Julgamento

Medina pede clareza no julgamento

Tricampeão comenta sobre os critérios de julgamento da WSL após participação no Surf Ranch Pro. "Falta de clareza e inconsistência na definição das notas".

0
Gabriel Medina deixa clara a insatisfação contra a WSL.

O tema julgamento segue em alta no surfe e ganhou ainda mais força após o término do Surf Ranch Pro. Quinto colocado na etapa, após perder nas quartas de final para o australiano Ethan Ewing num dos resultados polêmicos da competição, Gabriel Medina pediu urgência no  esclarecimento dos critérios num post nas redes sociais.

Para o tricampeão mundial falta clareza nas notas e estão recompensando uma pegada mais simples nas performances. Segundo o atleta, treinadores já conversaram com representantes da WSL, porém a entidade sempre opta por apenas se defender com argumentos fracos.

Gabriel Medina (11,1 milhões) tem quase o triplo de seguidores no Instagram em relação à Liga Mundial (3,9 milhões). O campeão do Surf Ranch Pro foi o norte-americano Griffin Colapinto que venceu Italo Ferreira na final, em outra bateria com resultado contestado.

Confira abaixo o post do surfista:

Caro WSL,

Por favor, entenda a importância desta discussão.

O surf é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia.

No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante.

Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte.

Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte.

Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos.

A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte.

Obrigado,
Gabriel Medina e todo Brasil 🇧🇷 .