WSL

Etapa no Oriente Médio?

Construção de piscina de ondas nos moldes do Surf Ranch em Abu Dhabi, Emirados Árabes, levanta rumores sobre possível realização de etapa do circuito mundial no Oriente Médio.

0
Kelly Slater em ação no projeto idealizado por ele próprio, o Surf Ranch de Lemoore, Califórnia (EUA).

A etapa do CT 2023 realizada na piscina de ondas de Lemoore, Califórnia (EUA), está próxima de acontecer e o Surf Ranch tem sido o principal assunto no mundo do esporte dos reis. Mas o motivo não é só o evento. A possível realização de uma prova da WSL nos Emirados Árabes também entrou em pauta, já que um local de ondas artificiais com a mesma tecnologia estaria sendo construído no Oriente Médio.

A notícia sobre a construção de um Surf Ranch, que estaria acontecendo em Abu Dhabi, foi publicada no site StabMag.com, e logo levantou rumores sobre a ida dos melhores do mundo para os Emirados Árabes. E o mais impactante: o evento poderia até vir a ser o WSL Finals e decidir os campeões mundiais da temporada.

A piscina de ondas de Kelly Slater apareceu para o mundo em 2015 e no ano seguinte a WSL adquiriu a maior parte do negócio. Segundo a maior entidade do surfe mundial, o empreendimento é um sucesso e funciona com capacidade completa durante todo o tempo.

Nos anos seguintes a WSL divulgou planos de levar a tecnologia para outras partes do mundo, inclusive o Brasil, porém isso não aconteceu. Algum tempo depois o discurso mudou e a ideia passou a ser escolher locais de maneira seletiva.

Ainda segundo a reportagem da Stab, a WSL teria comprado um terreno por US$ 6,5 milhões em Cocoa Beach, Flórida (EUA), cidade natal de Kelly Slater, no ano de 2017, porém o alto nível do lençol freático inviabilizou a construção. O custo para construir o Surf Ranch foi estimado em US$ 30 milhões, mas não se sabe exatamente qual o preço para novos projetos com a tecnologia.

Ao contrário do que é falado pela WSL, segundo uma fonte da Stab, o Surf Ranch tem baixa demanda, e o motivo seria a pouca capacidade de produzir ondas. Enquanto a tecnologia WaveGarden é capaz de produzir por volta de até mil ondas por hora, a piscina de Lemoore gera entre 12 e 25.

A localização exata da construção do Surf Ranch nos Emirados Árabes ainda é incerta. Segundo informações, a piscina está sendo feita em Abu Dhabi, na Ilha Al Hudayriat. O lançamento pode acontecer nos próximos meses, porém ainda não existe nada de oficial, muito menos se o Oriente Médio pode sediar uma etapa da WSL nos próximos anos, apesar de ser essa a informação que circula nos bastidores. A ver…