Julgamento

WSL emite nota

WSL emite nota de esclarecimento após Gabriel Medina pedir clareza nos critérios de julgamento.

0
Erik Logan, CEO da WSL.

Esta segunda-feira (29) foi um dia cheio de questionamentos e reclamações, principalmente de brasileiros, a respeito do julgamento da WSL. Algumas baterias do Surf Ranch Pro tiveram resultados polêmicos e o post de Gabriel Medina nas redes sociais, pedindo clareza no critério de avaliação dos atletas, acirrou ainda mais os ânimos dos amantes do surfe.

No início da noite a WSL emitiu uma nota de esclarecimento. Segundo a entidade, os critérios para o Surf Ranch Pro foram fornecidos para os atletas antes do início da competição. A liga mundial também informou que irá “manter o trabalho de comunicação para sempre aprimorar o esporte e a transparência entre os juízes”.

Confira a nota na íntegra:

Estamos comprometidos em continuar trabalhando para o crescimento do esporte no Brasil, apoiando nossos surfistas, fãs e staff por meio de eventos, parcerias e engajamento com a comunidade. A WSL existe para apresentar os melhores surfistas do mundo competindo nas melhores ondas do mundo.

Integridade e justiça são fundamentais em tudo o que fazemos. Nas competições da WSL, um painel de cinco juízes e um head judge avaliam cada onda de forma independente. Eles analisam todas as ondas em tempo real e é utilizado um sistema de replay dedicado, com ângulos de câmera adicionais além do que os fãs veem na transmissão.

Os competidores recebem os critérios de julgamento antes de cada dia de competição, descrevendo as diretrizes de pontuação com base no local da etapa e nas condições das ondas. O surf é um esporte subjetivo em constante evolução e encorajamos um debate construtivo sobre a progressão do nosso esporte e os critérios usados para julgar nossas competições.

Para o Surf Ranch Pro, os critérios de julgamento foram fornecidos a todos os surfistas no dia 20 de maio, antes dos dias de treino e da competição. Todos os competidores tiveram a oportunidade de discutir os critérios antes da competição e após suas baterias com a equipe de Tours e Competições.

Iremos manter nosso trabalho de comunicação para sempre aprimorar o esporte e a transparência entre os juízes, atletas e regras de competição para que todos possam fortalecer o crescimento exponencial do surfe profissional no Brasil e no mundo.

World Surf League.