CT 2019

Três homens e dois convites

Kelly Slater, John John Florence e Caio Ibelli disputam duas vagas de wildcard do Championship Tour 2019. Quem deve levar a melhor?

0
Desfalque em oito etapas do Tour, Caio Ibelli briga por uma vaga de wildcard na próxima temporada.

A disputa pelos dois wildcards da World Surf League para o Championship Tour 2019 vem dando o que falar, e promete gerar ainda mais discussões em dezembro, quando os felizardos forem oficializados.

Kelly Slater, John John Florence e Caio Ibelli estão no páreo, e a WSL vai analisar os relatórios médicos de cada atleta.

Dono de 11 títulos mundiais, Slater sofreu uma lesão complicada no pé no ano passado, durante a etapa em Jeffreys Bay, África do Sul. De lá para cá, o americano participou de apenas três etapas do Tour (Pipeline, no ano passado, J-Bay e Surf Ranch, este ano), além de algumas sessions de free surf, como em Fiji.

O segundo a sofrer uma lesão foi Caio Ibelli, que fraturou o pé no início deste ano, em Margaret River, Austrália, palco da terceira etapa. Desde então, o brasileiro ficou fora de 8 etapas do Championship Tour.

Por último, o bicampeão mundial John John Florence sofreu uma grave lesão no joelho também durante um treino, em Keramas, Indonésia, palco da quinta etapa, perdendo os cinco eventos seguintes.

Como perdeu 8 eventos e não tinha a mínima condição de disputar uma bateria, sequer de treinar – diferentemente de Slater -, Caio Ibelli teria mérito de sobra para ganhar uma das vagas. Porém, o brasileiro enfrenta uma concorrência pesadíssima. De um lado, o maior surfista de todos os tempos. Do outro, o bicampeão mundial e um dos surfistas mais badalados da atualidade.

John John Florence e Kelly Slater: concorrência pesadíssima para o brasileiro.

Durante a perna europeia do Tour, o Waves apurou que John John Florence e Kelly Slater são os mais cotados aos wildcards, e que a WSL estuda a possibilidade de colocar Caio Ibelli como primeiro alternate em 2019, deixando o brasileiro como prioridade caso qualquer vaga surgisse durante o ano.

Nos bastidores, especulou-se também a possibilidade de John John abrir mão do Tour. O havaiano estaria desanimado com a rotina de viagens e baterias.

Outro forte boato que circulou foi a chance de Slater passar por uma cirurgia no pé, já que o americano não tem conseguido se livrar das dores, apesar de esporadicamente surfar em condições especiais.

Ainda temos algumas semanas de especulações pela frente. Pra você, quem merece as vagas?

A situação é bem complicada para a WSL, mas os comissários da Liga podem tirar um peso enorme das costas se Slater ou John John vencer o Pipe Masters, garantindo vaga diretamente pelo ranking do CT (a depender do resultado de outros atletas que também brigam pela permanência).