Rip Curl Rottnest Search

Dia curto na Austrália

Mar fica fraco na Austrália e Rip Curl Rottnest Search é paralisado depois de três baterias. Próxima chamada acontece nesta sexta-feira (21), às 20:15 (de Brasília).

0
Julian Wilson já está garantido nas quartas de final.

O quarto dia do Rip Curl Rottnest Search teve apenas três baterias. As séries demoravam muito a entrar e os surfistas tiveram poucas oportunidades em Strickland Bay, no Oeste da Austrália. Por esse motivo a WSL optou por paralisar a prova. Nenhum brasileiro competiu e a próxima chamada acontece nesta sexta-feira (21) às 20h15 (de Brasília).

Clique aqui para ver o vídeo

A bateria que abriu o dia foi entre o australiano Julian Wilson e o sul-africano Jordy Smith. Os dois surfaram tanto de frontside quanto de back nas ondas de meio a no máximo um metro de Strickland Bay. Julian também partiu para os voos e acertou um de backside, recebendo 5.33 pontos, mesma nota que Jordy arrancou com duas manobras também numa esquerda da mesma série.

A nota que fez a diferença foi 6.17, conquistada pelo australiano na primeira apresentação, quando começou com um floater e executou uma sequência de três batidas. Já com a vitória garantida, nos segundo finais, Julian ainda fez duas batidas fortes de backside e colocou 6.83 pra fechar bem a performance na bateria.

Jordy Smith ataca uma das poucas direitas que entraram ao longo da bateria.

O duelo de número dois desta sexta-feira australiana foi reiniciado após 15 minutos sem ondas, que só apareceram depois de mais seis. O italiano Leonardo Fioravanti e o australiano Morgan Cibilic remaram lado a lado, quase entrelaçando os braços, e o segundo ficou com a direita e largou com 5.33 pontos. Leo foi na onda seguinte, uma esquerda, mas ela fechou.

O aussie conseguiu voltar primeiro para o pico e logo aplicou duas fortes batidas de backside para colocar mais 6.50 no somatório. O italiano, que está com o tornozelo machucado, dropou a seguinte e anotou 5.17.

Morgan Cibilic encontra as melhoras ondas e não vacila.

Leo parecia estar desconectado com o mar de Strickland Bay e ainda viu Morgan aumentar a diferença com mais 6.00 pontos. Restavam dez minutos para o fim, porém o italiano só pegou mais duas ondas, uma que tentou voar e errou, e uma muito pequena já nos segundos finais que não rendeu nada e ele não conseguiu chegar nem perto dos 6.90 que precisava.

O havaiano Seth Moniz e o australiano Liam O’Brien entraram no terceiro confronto, que foi mais um com poucas ondas. Com raras oportunidades, tomar as decisões corretas fizeram a diferença e quem acertou mais foi o aussie.

Liam O’Brien acerta nas escolhas e avança.

Em duas ondas que marcaram o duelo, Liam escolheu a melhor direção e se deu bem. Quando restavam 21 minutos para o fim, o australiano tinha a prioridade e foi para a esquerda. A onda foi boa, porém ele não impressionou tanto os juízes com três manobras (4.50), quanto Seth que foi na direita e que também fez três movimentos (5.17).

Oito minutos depois quem tinha a prioridade era Seth, que optou pela esquerda, mas ele errou a segunda manobra. Já Liam foi para a direita e rasgou forte duas vezes para assumir a liderança com 6.33 pontos e vencer a bateria.

Seth Moniz perde nas oitavas de final e termina a prova em nono lugar.

Próxima chamada – Miguel Pupo e o francês Michel Bourez já estavam prontos para a quarta disputa do dia, quando a WSL decidiu colocar o evento em espera. As condições para o surfe não mudaram em Strickland Bay e a prova foi paralisada.

A próxima chamada acontece nesta sexta-feira às 20h15 (de Brasília). A previsão indica que as ondas podem ganhar tamanho e quebrar com cerca de 1 metro e possíveis séries maiores. O vento pode ter momentos de maral, lateral e até terral.

Além de Miguel, o Brasil ainda tem Gabriel Medina, Italo Ferreira, Adriano de Souza e Yago Dora, na luta por vagas nas quartas de final do Rip Curl Rottnest Search.

Rip Curl Rottnest Search 2021

Oitavas de final masculinas

1 Julian Wilson (AUS) 13.00 x 11.20 Jordy Smith (ZAF)
2 Morgan Cibilic (AUS) 12.50 x 10.77 Leonardo Fioravanti (ITA)
3 Liam O’Brien (AUS) 10.83 x 8.10 Seth Moniz (HAW)
4 Michel Bourez (FRA) x Miguel Pupo (BRA)
5 Gabriel Medina (BRA) x Owen Wright (AUS)
6 Conner Coffin (USA) x Mikey Wright (AUS)
7 Italo Ferreira (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
8 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS)

Quartas de final masculinas

1 Julian Wilson (AUS) x Morgan Cibilic (AUS)
2 Liam O’Brien (AUS) x

Quartas de final femininas

1 Malia Manuel (HAW) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Nikki Van Dijk (AUS) x Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAW) x Isabella Nichols (AUS)
4 Johanne Defay (FRA) x Amuro Tsuzuki (JPN)