WSL Finals 2024

John John é tricampeão mundial

Havaiano John John Florence supera Italo Ferreira na decisão do WSL Finals 2024 e conquista o mundo pela terceira vez.

0
John John Florence vence WSL Finals 2024 e é tricampeão mundial.

O troféu de melhor surfista da categoria masculina da temporada vai para o Havaí. John John Florence fez 2 a 0 sobre Italo Ferreira na decisão do WSL Finals 2024 e garantiu o tricampeonato mundial (2016, 2017 e 2024). Evento que finalizou o circuito na temporada aconteceu em ondas com cerca de 1 metro no pico de Trestles, Califórnia (EUA).

Clique aqui para ver a reportagem completa da categoria feminina

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Como chegou ao evento em primeiro lugar no ranking, John John já estava garantido na decisão. Italo Ferreira terminou a fase classificatória do CT em quinto lugar e teve que vencer três baterias para encarar o havaiano.

A primeira onda da primeira final “melhor de 3” dos homens foi surfada por Italo aos 10 minutos. O brazuca atuou de backside e abriu a apresentação com uma batida chutando a rabeta acima do lip. Ele ficou um pouco preso na espuma, mas voltou para a onda e bateu duas vezes para marcar 4.67 pontos. Aos 16 minutos o brasileiro decolou alto na direita e sumiu no meio da espuma na aterrissagem, porém apareceu em pé na prancha e completou a manobra. A performance valeu 7.33, nota que deixou John John na busca de 12 pontos para vencer a disputa.

O havaiano surfou pela primeira vez no duelo aos 19 minutos, logo depois de Italo errar um aéreo de backside. John John atuou de frontside, voou com reverse sem muita altura, depois executou duas rasgadas, duas batidas e um ataque numa junção pequena e espumada. A performance valeu 7.17 pontos e ele passou a necessitar de 4.84 para assumir a liderança.

John John Florence decola na decisão contra Italo Ferreira.

Italo não demorou para reagir. Aos 23 minutos o brasileiro acelerou numa direita, voou alto e aterrissou de forma perfeita após uma rotação completa. A atuação valeu 8.00 pontos. John John passou a buscar 8.16 para ser líder do confronto.

John John usou a prioridade e surfou sua segunda onda a 3 minutos do fim. Ele decolou com reverse na direita, executou duas batidas e depois fez curvas sem expressão em partes cheias da onda. Italo usou a prioridade perto do fim e errou um aéreo. A bateria terminou e a nota do havaiano foi divulgada. Com 8.33 pontos ele pulou para a primeira posição e venceu a primeira disputa da decisão masculina.

Segunda final – Italo chegou no critério excelente no primeiro minuto da segunda final masculina. O brasileiro executou fortes manobras para conquistar 8.17 pontos. John John deu o troco cinco minutos depois. O havaiano abriu a atuação com um layback poderoso e depois fez outros cinco ataques para marcar 9.70 pontos.

O havaiano voltou a aprontar aos 19 minutos. Com outra boa atuação de frontside, John John colocou mais 8.43 pontos no somatório e deixou o brasileiro na busca de 9.96 para assumir a primeira posição. Italo respondeu com 8.13, mas a nota não mudou sua situação no confronto. O brazuca não teve oportunidades para reverter o resultado e terminou o ano como vice-campeão mundial.

“Os últimos 7 anos foram muito difíceis, com tantas lesões e estou chorando de emoção”, disse John John Florence. “Minha família, minha esposa, meu filho, minha equipe, todos, eu não poderia conseguir isso sem eles, por causa das tantas lesões e dias ruins nestes últimos anos. Foi uma jornada difícil chegar aqui e é muito bom vencer novamente. A lista de nomes que têm três títulos mundiais é incrível, então é muito bom fazer parte disso agora. Estou feliz por empatar com o Gabe (Gabriel Medina), porque ele é um competidor muito forte e somos da mesma geração, entramos no CT no mesmo ano”.

Caminho de Italo até a decisão – Italo começou o WSL Finals na primeira bateria masculina do evento. O confronto teve início nas direitas. Italo abriu o confronto aos 2 minutos com duas manobras de backside que valeram 4.17 pontos. Ethan trabalhou aos 4 e anotou 8.33 com três ataques expressivos de frontside. O brasileiro também atuou na série e com 10 manobras em sequência colocou mais 7.67 no somatório.

Ethan usou a prioridade aos 11 minutos e colocou mais 5.67 no placar. Italo tentou responder nas esquerdas. Antes da última onda do adversário, o brasileiro havia executado duas rasgadas (4.17) e depois voou, mas não completou a manobra. Ele precisava de 6.34 para vencer o duelo.

Italo Ferreira sobrevoa Trestles durante o WSL Finals 2024.

Italo tentou a virada a 10 minutos do fim. O campeão mundial de 2019 usou a prioridade e atuou de backside. Ele rasgou, bateu chutando a rabeta por cima da crista, bateu novamente e executou outra pancada com reverse na junção espumada. A atuação valeu 5.73, nota que não mudou sua situação na bateria.

O brasileiro partiu para os aéreos nas esquerdas e a 6 minutos do fim voou duas vezes com reverse e e entre as manobras acertou uma batida. Com 7.00 pontos ele assumiu a liderança. Ethan respondeu logo depois numa direita, mas não mudou o placar.

O brasileiro usou a prioridade a 4 minutos do fim e acertou 4 ataques, porém a nota 6.53 pontos não entrou no somatório. Os dois atuaram quase no minuto final. Ethan usou a prioridade e executou 8 manobras. Italo pegou a direita seguinte e voou alto com reverse. O aussie precisava de 6.34 e conquistou 6.50 pontos para assumir a liderança. O brasileiro passou a buscar 7.17 e retomou a primeira posição com 7.80 pontos. Ethan se despediu do evento e terminou o ano em quinto lugar no ranking.

O segundo passo – A segunda batalha de Italo Ferreira no WSL Finals 2024 foi contra o australiano Jack Robinson. O brasileiro começou melhor. Italo anotou 6.00 com um aéreo de frontside e logo depois usou as manobras de borda para adicionar 4.50 ao somatório. Jack largou com notas baixas (2.00 e 0.83). A disputa ficou morna e o brasileiro mexeu no placar aos 11 minutos com dois aéreos reverse numa esquerda. A performance valeu 5.83 pontos.

Aos 13 minutos os dois surfaram. Jack usou a prioridade e foi na direita e Italo partiu para a esquerda. O australiano diminuiu a diferença com 4.67 e Italo, que decolou com reverse três vezes, não alterou sua pontuação (5.27). Na volta para o pico os dois chegaram a entrelaçar os braços e o brasileiro reclamou. Italo ficou com a prioridade. Jack buscava 7.16 para vencer.

Italo Ferreira no caminho da decisão.

Italo deu mais um golpe no adversário aos 23 minutos. O atleta executou três batidas de backside em sequência, colocou mais 7.00 no somatório de deixou Jack na busca de no mínimo 8.33 para seguir vivo na prova.

Os dois atletas entraram em ação a 6 minutos do fim. Jack usou a prioridade e foi para a direita (5.27). Italo foi para a esquerda (6.27). Eles voaram e mexeram no placar. Dois minutos depois cada um foi para um lado novamente. Jack errou uma decolagem e Italo acertou o voo para conquistar 7.57 e deixar o aussie precisando de 9.30 para vencer. Eles não atuaram até o fim do confronto. Jack terminou o ano em quarto lugar no ranking e Italo avançou para enfrentar o norte-americano Griffin Colapinto.

Luta por vaga na decisão – Italo colocou o Brasil na final da categoria masculina após passar por Griffin Colapinto numa bateria de muita emoção no último minuto. O brasileiro surfou no primeiro dos 35 minutos de confronto. Ele remou como se fosse para a direita e Griffin desistiu da onda, então o brasileiro foi para a esquerda e executou duas rasgadas, um floater e um aéreo reverse para anotar 5.67 pontos. Griffin atuou logo depois também numa esquerda e acertou dois ataques para largar com 3.00 pontos. O norte-americano não demorou para surfar novamente. Dessa vez ele foi para a direita e anotou 5.17 com rasgada, floater e batida com reverse.

Os dois atuaram em direitas numa série aos 10 minutos. Italo usou a prioridade e foi na primeira onda. O brazuca bateu forte três vezes antes de rasgar e executar um cutback. Griffin executou mais manobras, porém a onda teve menos partes críticas. Italo anotou 7.60 e Griffin 7.33 pontos.

Italo Ferreira caminha para o palanque enquanto espera o resultado da bateria.

Italo tentou aumentar a vantagem aos 13 minutos. Ele usou a prioridade e atuou de backside, mas não mexeu no placar (4.70). Griffin ficou no pico com o direito de escolha de onda. Ele buscava 5.95 pontos para vencer. O brasileiro aumentou um pouco mais a diferença aos 19 minutos e deixou Griffin na necessidade de 6.05 para ser finalista do evento.

Os atletas surfaram a mesma onda aos 21 minutos. Griffin usou a prioridade e foi na direita, enquanto Italo entrou na esquerda. O norte-americano soltou as manobras na onda que foi longa e anotou 5.87 pontos. O brazuca teve um percurso menor, mas teve um aéreo reverse no repertório e conquistou 5.90 para se manter na liderança. Italo voltou antes para o pico e ficou com o direito de escolha de onda. Griffin precisava de 6.18 para assumir a liderança.

A bateria ficou morna até o minuto final. Italo usou a prioridade e Griffin foi na segunda direita da série. Os dois espremeram as ondas até o fim. O brasileiro anotou 6.87 e deixou Griffin na necessidade de 7.15 pontos. A tensão ficou no ar. O primeiro dos cinco juízes não deu a virada, o segundo deu, o terceiro não, o quarto sim, o quinto não deu e a nota 7.00 colocou Italo na decisão do título mundial. Griffin se despediu do circuito 2024 em terceiro lugar no ranking.

WSL Finals 2024

Categoria Masculina

Bateria 1

Italo Ferreira (BRA) 15.47 x 14.83 Ethan Ewing (AUS)

Bateria 2

Italo Ferreira (BRA) 14.57 x 9.94 Jack Robinson (AUS)

Bateria 3

Italo Ferreira (BRA) 14.47 x 14.33 Griffin Colapinto (EUA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Bateria 1

John John Florence (HAV) 15.50 x 15.33 Italo Ferreira (BRA)

Bateria 2

John John Florence (HAV) 18.13 x 16.30 Italo Ferreira (BRA)

Categoria Feminina

Bateria 1

Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.74 x 9.40 Molly Picklum (AUS)

Bateria 2

Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.77 x 13.17 Brisa Hennessy (CRI)

Bateria 3

Caroline Marks (EUA) 14.20 x 13.83 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Bateria 1

Caroline Marks (EUA) 17.43 x 16.87 Caitlin Simmers (EUA)

Bateria 2

Caitlin Simmers (EUA) 18.37 x 14.17 Caroline Marks (EUA)

Bateria 

Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)

WSL Finals 2024

Categoria Masculina

Bateria 1

Italo Ferreira (BRA) 15.47 x 14.83 Ethan Ewing (AUS)

Bateria 2

Italo Ferreira (BRA) 14.57 x 9.94 Jack Robinson (AUS)

Bateria 3

Italo Ferreira (BRA) 14.47 x 14.33 Griffin Colapinto (EUA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Bateria 1

John John Florence (HAV) 15.50 x 15.33 Italo Ferreira (BRA)

Bateria 2

Italo Ferreira (BRA) x John John Florence (HAV)

Categoria Feminina

Bateria 1

Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.74 x 9.40 Molly Picklum (AUS)

Bateria 2

Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.77 x 13.17 Brisa Hennessy (CRI)

Bateria 3

Caroline Marks (EUA) 14.20 x 13.83 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Bateria 1

Caroline Marks (EUA) 17.43 x 16.87 Caitlin Simmers (EUA)

Bateria 2

Caitlin Simmers (EUA) 18.37 x 14.17 Caroline Marks (EUA)

Bateria 

Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)