Pro Sunset Beach

Brasileiras eliminadas no Havaí

Tatiana Weston-Webb e Luana Silva perdem nas oitavas de final e se despedem do Pro Sunset Beach com a nona posição.

0
Tatiana Weston-Webb é eliminada nas oitavas de final.

O Brasil ficou sem representantes na categoria feminina do Pro Sunset Beach. Tatiana Weston-Webb e Luana Silva perderam suas baterias nas oitavas de final, e se despediram do evento na nona posição. A sexta-feira (17) teve oito baterias femininas, que foram realizadas de maneira simultânea e com 40 minutos de duração.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Sunset amanheceu com séries de direitas com 1 metro. As ondas ofereceram poucas seções críticas para as atletas. Nesse cenário Luana Silva encarou a pentacampeã mundial Carissa Moore no quinto confronto.

Luana e Carissa entraram em ação pela primeira vez aos dez minutos. A brasileira foi primeiro, e na direita seguinte da mesma série foi a adversária. As duas executaram rasgadas. Os juízes gostaram mais das curvas da havaiana, que conquistou 4,50 pontos contra 4,00 da brazuca.

Carissa Moore segue viva na competição.

Carissa passou a ficar ativa. Na sequência ela marcou 1,50, e aos 18 minutos executou uma batida forte numa onda pequena, e adicionou a nota 3,67 no somatório. Após as apresentações, Luana passou a necessitar de 4,18 para chegar nas quartas de final.

A havaiana aumentou a diferença aos 25 minutos. Ela novamente fez curvas com pressão, marcou 5,83 pontos e deixou a brasileira na necessidade de 6,33. Luana fez algumas ondas até o inside, mas não saiu da casa dos três pontos. Dali pro final as surfistas não alteraram o placar. Carissa partiu para as quartas de final. A próxima adversária dela é a também havaiana Gabriela Bryan.

Tati perde para Caitlin – A outra brasileira eliminada nesta sexta-feira foi Tatiana Weston-Webb. A surfista ficou muito ativa na penúltima disputa das oitavas. Ela surfou cinco ondas nos dez minutos iniciais. As melhores apresentações valeram 4,00 e 3,17 pontos. A adversária, a norte-americana Caitlin Simmers, só surfou sua primeira direita aos nove minutos. A performance valeu 3,07.

A brasileira continuou apostando em algumas ondas, até que no meio da disputa achou uma que ofereceu melhores seções. Tati fez duas rasgadas, a segunda com força, e executou uma batida. Ela marcou 4,83 pontos e deixou Caitlin na necessidade de 5,76 para assumir a liderança.

A norte-americana tentou reagir aos 25 minutos. Ela executou um cutback e uma rasgada. Depois partiu para o inside. Lá ela fez uma rasgada e um cutback, e ainda achou uma junção, que ela atacou com uma batida. A performance valeu 4,97 pontos. Ela não conseguiu a virada, mas diminuiu a diferença para 3,86.

Tatiana Weston-Webb perde para Caitlin Simmers.

Caitlin foi para o primeiro lugar quando restavam dez minutos. A surfista, sem a prioridade, entrou numa direita, fez uma rasgada e bateu forte. Ela marcou 4,83 pontos. Tati passou a necessitar de 4,97 para avançar no Pro Sunset Beach.

Tati ficou com a prioridade e escolheu uma direita perto do minuto final. A brasileira bateu e rasgou duas vezes, a última na parte mais cheia da onda. A nota 3,37 pontos não foi suficiente para a virada, ela não teve mais tempo para surfar e se despediu da competição. A adversária de Caitlin nas quartas é a norte-americana Caroline Marks.

Caitlin Simmers está nas quartas de final.

Stephanie x Tyler – A bateria que mais chama a atenção das quartas de final femininas é a segunda, entre as australianas Stephanie Gilmore e Tyler Wright. Nesta sexta-feira Stephanie venceu a havaiana Zoe McDougall, e Tyler eliminou a também aussie, Macy Callaghan.

Stephanie perdia para Zoe e chegou a empatar a disputa quando precisava de 4,18 pontos e fez 4,17. A havaiana ficou na frente por ter a maior nota. No último quarto do confronto a australiana subiu o nível. Primeiro executou três manobras para marcar 6,67 e assumir a liderança. Depois, nos segundos finais, ela marcou 7,50 e ampliou a diferença. Zoe também surfou e até trocou de nota, mas não conseguiu superar a adversária.

Tyler Wright chegou no final da quarta disputa em segundo lugar, mas precisando de apenas 3,01 pontos. Ela usou a prioridade perto do últimom minuto, executou um cutback e bateu, porém ficou presa na espuma e finalizou a manobra com dificuldade. Macy Callaghan surfou na sequência e tentou aumentar a diferença com uma batida e uma rasgada. Tyler marcou 3,13 e assumiu a liderança, e Macy passou a necessitar de 3,30 para vencer. Mas a nota da última onda dela foi 2,73.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Pro Sunset Beach acontece somente no domingo (19), pois a previsão indica fracas condições para o surfe no sábado (18). As finais devem ser realizadas no domingo ou na terça-feira (21), já que a segunda (20) é feriado nacional e a competição não pode ser realizada.

No domingo o swell de Noroeste deve gerar ondas de 1,5 metro com possíveis séries maiores. O vento esperado é o terral, que pode soprar forte em alguns momentos. As condições devem ser parecidas na terça, porém o período do swell é menor e o vento terral pode ficar muito forte.

Pro Sunset Beach 2023

Oitavas de final Femininas

1 Brisa Hennessy (CRI) 8,17 x 7,50 Sally Fitzgibbons (AUS)

2 Molly Picklum (AUS) 11,10 x 10,80 Isabella Nichols (AUS)

3 Stephanie Gilmore (AUS) 14,17 x 9,67 Zoe McDougall (HAV)

4 Tyler Wright (AUS) 6,96 x 6,84 Macy Callaghan (AUS)

5 Carissa Moore (HAV) 10,33 x 7,63 Luana Silva (BRA)

6 Gabriela Bryan (HAV) 9,53 x 8,30 Lakey Peterson (EUA)

7 Caitlin Simmers (EUA) 9,80 x 8,83 Tatiana Weston-Webb (BRA)

8 Caroline Marks (EUA) 12,00 x 7,96 Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Quartas de final

1 Brisa Hennessy (CRI) x Molly Picklum (AUS)

2 Stephanie Gilmore (AUS) x Tyler Wright (AUS)

3 Carissa Moore (HAV) x Gabriela Bryan (HAV)

4 Caitlin Simmers (EUA) x Caroline Marks (EUA)

Quartas de final Masculinas

1 Jack Robinson (AUS) x Nat Young (EUA)

2 Ethan Ewing (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)

3 Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA)

João Chianca (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)