Imbituba Surf Tour 2022

Imagens da decisão

Confira imagens da grande final do Imbituba Surf Tour 2022 na Praia da Vila (SC).

0

Um fim de semana de muito sol, boas ondas, ótimo público e mais de 140 inscritos na última etapa do Althoff Supermercados Surf Tour 2022, que contou com o patrocínio da South To South e Eduardo Skate e Surf Shop, apresentado pela Prefeitura Municipal de Imbituba e realizado pela ASI (Associação de Surf Imbitubense).

Depois de uma semana praticamente sem ondas, a praia da Vila, em Imbituba (SC), recebeu o fechamento do Imbituba Surf Tour 2022 com ondas de até  5 pés (1,5 metro), um fraco vento nordeste em dois dias de verão perfeitos, que contou com a cobertura do Waves, Surfemais, Impresso Catarinense e Rádio 89.3 FM.

Walley Guimarães leva o título Pro/Am

O surfista local da praia do Rosa Walley Guimarães foi a grande estrela ao levar a terceira e última etapa do circuito de forma invicta, com um surfe moderno recheados de manobras inovadoras e muitos aéreos.

A grande final Pro/am contou com a presença de Caetano Vargas (2º), Riomar Rodrigues (3º) e Lucas Costa, imbitubense da novíssima geração na 4ª colocação. Walley não deu nenhuma chance para seus adversários e fez na final a maior média da etapa, 17,25 pontos.

“Foi irado o campeonato! O circuito da ASI foi muito bem organizado, estão de parabéns, fiquei muito feliz com essa última etapa e acabei vencendo novamente e sendo Campeão imbitubense. Feliz demais, com a maior média do campeonato, ganhei os R$ 500, e isso foi um incentivo muito grande pra mim. Consegui mostrar um pouco do meu surfe. Estão todos de parabéns”, celebra Walley

Lucas Costa vence a última etapa mas Kaua Costa é o grande Campeão Sub18

A disputa pelas vitórias vinha acontecendo desde a segunda etapa entre Kaua e Lucas Costa. Kaua já havia vencido as duas primeiras etapas, mas Lucas, que só disputou a partir da segunda etapa, chegando a 2ª colocação, conseguiu estragar a festa completa, de um título invicto também, de Kaua ao vencer a última e decisiva etapa.

Nesta final, Lucas fez a 3ª melhor média da competição, um total de 15 pontos totais, mas que não foram suficientes para tirar o título das mãos do Campeão Kaua Campos. Ainda na final, Ricardo Abel chegou na 3ª colocação e Gustavo Ramalho em 4º.

Santiago Valenzano vence por diferença apertada.

Santiago Valenzano leva a Sub 16

Santiago Valenzano foi o grande campeão da categoria Sub 16, por uma diferença apertada de 80 pontos, 2220 pontos contra 2140 pontos de Lucas Costa. Kaua Campos venceu esta última etapa na Praia da Vila, e a penúltima também, ficando na 3ª colocação no ranking final.

Com uma vitória e dois quintos lugares nas três etapas, viu o crescimento de Lucas Costa (5º, 4º e 2º), durante o circuito, ameaçar sua liderança até a última bateria, a grande final do evento. Presente nesta final ainda, Victor Midon, em 3º e Yuri Campos, em 4º.

Rodrigo Couto campeão Master

A lenda do surf garopabense, Roni Ronaldo apareceu de surpresa na última etapa e levou a disputa final, além de ter feito a maior nota do campeonato (9 pontos). Mas foi Rodrigo Couto, mesmo não tendo chegado a final, que levou o título;

Desta vez, Lucas Costa não deixou escapar o título na categoria Sub 14. Depois de ‘bater na trave’ duas vezes – na Sub 18 e na Sub 16 -, o título já pré-garantido com as duas vitórias nas duas primeiras etapas veio para coroar um ano de ótimos resultados em Imbituba.

A última etapa foi vencida por Natan Rosa, que deu o troco em Lucas após a derrota na penúltima etapa, na praia da Ribanceira. Além deles, Enzo Velasquez terminou em terceiro na etapa e Michel Demétrio em 4º.

A última etapa nas categorias Sub 12 e Sub 10 foram vencidas pelo ‘coringa’ Luca Messenger, que disputou apenas este evento. Mas Artur Costa foi o grande campeão da Sub 12 e Caua Miguel da Sub 10.

Caua Miguel levou seu segundo título imbitubense ao vencer a Sub 8 na última etapa. Já Malu Pires, mesmo não vencendo esta última etapa, levou o título da Sub 10 Feminino. Já na Sub 12, Malu foi impecável, venceu esta etapa e levou o segundo título do Imbituba Surf Tour 2022.

A final da Feminino Open foi vencida pela surfista Pamela Mel, mas foi Victória Valenzando a grande campeã. Andreza Barcelos com dois terceiros e um quarto lugares, chegou na vice liderança no ranking.

Já Bruno Darela levou o título imbitubense ao vencer também a última etapa na Soul Surf. Na categoria OAB – destinada a surfistas advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – sub-seção Imbituba) Brian Bianchini levou a melhor também, vencendo a última etapa e sagrando-se campeão imbitubense.

Henrique de Bona, que está a frente da Associação de Surf Imbitubense, comentou sobre o fechamento do Althoff Supermercado Surf Tour. “O campeonato rolou com boas ondas, e foi muito bom ver atletas de outras cidades e estados competindo em Imbituba, como se espera de um Circuito Imbitubense e de um evento como este, que hoje é um dos mais fortes do estado, engrandecendo nosso evento que faz jus ao seu nome”.

“Sobre o circuito 2023, a previsão é manter o formato similar com três ou quatro etapas, quem sabe, deixar definido as praias, e como foi um evento que repercutiu muito, quero agradecer aos parceiros, a South to South, a Eduardo Skate e Surf Shop, o Althoff Supermercados, a Prefeitura de Imbituba, que foram super importantes, e a organização que realizou os eventos. Criamos uma comissão pra isso, onde eu estava junto pra fiscalizar, e tudo aconteceu da melhor forma possível. Estamos muito felizes com o resultado e ansiosos pelo início do Circuito 2023”, finalizou Henrique de Bona.

O Althoff Supermercados Surf Tour 2022 foi apresentado por South To South e Prefeitura Municipal de Imbituba. Teve o patrocínio de Eduardo Skate e Surf Shop, Mormaii e Luma Construtora, a Supervisão Técnica da Fecasurf e a cobertura do Waves, Surfemais, Impresso Catarinense e Rádio 89.3 FM.

O Co-patrocínio é da Eduardo Joalheria e Ótica, Marolinha moda infantil, DA Surfboards, Trench Town, TX Surfboards, OAB-SC, CAASC e LPA. Os apoiadores são, Oréganos Pizzaria, Prime Bikes, Imbiwave, Rip Villas, Collab Glass, Porto Board Shop, FG Iphones, Mini Kalzone, Lai cosméticos, Sicredi, Fertisanta, Huribi Contabilidade, Beto Viagens, Leo Painéis, Tools, Magic Island Wax, BA Surf Shop, Patanegra, Uniaselvi, Boi Preto Churrascaria, Tem Energia, Le Xande Barbearia, Banca Maneca Café, Delfino auto center, Unifique, Top Hair, J. Carvalho, Roast burger, Cerveja Urutau, Santa Clara Madeiras, Manga Wax, Corpo e Arte e Sabor e Saúde.