WSL Finals 2023

Voar para vencer

WSL envia e-mail para atletas que disputam WSL Finals 2023 com critérios de julgamento e aéreos devem ser melhor caminho para título mundial.

0
Valorização do aéreo favorece o surfe progressivo de Filipe Toledo.

Velocidade, força e fluidez. Essas três palavras sempre são usadas pela WSL para definir os critérios de avaliação para as etapas do circuito mundial. Mas para o evento que define os campeões mundiais da temporada uma manobra ganhou grande destaque: o aéreo.

Clique aqui para conhecer o formato do WSL Finals 2023

O WSL Finais reúne os cinco melhores homens e as cinco melhores mulheres do CT 2023 nas ondas de Lower Trestles, Califórnia (EUA), a partir da próxima sexta-feira (8). Segundo a liga, o pico tem “uma onda de alto desempenho que oferece múltiplas seções e rampas em ambas as direções que permitem aos surfistas realizar uma grande variedade de manobras. Inovação e progressão em conjunto com a utilização de velocidade, potência e fluidez pelo surfista são fatores-chave para pontuações mais altas. Lowers é o local para ver os níveis de surfe de alto desempenho aumentados”.

Clique aqui e veja como funciona a bancada de Lower Trestles

Essas frases foram enviadas por e-mail para os dez finalistas, junto com os critérios para a competição. É aí que entra o aéreo, manobra que pode ser o melhor caminho para os títulos. Segundo a WSL, os voos inovadores com o mais alto nível de dificuldade e técnica serão bem recompensados, especialmente se realizados em seções críticas ou em combinação com manobras de borda. Os aéreos, assim como manobras progressivas, se realizados na primeira seção da onda, e em combinação com outros grandes movimentos, também podem render notas no critério excelente.

O aéreo é um atalho para a vitória, mas não é qualquer voo que poderá determinar um resultado a favor do atleta. Essas decolagens, assim como manobras progressivas, precisam ter um alto grau de dificuldade e técnica para valerem notas a partir da casa dos oito pontos.

Os juízes vão considerar alguns fatores nos aéreos para que ele rendam notas altas, como altura, distância percorrida, velocidade e ângulo de rotação, aterrissagem e o quanto crítica foi a seção que serviu de rampa. A WSL também deixa claro que qualquer perda de controle e tempo prolongado para finalizar um manobra podem afetar a pontuação dos surfistas. Somente serão pontuadas as manobras completas. A WSL entende como manobra completa aquela que o surfista continua na onda, na frente da espuma, e com o corpo centralizado sobre a prancha.

Clique aqui para ver a previsão das ondas para a etapa

Apesar de todo esse apelo em cima do aéreo para uma disputa realizada em Lower Trestles, de acordo com o critério para o WSL Finals 2023 a combinação de manobras explosivas em partes críticas, com velocidade e potência, também podem render boas notas. Para tanto, o surfista deve mostrar o alto grau de dificuldade e também variação nos ataques.

O WSL Final 2023 começa na próxima sexta-feira e o Brasil será representado por Filipe Toledo e João Chianca. A primeira chamada acontece às 11h (de Brasília).

Critérios da World Surf League para o Finals 2023

● Aéreos inovadores e com o mais alto nível de dificuldade e tecnicidade serão as manobras mais recompensadas, especialmente quando realizadas em trechos críticos ou durante uma combinação de curvas.

● Grandes aéreos e manobras progressivas quando realizadas na primeira seção, seções críticas e dentro de uma combinação serão altamente recompensadas.

● Os aéreos simples ou manobras progressivas precisam ter um grau de dificuldade e tecnicidade muito alto para serem pontuados na faixa excelente.

● Combinar manobras importantes, explosivas e difíceis no crítico, ou acima da linha do lip, com velocidade e potência extra, maximizando o grau de dificuldade e mostrando variedade nessas combinações.

● Ao analisar os aéreos, os juízes levarão em consideração fatores como altura, distância percorrida, velocidade/ângulo de rotação, dificuldade, aterrissagem e o quanto críticas são as seções em que são executadas.

● A perda de controle e o tempo prolongado para sair das manobras podem afetar a pontuação do surfista. Somente serão pontuadas as manobras que os juízes considerarem completas. Para que as manobras nas seções fechando sejam consideradas completas, o surfista deve continuar na frente da espuma, impulsionado para a frente e o corpo centralizado sobre a prancha.

Clique aqui para saber como assistir ao vivo

WSL Finals 2023

Categoria Masculina

Bateria 1

Jack Robinson (AUS) x João Chianca (BRA)

Bateria 2

Vencedor da Bateria 1 x Ethan Ewing (AUS)

Bateria 3

Vencedor da Bateria 2 x Griffin Colapinto (EUA)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Vencedor da Bateria 3 x Filipe Toledo (BRA)

Categoria Feminina

Bateria 1

Caitlin Simmers (EUA) x Molly Picklum (AUS)

Bateria 2

Vencedor da Bateria 1 x Caroline Marks (EUA)

Bateria 3

Vencedor da Bateria 2 x Tyler Wright (AUS)

Disputa do título mundial (Melhor de 3)

Vencedor da Bateria 3 x Carissa Moore (HAV)