Rip Curl Rottnest Search

Miguel acelera em Strickland

Miguel Pupo faz a maior nota do dia e avança com mais quatro brasileiros às oitavas do Rip Curl Rottnest Search.

0
Miguel Pupo faz a melhor apresentação do dia no Rip Curl Rottnest Search.

Cinco brasileiros estão classificados para as oitavas de final do Rip Curl Rottnest Search, e um deles deu show nesta quinta-feira (20). Miguel Pupo escovou uma esquerda com fortes manobras e conquistou a maior nota do dia, 8.33 pontos. Além dele, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Yago Dora e Italo Ferreira também avançaram para a fase dos 16 melhores da competição.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

O pico sede da prova australiana, Strickland Bay, funcionou com direitas e esquerdas de até 1,5 metro, com vento maral que dificultou a performance dos atletas durante grande parte do dia. Todos os duelos da quinta-feira foram no sistema de “overlapping heats”, com duas baterias de 44 minutos cada, sendo disputadas simultaneamente, e o de Miguel Pupo foi oitavo do Round 3.

No confronto brazuca, Caio e Miguel surfaram muitas ondas, 20 no total. Miguel se conectou melhor ao pico e soltou as manobras, chegando a arrancar 8.33 com três batidas, sendo a primeira de grande impacto.

Miguel também arrancou dos juízes mais duas notas 6.33 e ainda descartou 5.17, essas também maiores que todas as 11 conquistadas por Caio, que na melhor apresentação fez 3.67 pontos. Miguel avançou às oitavas de final, enquanto Caio saiu muito decepcionado da água e eliminado do evento.

“Eu sabia que precisava de duas ondas boas na bateria e foi isso que fiz. Vi o Gabriel (Medina) fazendo um aéreo na primeira onda dele e achei que deveria mandar um também, que valeu uma nota boa”, contou Miguel Pupo, que vai enfrentar o taitiano Michel Bourez nas oitavas de final. “Na real, estou bem feliz em poder surfar uma esquerda no circuito. Eu nem pensava em pegar direitas, mas acabei surfando uma e até tirei uma boa nota. É preciso estar com a mente aberta para qualquer situação em ondas como essas, então estou bem feliz em pegar uma esquerda da série, que deu para tirar uma nota alta (8,33)”.

Caio Ibelli faz bateria ruim e é eliminado.

Medina despacha convidado – Essa foi a primeira vitória brasileira no dia, mas logo veio outra. A nona disputa da fase teve Gabriel Medina contra Kael Walsh, convidado para o Rip Curl Rottnest Search. O mar estava bem mexido e os dois ficaram muito ativos. Das 12 ondas que surfou, Gabriel fez 5.57 numa direita e 5.23 numa esquerda nas melhores apresentações.

O australiano pegou ainda mais ondas, 14 no total, mas o máximo que conquistou de notafoi 4.50 pontos. Medina surfou em altíssima velocidade, mas a qualidade das ondas atrapalhou o show do brasileiro que avançou mesmo sem ter se distanciado no placar, porém foi o dono das cinco maiores notas do confronto.

“As ondas estão meio difíceis. Não sei se é a maré, ou o vento. De fora parece bonito, mas está difícil de surfar. Não gosto de baterias assim e espero ter mais oportunidades na próxima”, disse Gabriel Medina, que venceu o último evento da série Rip Curl Search em San Francisco, em 2011. “Sim, eu adoro esse troféu. É um dos meus favoritos que tenho em casa. Quando vi que ia ter o evento de novo, fiquei empolgado para ganhar outro. O meu primeiro já está bem velhinho, então quero tentar levar esse aqui. Espero continuar avançando e que tenha mais ondas nas próximas, para fazer o meu melhor nas baterias”.

Gabriel Medina supera convidado e está nas oitavas de final.

Italo e Adriano – Três disputas depois o campeão mundial foi pra água. Italo Ferreira foi outro brasileiro que encarou um convidado. Jacob Willcox até abriu bem, com 5.00, mas Italo foi melhor desde o início. Começou com 6.07 e depois foi trocando de notas. O brazuca escovou uma esquerda e anotou 6.67 e voou numa direta para conquistar 6.53 pontos. A vitória foi pelo placar de 13.20 a 9.10 pontos.

“Teve bastante ondas lá fora nessa bateria, então você consegue ter mais oportunidades para tentar ganhar notas boas e colocar pressão no seu oponente”, disse Italo Ferreira. “Eu me diverti bastante na bateria e é legal esse sistema (overlapping heats) quando tem muitas ondas entrando. Estou gostando muito de conhecer essa ilha. A gente tem andado de bike e estou me divertindo bastante. Está sendo bem bacana”.

O adversário de Italo nas oitavas vai ser Adriano de Souza, que nesta quinta-feira (20) parou o estiloso Ethan Ewing. O atleta fez as duas maiores notas da bateria, 5.33 numa direita e 5.93 numa esquerda, e eliminou o australiano que perdeu pelo placar de 11.26 a 8.70 pontos.

“As condições estão bem complicadas agora e é uma pena estar no meu último ano competindo em baterias sem tantas ondas boas”, disse Adriano de Souza, que está encerrando sua carreira no Circuito Mundial esse ano. “A gente sempre sonha com o Dream Tour, de competir com os melhores do mundo e acho que o Ethan (Ewing) é uma promessa que em breve vai dar trabalho. Como esse é meu último ano, estou tentando aproveitar ao máximo, me divertir e sinto que está sendo mais fácil, comparando com a galera que está na briga por pontos no ranking. Pra mim está sendo um prazer e fico feliz por ter avançado mais uma”.

Adriano De Souza (foto) encara Italo Ferreira no duelo de campeões mundiais das oitavas de final.

Yago melhor no céu e na borda – A última vitória brasileira no dia foi com Yado Dora, na bateria de número 15 da fase. Ele superou Jack Freestone no duelo de aéreo e de surfe de borda. Num voo de backside Yago conquistou 7.27, enquanto o australiano decolou de front e conseguiu 5.67. Já no surfe de borda o brazuca adicionou 6.67 no somatório para vencer pelo placar de 13.94 a 9.84.

Derrotas brasileiras – O time tupiniquim chegou à terceira fase do Rip Curl Rottnest Search com nove surfistas, porém quatro foram eliminados. Além de Caio Ibeli, foram se despediram do evento Filipe Toledo, Deivid Silva e Alex Ribeiro.

Deivid Silva caiu para um dos surfistas que têm chamado a atenção no circuito, Morgan Cibilic. O brasileiro chegou nos minutos finais na frente, após bons ataques de frontside nas esquerdas (6.50 e 5.50) e, sem a prioridade, trocou de nota (5.67) quando restavam dois minutos para o fim da bateria. Mas ainda deu tempo de o australiano surfar uma onda e virar.

Morgan, que já tinha 7.50 como melhor nota, voltou a apresentar um surfe de curvas fortes de backside e tomou a liderança de Deivid com 5.07 pontos.

Deivid Silva leva virada no fim e se despede do Rip Curl Rottnest Search.

O’Brien supera Filipe – Outro brazuca eliminado nesta quinta-feira (20) foi Filipe Toledo. O australiano Liam O’Brien, convidado para a etapa, achou as melhores ondas e fez 6.33 com três manobras de backside na esquerda, além de um 7.33 numa direita que teve duas boas manobras de front, sendo a primeira uma batida com chutada de rabeta.

Filipinho fez duas notas na casa dos seis pontos (6.37 e 6.13) e chegou no final precisando de 7.30 para vencer. Ele até voou alto numa direita, mas errou a aterrissagem e se despediu do Rip Curl Rottnest Search.

Filipe Toledo voa em busca da virada, mas cai na aterrissagem.

Alex Ribeiro fez uma dura batalha contra Conner Coffin e perdeu por um placar apertado (11.10 a 10.70). O norte-americano desequilibrou a disputa com 7.17 após aplicar várias manobras de backside, mas a segunda nota (3.93) era fraca.

O brasileiro fez boas curvas de frontisde, marcou 5.43 e 5.27 nas melhores apresentações e no final quase virou. Alex usou a prioridade numa esquerda nos segundos finais, abriu com uma batida sem muita expressão, mas caprichou na segunda e foi com tudo para a terceira, porém chutou a rabeta e não conseguiu acertar a manobra.

Alex Ribeiro perde e se despede da etapa australiana.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Rip Curl Rottnest Seach acontece nesta quinta-feira (20), às 20h15 (de Brasília). A previsão indica que as ondas vão ficar um pouco menores e o vento maral vai soprar, mas para o dia seguinte é esperado um novo swell.

Acompanhe o Rip Curl Rottnest Search ao vivo aqui no Waves.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Rip Curl Rottnest Search 2021

Terceira fase masculina

1 Jordy Smith (ZAF) 14.17 x 10.40 Stuart Kennedy (AUS)
2 Julian Wilson (AUS) 14.10 x 12.07 Wade Carmichael (AUS)
3 Leonardo Fioravanti (ITA) 14.13 x 13.67 Ryan Callinan (AUS)
4 Morgan Cibilic (AUS) 12.57 x 12.17 Deivid Silva (BRA) 
5 Liam O’Brien (AUS) 13.66 x 12.50 Filipe Toledo (BRA)
6 Seth Moniz (HAW) 12.33 x 9.53 Jack Robinson (AUS)
7 Michel Bourez (FRA) 12.84 x 7.50 Frederico Morais (PRT)
8 Miguel Pupo (BRA) 14.66 x 6.34 Caio Ibelli (BRA) 
9 Gabriel Medina (BRA) 10.80 x 8.20 Kael Walsh (AUS)
10 Owen Wright (AUS) 13.70 x 9.00 Matthew McGillivray (ZAF)
11 Conner Coffin (USA) 11.10 x 10.70 Alex Ribeiro (BRA) 
12 Mikey Wright (AUS) 10.83 x 9.77 Griffin Colapinto (USA)
13 Italo Ferreira (BRA) 13.20 x 9.10 Jacob Willcox (AUS)
14 Adriano de Souza (BRA) 11.26 x 8.70 Ethan Ewing (AUS)
15 Yago Dora (BRA) 13.94 x 9.84 Jack Freestone (AUS)
16 Connor O’Leary (AUS) 15.60 x 12.33 Kanoa Igarashi (JPN)

Oitavas de final masculinas

1 Jordy Smith (ZAF) x Julian Wilson (AUS)
2 Leonardo Fioravanti (ITA) x Morgan Cibilic (AUS)
3 Liam O’Brien (AUS) x Seth Moniz (HAW)
4 Michel Bourez (FRA) x Miguel Pupo (BRA)
5 Gabriel Medina (BRA) x Owen Wright (AUS)
6 Conner Coffin (USA) x Mikey Wright (AUS)
7 Italo Ferreira (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
8 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS)

Oitavas de final femininas

1 Malia Manuel (HAW) 14.44 x 12.16 Caroline Marks (USA)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) 14.60 x 10.97 Macy Callaghan (AUS)
3 Nikki Van Dijk (AUS) 13.83 x 11.10 Stephanie Gilmore (AUS)
4 Tyler Wright (AUS) 12.84 x 8.67 Sage Erickson (USA)
5 Carissa Moore (HAW) 14.16 x 9.80 Mia McCarthy (AUS)
6 Isabella Nichols (AUS) 9.93 x 9.34 Bronte Macaulay (AUS)
7 Johanne Defay (FRA) 15.57 x 8.93 Keely Andrew (AUS)
8 Amuro Tsuzuki (JPN) 14.33 x 13.37 Courtney Conlogue (USA)

Quartas de finais femininas

1 Malia Manuel (HAW) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Nikki Van Dijk (AUS) x Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAW) x Isabella Nichols (AUS)
4 Johanne Defay (FRA) x Amuro Tsuzuki (JPN)