Championship Tour

Snapper em xeque

Depois de Bells Beach, etapa da Gold Coast também pode deixar o calendário do Championship Tour 2021.

0
Michel Bourez durante o Quiksilver Pro de 2018 na Gold Coast.

Depois da saída de Bells Beach, outro tradicional evento do Championship Tour pode ficar de fora do calendário desta temporada. De acordo com o jornal local Gold Coast Bulletin, o campeonato em Snapper Rocks não deverá ser realizado neste ano depois de um desacordo financeiro entre o governo de Queensland e a WSL.

Assim como o estado de Victoria, o governo de Queensland teria se recusado a pagar os custos da “bolha”, que reúne todos os protocolos de quarentena propostos pela WSL. Assim, a entidade já estaria procurando locações alternativas no estado de New South Wales, que recentemente teve a etapa em Merewether Beach, Newcastle, confirmada para o dia 1º de abril.

A World Surf League ainda não se pronunciou sobre o tema e ainda mantém as etapas da Gold Coast e Margaret River no calendário da perna australiana desta temporada.

Ainda de acordo com a publicação, o estado Queensland teria oferecido à WSL cerca de 500 mil dólares australianos para sediar o evento, mas New South Wales e West Australia (Margaret River) estariam dispostas a desembolsar mais de 5 milhões para receber uma etapa do Tour.

Em depoimento ao Gold Coast Bulletin, Stirling Hinchliffe, ministro estadual do turismo de Queensland, se mostrou desapontado com a forma como a WSL conduziu as negociações.

“Estou menos decepcionado com o governo de New South Wales do que com a decisão da WSL de buscar dólares a curto prazo em detrimento à tradição do surfe”, diz Hinchliffe. “A WSL deixou claro que a realização do evento em Snapper Rocks este ano estava condicionada ao governo de Queensland pagar a conta da quarentena dos competidores internacionais do Championship Tour”, afirma.

“As despesas de quarentena para eventos esportivos em Queensland sempre foram de responsabilidade do organizador”, seguiu Hinchliffe. “Se foi isso que New South Wales concordou em pagar para atrair a WSL, então os contribuintes deste estado, que pagaram pela quarentena do hotel do próprio bolso, devem pedir um reembolso”, dispara o ministro.

A partir do dia 1º de abril, a elite mundial desembarca em Newcastle para a segunda etapa do Championship Tour. Depois disso, o Tour segue para Margaret River, oeste do país, e por enquanto finaliza a perna australiana em Snapper Rocks, na Gold Coast. As datas desses dois últimos eventos ainda não foram confirmadas.

Para realizar os eventos na Austrália, a WSL precisou entrar em acordo com o governo do país e fará um voo fretado com os atletas em março, a partir de Los Angeles (EUA), com destino a Sydney. Ao desembarcarem na Austrália, todos serão colocados em quarentena obrigatória por 14 dias em um hotel pré-determinado pelo governo.