Championship Tour

Tops em quarentena

Atletas da elite mundial já estão na Austrália e ficarão isolados por 14 dias em hotel de Sydney.

0
Italo Ferreira durante o Pipe Masters, etapa que abriu o Championship Tour 2021. Foto arquivo:

Sem a presença de Kelly Slater e Caroline Marks, o voo fretado pela WSL com os Tops da elite mundial saiu de Los Angeles (EUA) no último sábado (6) e já desembarcou em Sydney, onde os atletas que não são australianos ficarão isolados em quarentena obrigatória dentro de um hotel por 14 dias.

Uma grande logística foi preparada pela WSL, em acordo com os governos dos estados de New South Wales e West Australia, para promover quatro etapas do Championship Tour no país. Vale lembrar que as fronteiras da Austrália estão fechadas para estrangeiros durante a pandemia de Covid-19.

Os 11 brasileiros que fazem parte da elite mundial masculina, além de Tatiana Weston-Webb, da feminina, também estão confinados em Sydney e até o momento confirmados para a etapa inicial da perna australiana, que começa a partir de 1º de abril em Merewether Beach, Newcastle.

Depois, os Tops seguem no estado de New South Wales para outra novidade no calendário, a disputa em North Narrabeen, Sydney, de 16 a 26 de abril. Em seguida, no mês de maio, o CT desembarca no oeste australiano para mais dois eventos: o Margaret River Pro, entre os dias 2 e 12, e o inédito Rottnest Search, em Rottnest Island, com janela de espera entre os dias 16 e 26.

Dentre os protocolos de combate à Covid-19 estabelecidos pela WSL, estão o número limitado de espectadores por evento e o acesso restrito ao público em geral nas praias. Na disputa de Newcastle, por exemplo, serão permitidas no máximo 3 mil pessoas na praia, mas esse número pode diminuir dependendo da situação da doença. Já em Rottnest Island, que é uma reserva natural, não haverá público na areia.

A Austrália é um dos países que melhor têm conseguido controlar a pandemia de Covid-19. Com o fechamento das fronteiras externas e internas, além da proibição da entrada de estrangeiros no país, foram registrados pouco mais de 29 mil casos e menos de mil mortes em uma população de 25 milhões de pessoas.

O atual líder do ranking mundial é o havaiano John John Florence, que venceu a etapa de abertura do Tour, realizada no último mês de dezembro em Pipeline. Gabriel Medina aparece na vice-liderança, enquanto Italo Ferreira e Kelly Slater, que desfalca a etapa de Newcastle por lesão, dividem o terceiro lugar.

Confira abaixo alguns momentos compartilhados pelos Tops brasileiros nas redes sociais: