CBSurf Pro Maresia Maceió

A hora da experiência

Messias Felix, Hizunomê Bettero, Willian Cardoso, Alex Ribeiro, Michael Rodrigues e Ryan Kainalo foram alguns dos destaques da última sexta no Portal da Barra, Maceió (AL).

0

Muita chuva e vento forte marcaram o quinto de dia de disputas do CBSurf Pro Maresia, que acontece no Portal da Barra, Maceió (AL).

A primeira bateria a entrar na água na última sexta-feira foi a nova do quarto round, uma bateria envolvendo Paulo Moura, o surfista mais velho da etapa com 42 anos e Luan Ferreyra, o mais jovem do evento com apenas 15 anos.

Depois de passar duas fases na primeira colocação, Paulo se viu no outro extremo da situação, Luan, o garoto pernambucano mais jovem da competição se impôs diante de todos, dentre eles o ídolo de seus pais, uma das maiores referencias do surfe pernambucano, Paulo Moura.

Na bateria dos paradoxos, avançaram Luan Ferreyra e Yagê Araújo na primeira e segunda colocação respectivamente, enquanto Paulo se despede da competição voltando a assumir o cargo de vice-presidente da CBSurf.

No confronto seguinte, outro experiente e tarimbado surfista parava diante da irreverência da juventude. E num momento de inconsistência sem poder aplicar seu refinado base e lip, Raoni foi derrotado pelos jovens Lucas Catapam e Thales Araújo.

O paulista Gabriel Klaussner, um dos maiores talentos da nova geração, passou duas baterias virando nos minutos finais. No quarto round, ele avançou na segunda posição atrás do também promissor Cauã Costa que fez o maior somatório do dia 15.17 pontos. No quinto round, Klaussner virou direto para a primeira posição, em uma bateria com pontuação muito apertada.

Neste round as baterias são formadas por três surfistas, e Klaussner e Mateus Sena passaram respectivamente nas duas primeiras posições com a mesma pontuação, 11.93 pontos. Eles eliminaram Lucas Catapam, que ficou com menos de um ponto abaixo dos vencedores, ele somou 11.00 pontos.

Cauã Costa vinha fazendo uma competição discreta, Thiago Camarão, Willian Cardoso, Alan Jhones, Hizunome Bettero, Glauciano Rodrigues e outros vinham atraindo os olhares mais atentos em virtude de suas performances, mas hoje, Cauã estabeleceu uma nova ordem, e foi o primeiro surfista a fazer duas notas na casa dos oito pontos no mesmo dia.

Messias Felix, Hizunome Bettero, Willian Cardoso, Alex Ribeiro, Michael Rodrigues e Ryan Kainalo são nomes com envergadura e confirmaram o favoritismo para avançar para o penúltimo dia de competição, colocando seus nomes entre os 16 melhores.

O campeão mundial Adriano de Souza foi eliminado na quarta posição de sua bateria em plena quarta-feira, Mineiro declarou ter vindo ao evento em Maceió para tentar se manter entre os cinquenta melhores até o final do ano, buscando entrar em sincronia com seu corpo para o ano que vem pensar em competir de verdade. Se o objetivo de Adriano é manter-se ativo, para outros atletas a presença de um campeão mundial é fundamental para a evolução e projeção dos mais jovens.

Glauciano Rodrigues, surfista que avançou na segunda colocação na bateria que Adriano foi eliminado disse: “Isso não vai mudar nada na vida do Mineiro, ele é um campeão mundial, é um ídolo pra galera e pra mim foi uma honra ter ganhado dele”.

Entre as meninas, todas as favoritas avançaram, Tainá Hinckel, Yanca Costa e Silvana Lima se garantiram na fase mulher a mulher, mas, nenhuma delas alcançou a pontuação de Mariana Areno, que anotou 14.27 no placar, marcando a maior pontuação do dia no feminino.

A partir deste sábado, todos os confrontos serão homem a homem, as meninas fazem uma fase de três e na seguinte começam a se enfrentar no formato mulher a mulher. A previsão é de vento muito fraco e ondas maiores do que o sexta. 12 mulheres e 16 homens continuam na competição, o nível está muito alto, é impossível apostar em um nome neste momento, contudo, domingo está chegando e lá saberemos quem serão os campeões.