Pan-Americano 2023

Modalidade começa nos jogos

Competição do surfe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começa nas ondas de Punta de Lobos, Chile.

0
Tati Weston-Webb em ação nos Jogos Pan-Americanos 2023.

Na última terça-feira (24) começou a competição do surfe no Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, no Chile. As modalidades Longboard, Shortboard e SUP Surf estrearam no point break de Punta de Lobos, em Pichilemu. A SUP Racing também se juntará em breve à competição, com 88 atletas representando 16 nações de cada uma das quatro modalidade. Eles se juntam a um total de quase 7.000 atletas de 41 nações que competem em Santiago 2023.

É a segunda vez que o surfe é incluído no maior evento multiesportivo do mundo fora dos Jogos Olímpicos. Assim como na primeira inclusão em Lima 2019, o evento deste ano irá qualificar dois surfistas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Especificamente, os atletas elegíveis com melhor classificação na divisão de shortboard, uma mulher e um homem, ganharão uma vaga para competir em Teahupoo, Taiti, como parte de Paris 2024.

Assim como nos Jogos Olímpicos, as provas de surfe dos Jogos Pan-Americanos são executadas pela ISA e sua equipe técnica, que supervisiona todos os aspectos da competição.

A maioria dos atletas que competem na modalidade conquistaram suas vagas por meio de eventos da ISA, com as vagas restantes conquistadas por meio da Associação Pan-Americana de Surf (PASA), fundada pelo presidente da ISA, Fernando Aguerre, em 1992.

O medalhista de ouro de Lima 2019 e atleta olímpico de Tóquio 2020, Lucca Messinas (PER), parecia incrivelmente forte no shortboard masculino, abrindo sua campanha para retornar aos Jogos Olímpicos com os maiores números gerais de qualquer uma das divisões disputadas nesta terça.

“Estou muito feliz por estar aqui em Punta de Lobos”, diz Messinas. “Essa onda é muito boa. Já estive aqui algumas vezes, então estou muito feliz por estar aqui surfando esquerdas perfeitas, que é o que eu amo, cresci surfando esquerdas. Acho que a previsão vai ser muito boa para o evento. Feliz por estar aqui e dar o meu melhor mais uma vez”.

A bicampeã mundial de surfe do ISA SUP, Lucia Cosoleto (ARG), também obteve ótimas pontuações enquanto busca adicionar uma medalha de ouro pan-americana à sua coleção do ISA.

“Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo muito importante para o surfe e todas as suas modalidades”, fala Cosoleto. “Estamos em um ramo das Olimpíadas, então o que poderia ser mais importante do que isso para um atleta. Estou muito feliz por estar aqui e honrado por representar meu país”.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, afirma que “os Jogos Pan-Americanos é um evento muito especial para o surfe”. “Lima 2019 foi a primeira vez que nosso esporte foi incluído em um evento do Movimento Olímpico e é incrível voltar e fazer parte dos Jogos de Santiago 2023”.

“Um grande dia de ação aconteceu hoje (terça-feira) e mal posso esperar para assistir a todos os momentos dramáticos e emocionantes que virão ao longo da semana, à medida que o swell aumenta neste incrível point break e vemos dois atletas se preparando para a ocasião e se classificando para Paris 2024”, completa. “Esperamos um swell maior para a segunda metade do evento. Este será um marco histórico”.