Jogos Pan-Americanos

Time brasileiro representa

Confira os resultados do time brasileiro que disputa os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em Punta Lobos, Chile.

0
Aline Adisaka pega uma esquerda com um bom tamanho em Punta Lobos.

Nesta última quinta-feira, 26, as águas geladas de Punta de Lobos foram palco de emocionantes confrontos no surfe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O destaque do dia ficou com as performances dos surfistas brasileiros nas categorias Shortboard e Longboard.

Clique aqui para ver as fotos

No Longboard, Chloé Calmon e Carlos Bahia representaram o Brasil com maestria. Ambos avançaram nas repescagens, consolidando suas posições e garantindo presença nas semifinais. Calmon avançou na primeira posição nas duas baterias que disputou. Na primeira passou pela salvadorenha Sindy Portillo e por Samantha Wilson, do Chile. Na sequência,  detonou no round 2 ao superar a argentina Agostina Pellizari e a canadense Liv Stokes.

Já Carlos Bahia triunfou sobre o chileno Rafael Cortéz e o argentino Martin Perez. Com o resultado, ambos já garantem, no mínimo, a Medalha de Bronze. Eles disputarão a quarta bateria do evento principal:  Bahia contra o peruano Clemente Benoit, e Chloé disputa com Maria Fernanda Reyes, do Peru.

Carlos Bahia pendurado no bico em Punta Lobos.

(Atualizado 27/10) Na categoria Shortboard, que seguiu sendo disputada nesta sexta-feira (27),  Krystian Kymerson viveu momentos bastante ruins na competição. Após ter sua vitória confirmada pela transmissão oficial na quarta rodada da repescagem, disputada contra o peruano Lucca Mesinas, ele foi surpreendido por uma reviravolta desfavorável que o eliminou da disputa.

O problema ocorreu no final de sua bateria, mais precisamente faltando dois segundos para o término. Na ocasião o surfista capixaba marcava 10.43 pontos contra 5.33 pontos de Mesinas, que naquele momento havia pego apenas uma onda.

Krystian Kymerson passou por uma situação constrangedora em Punta Lobos.

Entretanto, Mesinas surfou uma onda intermediária, não exibida na transmissão que erroneamente confirmou a vitória de Kymerson. No final Mesinas encerrou a bateria com um total de 10.80 pontos, superando o brasileiro que por conta desse resultado foi eliminado da competiçao.

O locutor do Time Brasil, influenciado pelo equívoco na transmissão, chegou a comemorar a classificação de Kymerson. Agora, Mesinas avança na competição de surfe nos Jogos Pan-Americanos e enfrentará o canadense Cody Young na quinta rodada da repescagem, mantendo viva a esperança de conquistar uma medalha. Em suas redes sociais Kymerson compartilhou fez uma postagem sobre a competição chegando a classificá-la como um “roubo”.

Na trajetória do surfista nos Jogos Pan-Americanos, ele iniciou vencendo o compatriota Marcos Correa na primeira rodada, sofreu uma derrota para o peruano Miguel Tudela na segunda, e nas rodadas seguintes da repescagem, derrotou novamente Correa na segunda rodada e o argentino Leandro Usuna na terceira antes de ser eliminado por Mesinas.

Tatiana Weston-Webb surfou com pressão para avançar em Punta Lobos.

No surfe feminino Shortboard, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb tiveram trajetórias distintas. Lima enfrentou altos e baixos, perdendo para Leilane McConagle (CRC) e vencendo Regiina Pioli (MEX) na repescagem antes de se despedir ao enfrentar Sol Aguirre do Peru. Enquanto isso, Weston-Webb venceu Sanoa Demple-Olin (CAN) e avançou para a terceira fase do evento principal no qual enfrentará a surfista do Peru, Daniella Rosas.

Na quarta-feira, 25, a equipe brasileira já havia conquistado excelentes resultados, com todos os atletas avançando para as próximas em Punta de Lobos. Destaque para a categoria Stand Up Paddle (SUP) Wave, na qual Luiz Diniz brilhou ao vencer o atual campeão mundial Max Torres (PRT) e o experiente peruano Tamil Martino. Ele avançou para o round 3 do evento principal em que competirá contra o mexicano Felipe Rodriguez. Aline Adisaka também se destacou, avançando na segunda colocação em uma bateria acirrada contra a peruana Vania Torres, vencedora da bateria e Maria Lagos, que caiu para a repescagem.

Luiz Diniz entrou em sintonia com as esquerdas de Punta Lobos.

A competição, originalmente programada para continuar durante o fim de semana, teve seu cronograma modificado devido à previsão da entrada de um bom swell nos próximos dias. As disputas devem parar no sábado e domingo, retomando na segunda-feira, que será reservada para as finais. Além da busca pelo ouro pan-americano, as disputas também são cruciais para a classificação nas Olimpíadas de Paris 2024, especialmente na categoria Shortboard.

Chloé Calmon se adaptou bem às esquerdas chilenas – Jogos Pan-Americano 2023, Santiago, Chile

 

Confira todas as baterias no site do evento

Fonte ISA