Jogos do Japão

ISA indica os Tops

Entidade revela Tops indicados para o ISA Games em Miyazaki, Japão, no mês de setembro.

0
Filipe Toledo, Gabriel Medina e Silvana Lima são alguns dos atletas indicados para o ISA Games no Japão.WSL / Steve Sherman
Filipe Toledo, Gabriel Medina e Silvana Lima são alguns dos atletas indicados para o ISA Games no Japão.

A International Surfing Association (ISA) anunciou os atletas indicados para representar suas equipes nacionais de surfe no ISA World Surfing Games em Miyazaki, Japão, entre os dias 7 e 15 de setembro.

Os Jogos são disputados desde 1964 e a expectativa é de que essa seja uma das edições mais emocionantes da história, com a presença de vários Tops da elite mundial. O primeiro critério de classificação foi o ranking do Championship Tour 2019 da WSL depois da etapa em Margaret River, Austrália.

A ISA indicou os três melhores atletas de cada categoria (masculina e feminina). Se o surfista convocado não tiver uma dispensa aprovada pela confederação do seu respectivo país, ele não poderá participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. O mesmo critério é válido para o ISA Games do próximo ano, que será disputado antes das Olimpíadas.

Pelo Brasil, os atletas classificados pelo ranking do CT são Italo Ferreira, Filipe Toledo e Gabriel Medina no masculino; Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima no feminino. O Waves apurou que Tainá Hinckel também está convidada para representar o Brasil no ISA Games de Miyazaki.

Também estão classificados pelo ranking do CT nomes como Stephanie Gilmore (AUS), John John Florence (EUA) e Carissa Moore (HAV), dentre outros.

Italo Ferreira também está na lista de indicados da ISA.

O ISA Games 2019 é um dos caminhos de classificação para os Jogos de Tóquio, atrás do ranking final do Championship Tour 2019 e do ISA Games 2020, consecutivamente.

Cada país poderá levar um máximo de dois representantes por gênero (masculino e feminino). Ao todo serão 20 homens e 20 mulheres nas Olimpíadas.

Para garantir uma vaga olímpica pelo ISA Games deste ano, o atleta precisa terminar a competição entre os quatro melhores do seu continente, mas dependerá também dos principais eventos classificatórios (o CT 2019 e o ISA Games 2020).

A ordem hierárquica de classificação será pelos eventos abaixo:

1 Championship Tour de 2019: os primeiros 10 homens elegíveis e as primeiras 8 mulheres elegíveis.
2 ISA World Surfing Games de 2020: os primeiros 4 homens elegíveis e as primeiras 6 mulheres elegíveis.
3 ISA World Surfing Games de 2019: 4 homens e 4 mulheres selecionados de acordo com seu continente. Primeiro surfista elegível de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.
4 Jogos Pan-Americanos de 2019: o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível.
5 Copa da Nação Anfitriã: será realizada uma copa no Japão para definir os dois representantes do país-sede (um na categoria Masculino e um no Feminino), a não ser que algum surfista japonês garanta sua classificação por outro evento.

O regulamento completo está disponível aqui.

Tatiana Weston-Webb também deve representar o Brasil no evento.

Veja a lista completa de atletas indicados pela International Surfing Association para o ISA Games 2019:

África do Sul

Jordy Smith


Austrália

Ryan Callinan, Julian Wilson, Owen Wright
Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Nikki Van Dijk


Brasil

Italo Ferreira, Filipe Toledo, Gabriel Medina
Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima

Costa Rica

Brisa Hennessy

Estados Unidos

John John Florence, Kolohe Andino, Conner Coffin
Caroline Marks, Carissa Moore, Courtney Conlogue

França

Jeremy Flores, Michel Bourez, Joan Duru
Johanne Defay

Itália

Leonardo Fioravanti

Japão

Kanoa Igarashi

Nova Zelândia

Ricardo Christie
Paige Hareb