossos profissionais em ação na nossa onda. É uma onda mística, maravilhosa, então a ASPI e Itajaí estão de portas abertas para receber essa etapa. Que Deus nos permita que tenhamos altas ondas e seja um evento inesquecível”.

O evento será válido como segunda etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) em realização conjunta com a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fico, Motostore Yamaha, copatrocínio do Porto de Itajaí, Bravíssima Private Residence, GoFly Channel, Surfland, Banana Wax e Santa Costa, homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Evento acontece nos Molhes da Atalaia ou na Praia Brava, Itajaí (SC).