Saquarema Pro 2023

Samuel Pupo vence em Itaúna

Samuel Pupo comemora segunda vitória no CS 2023. Título no Saquarema Pro faz atleta terminar em segundo lugar no ranking. Ele e Deivid Silva estão garantidos na elite.

0
Samuel Pupo é o campeão do Saquarema Pro 2023.

Uma vitória na primeira etapa e outra na última. Esse foi o trajeto de Samuel Pupo no Challenger Series 2023, finalizado neste sábado (21) na Praia de Itaúna. Título no Saquarema Pro leva surfista ao vice-campeonato no circuito. Samuel chegou ao último dia do evento já confirmado na elite, e no caminho até a final ajudou Deivid Silva a também ser confirmado no tour dos melhores do mundo. Entre as mulheres, a campeã nas ondas um pouco irregulares e balançados de 1,5 metro com séries maiores foi a canadense Erin Brooks.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A decisão masculina começou e logo nos primeiros minutos Mihimana Braye anotou 5.00 e Samuel 6.17 pontos. O taitiano que compete pela França seguiu ativo e conquistou mais 4.33. Aos 15 minutos ele bateu pra ganhar uma seção e atacou a junção.

O brasileiro respondeu rápido. Samuel foi pra liderança e abriu distância no placar aos 17 minutos. O surfista pegou uma direita e de frontside bateu, rasgou duas vezes e acertou mais uma pancada. A performance valeu 8.00 pontos e Mihimana passou a necessitar de 9.17 para vencer. O taitiano usou a prioridade quando restavam seis minutos e diminuiu a diferença com 5.93. Ele passou a necessitar de 8.24 para ser o campeão da prova, porém o tempo passou, ele não conseguiu a virada e terminou a prova como vice-campeão.

Samuca começou 2023 classificado para o CT, porém caiu no corte de meio de temporada. Ele reagiu rápido e venceu a primeira prova do CS, disputada na Gold Coast, Austrália. Porém nos quatro eventos seguintes não teve bons resultados. Com isso ele veio para o Brasil na necessidade de passar algumas baterias. O atleta venceu o Saquarema Pro, colocou mais 10.000 pontos no ranking e finalizou a temporada em segundo lugar.

“É uma emoção gigante. O campeonato foi muito longo, consegui fazer ótimas baterias e mais uma boa na final, então estou muito feliz pela vitória”, disse Samuel Pupo. “Eu achei uma direita que estava difícil de entrar hoje, mas senti que estava bem conectado e foi onde tirei minha maior nota. O mar ficou bem difícil e esse lugar é muito especial para mim. Eu fiz uma final no ano passado aqui, com o Filipe (Toledo) no CT e fiquei em segundo, então agora ganhar esse campeonato foi demais”.

Deivid garantido no CT – Samuel enterrou as chances de Marco Mignot garantir vaga na elite nas quartas de final. A vitória colocou Deivid Silva no CT 2024. O francês precisava ser o campeão do Saquarema Pro 2023 para superar o brasileiro no ranking, porém ficou em quinto lugar. Marco colocou 7.17 pontos no somatório, mas logo depois, aos nove minutos, Samuel rasgou e bateu forte na junção para anotar 8.50 e assumir a liderança. Alguns minutos depois o brasileiro inseriu 5.50 no somatório com três manobras numa esquerda menor e deixou o francês na necessidade de 6.84 para seguir vivo na competição. Perto do minuto final o francês usou a prioridade. Marco rasgou e bateu forte duas vezes, mas os 6.33 não alteraram o resultado e ele foi eliminado.

“Eu nem consegui dormir essas últimas noites e fiquei até doente, por conta da pressão desses resultados. Eu fiquei em casa mais tranquilo, porque é difícil torcer contra, então deixei tudo nas mãos de Deus. Acho que era pra ser desse jeito, então estou muito amarradão por estar de volta ao CT. Vai ser um ano incrível, quero mostrar mais do que posso fazer e estou feliz também pelo Samuel (Pupo) ter conseguido a classificação. Na verdade, muito obrigado ao Samuel pela vaga e vamos com tudo, seguir treinando forte que no começo do ano tem mais”.

Semi entre Samuel e Eli – Samuel passou para a semifinal e enfrentou Eli Hanneman. A primeira metade da bateria teve pouca ação, com apenas três ondas surfadas e notas baixas. A melhor foi de haaviano, que anotou 3.00 pontos numa esquerda. A disputa seguiu num ritmo lento, até que aos 19 minutos o brasileiro executou cinco manobras, sendo três batidas as melhores, para marcar 6.00. O havaiano respondeu três minutos depois com uma forte batida na junção. A performance valeu 5.00 e Eli passou a necessitar de 3.24 para ser finalista da etapa.

A virada aconteceria aos 27 minutos. Eli surfou sem a prioridade e com uma rasgada e uma potente batida marcou 7.00 pontos, porém Samuel atuou dois minutos depois. O brasileiro executou quatro rasgadas e uma batida para colocar 7.50 no placar. O havaiano voltou pro pico com a prioridade. Ele precisava de 6.51. Samuel ainda surfou outras duas ondas, mas não alterou o somatório. Eli esperou por uma boa onda que não apareceu e acabou eliminado, finalizando o Saquarema Pro 2023 em terceiro lugar.

Samuel Pupo ataca a esquerda do Point de Itaúna.

O caminho de Mihimana – O taitiano Mihimana Braye também teve que passar por duas fases para chegar na decisão. Ele dominou praticamente toda a bateria de abertura das quartas de final masculinas. Até os dois minutos finais ele havia conquistado as três maiores notas do duelo, sendo 7.83 e 7.00 pontos as maiores. Shion Crawford tentou reagir quando restavam dois minutos. O havaiano precisava de 14.83 para vencer e marcou 7.60 numa atuação de backside, porém não teve mais tempo de surfar outra onda boa e terminou o evento em quinto lugar.

Mihimana começou bem a semifinal. O surfista largou com 4.50 pontos, depois conquistou as notas 5.33 e 6.17. Crobsy Colapinto só surfou uma onda nos 15 minutos iniciais e tinha apenas 1.83. O norte-americano precisava de 9.67 para ser finalista do Saquarema Pro 2023. Ele passou a ficar mais ativo, mas nas três ondas seguintes conseguiu 2.77 como melhor nota. A diferença caiu um pouco (8.73), mas ainda era alta.

Crosby fez sua melhor apresentação na disputa quando restavam cinco minutos para o fim. Ele achou uma esquerda intermediária, mas longa, e fez alguns ataques, sendo o melhor uma forte batida. A atuação valeu 4.37 pontos. O surfista ainda teve tempo de voltar para o pico e pegar uma onda, porém ela fechou e ele foi eliminado.

Mihimana Braye termina etapa em segundo lugar.

A queda de Michael – Além de Samuel, o outro brasileiro que competiu no dia foi Michael Rodrigues. Ele precisava passar das quartas de final para confirmar sua vaga no CT 2024. Ele começou ativo a bateria e no segundo minuto da disputa entrou em sua segunda onda. A esquerda era uma intermediária e abriu uma longa parede. O brazuca executou três rasgadas e duas batidas para anotar 6.00 pontos. Eli abriu com 3.50 e aos sete minutos acertou duas manobras para conquistar 4.17. O brazuca foi pra liderança aos 12 minutos. Michael executou uma rasgada forte e caiu no segundo ataque de backside. A nota foi 5.23 pontos.

Aos 16 minutos o havaiano deu um duro golpe no brasileiro. Eli acertou duas batidas na esquerda, a segunda numa junção pesada. A performance valeu 8.33 pontos e deixou Michael na necessidade de 6.51 para vencer. O brazuca atuou na mesma série, mas os 5.60 não mudaram sua situação no confronto.

Os dois surfistas voltaram pro pico e a prioridade ficou com o havaiano. Eli remou numa esquerda e não conseguiu entrar. Com isso ele passou o direito de escolha de onda para Michael. O brasileiro surfou de backside, mas a esquerda não ofereceu boas seções para manobras. Logo depois ele voltou a atuar, teve várias oportunidades e soube aproveitar. Michael rasgou, bateu, depois rasgou novamente e acertou mais duas pancadas numa esquerda intermediária. A performance valeu 7.60 pontos e a liderança. Eli passou a buscar 5.27 para chegar nas semifinais.

Michael Rodrigues perde bateria e vaga no CT 2024.

A bateria chegou nos dois minutos finais com Eli na prioridade. O havaiano deixou o brasileiro surfar uma onda, que fechou, e entrou na seguinte. Eli voltou a executar duas manobras fortes e anotou 8.50 pontos. Michael ficou com um minuto e na necessidade de 9.23 para chegar na elite. O tempo passou, Michael não teve oportunidade e acabou fora do Saquarema Pro 2023 e do circuito da elite da próxima temporada. Quem comemorou muito o resultado foi Kade Matson, que garantiu uma vaga no CT 2024.

“Pois é, acabou o ano pra mim, mas estou amarradão, porque me superei esse ano em todos os aspectos. Eu dei meu máximo e estou muito orgulhoso de mim. Nem sabia que podia lidar com tanta pressão e me sinto pronto para os próximos desafios. Vou ter muito tempo para me preparar agora e espero voltar como uma máquina, para me classificar no próximo ano. Estou feliz, orgulhoso de mim e da minha equipe toda. A gente fez um trabalho excelente e às vezes não dá mesmo, mas estou feliz pra caramba”.

A campeã – A categoria feminina foi decidida entre a canadense Erin Brooks e a australiana Sophie McCulloch. Esse duelo valia vaga no Challenger Series 2024, já que entre as meninas quem termina entre a sexta e a décima colocação no ranking não precisa participar do QS regional para competir no tour de acesso è elite.

A decisão teve erros em finalizações das duas atletas e o resultado foi definido nos cinco minutos finais. Erin Brooks havia chegado perto da virada quando precisava de 3.33 e marcou 3.27 pontos. Logo em seguida ela voltou a atuar, rasgou, fez um cutback e bateu na junção para virar com 5.00. No minuto final ela ainda acertou uma batida poderosa com chute de rabeta, marcou 8.67 e confirmou a vitória.

“Estou muito feliz por ter me qualificado pro Challenger do próximo ano. Isso vai me dar mais tempo para trabalhar meu surfe e espero fazer alguns aéreos nas baterias do ano que vem”, disse Erin Brooks, que tem as manobras aéreas como arma. “A bateria não começou muito bem para mim, mas Deus me mandou ondas incríveis para eu vencer. A Sophie (McCulloch) é uma grande competidora e eu adorei Saquarema. Amei o lugar, as pessoas, a comida e as ondas aqui são muito divertidas”.

Saquarema Pro 2023

Final Masculina

Samuel Pupo (BRA) 14.17 x 10.93 Mihimana Braye (FRA)

Semifinal

1 Mihimana Braye (FRA) 11.50 x 7.14 Crosby Colapinto (EUA)

2 Samuel Pupo (BRA) 13.50 x 12.00 Eli Hanneman (HAV)

Quartas de final

1 Mihimana Braye (FRA) 14.83 x 12.27 Shion Crawford (HAV)

2 Crosby Colapinto (EUA) 14.57 x 12.30 Imaikalani deVault (HAV)

3 Eli Hanneman (HAV) 16.83 x 13.60 Michael Rodrigues (BRA)

4 Samuel Pupo (BRA) 14.00 x 13.50 Marco Mignot (FRA)

Final Feminina

Erin Brooks (CAN) 13.67 x 7.50 Sophie McCulloch (AUS)

Semifinal

1 Sophie McCulloch (AUS) 10.50 x 6.77 Francisca Veselko (POR)

2 Erin Brooks (CAN) 12.83 x 8.94 Nadia Erostarbe (ESP)

Quartas de final

1 Francisca Veselko (POR) 5.60 x 4.60 Kirra Pinkerton (EUA)

2 Sophie McCulloch (AUS) 15.17 x 8.84 Alyssa Spencer (EUA)

3 Nadia Erostarbe (ESP) 13.16 x 5.70 India Robinson (AUS)

4 Erin Brooks (CAN) 13.16. x 4.50 Sawyer Lindblad (EUA)

Ranking final do circuito Challenger Series 2023

Masculinos

Classificados para o CT 2024

1 Cole Houshmand (EUA) 28.065

2 Samuel Pupo (BRA) 23.400

3 Jacob Willcox (AUS) 22.035

4 Crosby Colapinto (EUA) 21.670

5 Eli Hanneman (HAV) 21.105

6 Imaikalani deVault (HAV) 19.185

6 Frederico Morais (POR) 19.185

8 Jake Marshall (EUA) 17.565

9 Kade Matson (EUA) 17.470

10 Deivid Silva (BRA) 17.120

Classificados para o CS 2024

11 Michael Rodrigues (BRA) 16.130

12 Mateus Herdy (BRA) 16.050

13 Jackson Baker (AUS) 16.045

14 Marco Mignot (FRA) 14.630

15 Jett Schilling (EUA) 13.205

16 Morgan Cibilic (AUS) 13.085

17 Joan Duru (FRA) 12.805

18 Nolan Rapoza (EUA) 12.030

19 Reef Heazlewood (AUS) 11.665

19 George Pittar (AUS) 11.665

Terão que competir no QS Regional para voltaram ao CS (até o 30º)

21 Jadson André (BRA) 11.465

22 Dimitri Poulos (EUA) 10.605

23 Jackson Bunch (HAV) 10.465

24 Mihimana Braye (FRA) 9.800

25 Justin Becret (FRA) 9.465

26 Alejo Muniz (BRA) 9.245

27 Mikey McDonagh (AUS) 9.240

28 Kauli Vaast (FRA) 9.045

29 Joel Vaughan (AUS) 8.820

30 Dylan Moffat (AUS) 8.620

Feminino

Classificadas para o CT 2024

1 India Robinson (AUS) 26.915

2 Sally Fitzgibbons (AUS) 26.430

3 Sawyer Lindblad (EUA) 25.865

4 Alyssa Spencer (EUA) 24.235

5 Isabella Nichols (AUS) 22.725

Classificadas para o CS 2024

6 Luana Silva (BRA) 20.610

7 Bronte Macaulay (AUS) 19.965

8 Nadia Erostarbe (ESP) 18.895

9 Erin Brooks (CAN) 18.345

10 Vahine Fierro (FRA) 17.765

Terão que competir no QS Regional para voltaram ao CS (até a 20ª)

11 Sophie McCulloch (AUS) 17.760

12 Elle Harrison (AUS) 17.470

12 Francisca Veselko (POR) 17.470

14 Sarah Baum (AFR) 16.130

15 Bella Kenworthy (EUA) 16.045

16 Teresa Bonvalot (POR) 14.705

17 Zahli Kelly (AUS) 13.005

18 Zoe Benedetto (EUA) 1.755

19 Kirra Pinkerton (EUA) 1.665

19 Macy Callaghan (AUS) 11.665

19 Daniella Rosas (PER) 1.665