Rip Curl Pro Bells 2026

Filipe e Luana em destaque

Filipe Toledo e Luana Silva se destacam no Quarto dia do Rip Curl Pro Bells Beach 2026, que também define duelo entre Gabriel Medina e Italo Ferreira nas oitavas.

0
Filipe Toledo avança com o maior somatório entre os homens.

O Brasil segue muito forte no Rip Curl Pro Bells Beach 2026, etapa de abertura da nova temporada da divisão de elite do surfe mundial. Filipe Toledo e Luana Silva foram os destaques do país no quarto dia do evento australiano. Além deles, avançaram Yago Dora e Samuel Pupo, além de Gabriel Medina e Italo Ferreira, que se enfrentam nas oitavas de final. Esta quarta-feira (8) começou com sete baterias em Bells e, após rápida paralisação, contou com mais sete no pico alternativo de Winkipop, todas com 35 minutos de duração e realizadas em ondas de 1 metro com séries maiores.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Filipe competiu em Bells e venceu com o maior somatório da categoria masculina no dia. Eli Hanneman começou a formar seu somatório aos seis minutos, em sua segunda onda, que valeu 4.83 pontos. Filipe deu o primeiro passo importante na disputa aos nove minutos, em sua terceira atuação. A nota foi 7.33 pontos. A bateria seguiu morna até perto dos dez minutos finais, quando o brazuca disparou na frente ao colocar mais 6.17 no placar.

Enquanto Eli não conseguia reagir, Filipe entrava cada vez mais no ritmo da disputa. A sete minutos do término, o brasileiro teve boa atuação, com direito a aéreo, trocou 6.17 por 6.67 e deixou a diferença em 9.17 pontos. O havaiano tentou voltar para o jogo dois minutos depois (5.27), porém ficou longe da virada e se despediu da etapa em 17º lugar. Filipe segue vivo no evento e encara o italiano Leonardo Fioravanti na próxima fase.

“Estou muito, muito feliz de tirar essa primeira da frente”, disse Filipe. “Achei que chegaríamos aqui com bastante onda e já surfando logo de cara, e foi completamente o contrário. Pelo menos foi bom surfar, relaxar e me preparar para hoje. Não vou mentir que fiquei nervoso, mas é um nervosismo bom. Já estou nisso há muito tempo, é meu 12º ano, e se eu não descobrir como lidar com isso um dia, então não sei o que estou fazendo. Mas, sim, me senti ótimo. Foi daqueles momentos em que fiz tudo o que precisava na pré-temporada para treinar. Cuidei do meu corpo, cuidei do meu mental e estava pronto para isso”.

Destruidora de campeãs – Luana Silva estreou no Rip Curl Pro Bells Beach 2026 com vitória sobre a octacampeã mundial, a australiana Stephanie Gilmore. Nesta quarta-feira, ela duelou contra a bicampeã mundial, a também aussie Tyler Wright, e novamente levou a melhor.

Luana não teve bom início nas ondas de Winkipop. Já Tyler largou com 6.33 pontos. A brasileira reagiu aos 18 minutos, em sua quarta atuação e quando precisava de 8.33 para vencer. Com a nota 7.33, ela passou a buscar 3.50 para avançar. A virada aconteceu três minutos depois. Luana anotou 7.93 e a diferença para a adversária ficou em 8.93 pontos.

A brasileira não surfou mais na bateria e Tyler ainda fez um bom trabalho, porém a nota 7.43 pontos não alterou o resultado da disputa.

“Estou sem palavras, só consigo dar uma risada, isso é loucura, 10 títulos mundiais, uau”, contou Luana. “Estou tentando não pensar nisso. Só estou tentando controlar o que posso controlar e o que aparece no meu caminho. Acho que provavelmente enfrentei as duas adversárias mais difíceis daqui de Bells. Tyler venceu dois títulos seguidos e Steph tem quatro. Campeãs mundiais também. Elas são minhas heroínas, meus ídolos desde que eu era criança. Tem sido surreal este ano em Bells”.

Melhor do dia – A próxima adversária de Luana é Gabriela Bryan, havaiana que conquistou o maior somatório do dia. A atleta superou a portuguesa Francisca Veselko com duas notas 7.83 e com 15.66 no placar, o maior da quarta-feira.

“Foi uma maneira muito boa de começar o ano”, falou Gabriela. “Eu estava muito animada para surfar. Quer dizer, já estou aqui há um tempo. Cheguei bem antes, então acho que já estou aqui há umas duas semanas e meia. Estava ansiosa para vestir a lycra, mas sem ficar empolgada demais, apenas entrar na água e fazer o meu melhor surfe. Tive uma sensação estranha de que faria minha primeira bateria em Winki, então passei um tempo extra por aqui. Olho para o ano passado e vejo que evoluí muito como competidora e como pessoa. Todo mundo está com vontade de conquistar o título e, sem o formato Final Five, isso também deixa tudo mais empolgante. É a minha primeira vez fazendo a temporada completa e tendo o campeão definido em Pipe. Para mim, fazer o meu melhor surfe é o principal objetivo”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por World Surf League (@wsl)

Yago x Mateus – O primeiro duelo entre brasileiros do CT 2026 aconteceu na nona bateria do Round 2 masculino. O campeão mundial Yago Dora encarou o novato na elite, Mateus Herdy. Os dois são treinados pelo pai de Yago, Leandro Grilo.

Mateus começou um pouco melhor (4.33) em Bells, porém Yago acertou na escolha de onda em sua terceira tentativa, aos sete minutos, e com dois ataques anotou 7.17 pontos. O campeão mundial aumentou a diferença a nove minutos do fim. Yago conquistou 6.17 e a diferença ficou em 9.01 pontos. Mateus voou duas vezes na mesma onda quatro minutos depois. A atuação valeu 6.33 e ele passou a buscar 7.02 para avançar. Ele ainda teve outra oportunidade nos segundos finais, porém não conseguiu chegar perto da nota que buscava e Yago venceu sua primeira bateria como melhor surfista do planeta. O próximo adversário do brasileiro é o francês Marco Mignot.

Italo passa com susto no fim – Italo Ferreira e Xavier Huxtable começaram com notas parecidas (4.67 e 4.33) em Bells, porém com leve vantagem para o australiano. Na metade da disputa, os dois surfaram e o brasileiro assumiu a liderança ao marcar 7.00 contra 6.00 de Xavier. O campeão mundial de 2019 aumentou a vantagem no placar aos 23 minutos. Com mais 5.83, ele deixou o adversário na busca de 6.84 para vencer.

O bicho pegou no final. Xavier usou a prioridade, mas não mexeu no placar. Italo usou o direito de escolha numa direita muito pequena. Ele dropou e saiu da onda. Logo depois, ele pegou outra, mas também não foi boa. O australiano ainda teve tempo de aproveitar a série. Com três manobras, ele levantou a torcida na praia e deixou o clima tenso para os brasileiros. Dois juízes, um basco e um norte-americano, deram a virada, e dois australianos e um brasileiro não. Xavier bateu na trave com 6.73 e Italo avançou.

Bateria morna – A bateria seguinte teve Gabriel Medina contra o mexicano Alan Cleland. Os atletas não surfaram nos 15 minutos iniciais e a disputa foi reiniciada. O brasileiro abriu o duelo aos três minutos e voou com reverse. Ele colocou as costas na água na aterrissagem, completou a manobra e largou com 4.33 pontos. Medina ficou ativo, mas não achou ondas com potencial de notas boas. Alan estreou na bateria aos seis minutos com 3.67 pontos.

Medina ampliou a diferença aos nove minutos com 6.50 pontos. Alan passou a precisar de 7.16 para vencer. O mar seguiu com séries escassas e apenas mais três ondas foram surfadas, todas pelo brasileiro. A última atuação aconteceu quase no minuto final. O brazuca trocou 4.33 por 5.60 e confirmou a vitória. Medina agora encara Italo Ferreira.

“Foi difícil ficar longe do surfe competitivo”, disse Medina. “Essa foi complicada, mas estou feliz com a vitória. Vitória é vitória. Espero pegar mais ondas na próxima bateria. Me sinto 100%. Meu ombro está bem. Tenho testado pranchas, surfado bastante, me mantendo ativo e entrando no ritmo. Todo mundo está voando, então estou feliz por estar de volta. Quero avançar mais algumas baterias. Acho que este será um bom ano e estou em paz, então quero aproveitar o surfe”.

Samuel também nas oitavas – A bateria entre Samuel Pupo e Jack Robinson aconteceu em Winkipop e começou a ganhar corpo aos quatro minutos. O brasileiro anotou 7.00 contra 5.67 do australiano. Samuel continuou num bom ritmo, conquistou 4.17 aos 11 minutos e 6.07 logo depois. Jack chegou à metade do duelo precisando de 7.40 para vencer.

Jack cometeu interferência aos 26 minutos. Ele entrou primeiro na onda, mas Samuel, que tinha a prioridade, optou por surfar e quase foi atingido pela prancha do adversário. Samuel ainda trocou 6.07 por 6.77 e confirmou a vitória, já que o aussie passou a contar apenas a sua melhor nota e precisava de 13.77 para avançar. O próximo adversário de Samuel é o indonésio Rio Waida.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Rip Curl Pro Bells Beach 2026 acontece na manhã de quinta (9), na Austrália, início de noite desta quarta no Brasil devido ao fuso horário, às 18h30 (de Brasília). A previsão indica ondas com 0,5 metro e séries maiores. No dia seguinte, as ondas podem ficar um pouco maiores, com cerca de 1 metro e, no último dia da janela, podem beirar 1,5 metro.

Transmissão ao vivo – Todas as etapas do WSL Championship Tour são transmitidas ao vivo no Sportv e Globoplay. As disputas também podem ser vistas pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo, além do Canal da WSL no YouTube.

Round 2 Masculino
Baterias realizadas no sábado (4/4)

Miguel Pupo (BRA) 14.17 x 12.07 Joel Vaughan (AUS)

2 George Pittar (AUS) 14.57 x 12.34 Ethan Ewing (AUS)

3 Jordy Smith (AFR) 14.80 x 12.33 Luke Thompson (AFR)

4 Barron Mamiya (HAV) 11.16 x 9.93 Seth Moniz (HAV)

5 Jack Marshall (EUA) 10.83 x 10.64 João Chianca (BRA)

6 Griffin Colapinto (EUA) 15.26 x 15.00 Dane Henry (AUS)

Alejo Muniz (BRA) 11.56 x 7.63Cole Houshmand (EUA)

8 Kanoa Igarashi (JAP) 12.23 x 11.17 Morgan Cibilic (AUS)

Yago Dora (BRA) 13.34 x 10.66 Mateus Herdy (BRA)

10 Marco Mignot (FRA) 11.83 x 10.53 Crosby Colapinto (EUA)

11 Leonardo Fioravanti (ITA) 11.67 x 11.60 Kauli Vaast (FRA)

12 Filipe Toledo (BRA) 14.00 x 10.10 Eli Hanneman (HAV)

13 Italo Ferreira (BRA) 12.83 x 12.73 Xavier Huxtable

14 Gabriel Medina (BRA) 12.10 x 3.67 Alan Cleland (MEX)

15 Rio Waida (IND) 13.96 x 11.97 Connor O’Leary (JAP)

16 Samuel Pupo (BRA) 13.77 x 5.67 Jack Robinson (AUS)

Oitavas de final

1 Miguel Pupo (BRA) x George Pittar (AUS)

2 Jordy Smith (AFR) x Barron Mamiya (HAV)

3 Jack Marshall (EUA)x Griffin Colapinto (EUA)

4 Alejo Muniz (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)

Yago Dora (BRA) x Marco Mignot (FRA)

6 Leonardo Fioravanti x Filipe Toledo (BRA)

7 Italo Ferreira (BRA) x Gabriel Medina (BRA)

8 Rio Waida (IND) x Samuel Pupo (BRA)

Round 2 Feminino

1 Alyssa Spencer (EUA) 14.00 x 11.20 Caroline Marks (EUA)

2 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 10.93 x 6.76 Anat Lelior (ISR)

3 Gabriela Bryan (HAV) 15.66 x 6.00 Francisca Veselko (POR)

4 Luana Silva (BRA) 15.26 x 13.76 Tyler Wright (AUS)

5 Molly Picklum (AUS) 16.50 x 7.34 Sally Fitzgibbons (AUS)

6 Erin Brooks (CAN) x Lakey Peterson (EUA)

7 Caitlin Simmers (EUA) x Nadia Erostarbe (ESP)

8 Isabella Nichols (AUS) x Carissa Moore (HAV)

Oitavas de final
Em formação

1 Alyssa Spencer (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

2 Gabriela Bryan (HAV) x Luana Silva (BRA)

3 Molly Picklum (AUS) x