Pro Sunset Beach 2024

Italo Ferreira no páreo

Italo Ferreira é único brasileiro na briga pelo título do Pro Sunset Beach. Miguel Pupo cai nas oitavas e Gabriel Medina, Yago Dora, Samuel Pupo, Deivid Silva e Caio Ibelli perdem no Round 3.

0
Italo Ferreira é único brasileiro nas quartas em Sunset.

Último brasileiro a entrar no mar no domingo (17) em Sunset, North Shore de Oahu, Havaí, Italo Ferreira foi o único atleta do Brasil a passar das oitavas de final. Italo salvou os brazucas de uma campanha ruim no segundo dia da etapa do Tour, onde, dos sete surfistas brasileiros no masculino, apenas Italo e Miguel Pupo chegaram às oitavas, e apenas o campeão mundial de 2019 avançou para as quartas. Gabriel Medina, Yago Dora, Samuel Pupo, Deivid Silva e Caio Ibelli perderam no Round 3.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Italo derrotou o português Frederico Morais na penúltima bateria do domingo com ondas entre 10 e 14 pés. No início do duelo, Ferreira já abriu vantagem após realizar manobras que jogaram muita água e descolar um 6.17 pontos. Frederico reagiu na sequência, conseguindo uma nota 5.17, aproximando-se de Italo.

A bateria ficou morna, com poucas ondas surfadas e os atletas buscando melhor posicionamento no pico. Ambos adicionaram ondas abaixo de 1 ponto no somatório. Nos 15 minutos finais, Italo encontrou uma onda com bom tamanho e acertou uma batida vertical, fazendo um 6.23 para disparar no embate.

Frederico necessitava de um 6.73 pontos para avançar. Faltando seis minutos para o término e com a prioridade, Italo adotou a estratégia de pegar ondas para trocar um dos seus 6.00 pontos.

Bem no finalzinho do embate, Ferreira pegou uma onda da série e encontrou um tubo para decretar a sua passagem às quartas do evento. O barrel rendeu a ele um 7.00 pontos. Frederico dropou uma onda faltando 10 segundos para finalizar a bateria, fez boas manobras, mas não conseguiu o necessário para virar. Resultado final: Italo Ferreira 13.23 pontos e Frederico Morais 12.07.

Italo Ferreira comemora classificação.

“Essa bateria realmente foi muito louca”, diz Italo Ferreira. “Tem onda em todos os lugares e você não consegue parar para respirar. Não tem nenhum momento de alívio, fica entrando série todo momento e as ondas quebram muito fortes na tua cabeça. É difícil se manter num lugar, difícil de achar onda e é difícil de manobrar também, porque tem muita água se movendo. Minha prancha grande tem me ajudado bastante e tenho feito algumas notas boas. Isso vai me dando confiança e espero continuar assim nas próximas três baterias.”

Italo nas oitavas – Italo Ferreira conseguiu vencer o norte-americano Crosby Colapinto com uma virada no finalzinho das oitavas. O mar estava difícil e a baixa pontuação até a metade da bateria mostrava as reais condições do pico. Aos 14 minutos, Italo pegou uma boa série, mandando uma rasgada, um cutback e finalizando bem, o que lhe rendeu 5.15 pontos.

Crosby não fez uma bateria espetacular, mas foi suficiente para se manter na liderança por um bom tempo. Com suas duas melhores notas sendo um 5.83 e um 3.20, Colapinto administrou bem a bateria até Italo conseguir um 7.17 após uma sequência de manobras em uma série com tamanho, sacramentando a vitória.

Italo Ferreira derrotou Crosby após fazer 12.34 no somatório final contra 9.03 do norte-americano.

Começo de Tour ruim de Gabriel Medina –Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a cair na água no domingo (18) e não teve um bom desempenho. O tricampeão mundial foi eliminado pelo havaiano Seth Moniz e finalizou a segunda etapa do CT 2024 em 17º lugar.

Gabriel Medina tem começo ruim de Tour.

Com o mar entre 10 e 14 pés e bastante irregular, o paulista não conseguiu encaixar boas manobras até a metade da bateria. Antes dos 20 minutos, Medina fez apenas 3.33 e 0.43 pontos, reagindo apenas depois da metade da bateria com uma boa sequência de manobras que rendeu um 5.00.

Seth Moniz começou forte, abrindo a bateria com um 6.67. Logo após, fez um 3.50 em uma onda não tão boa.

Faltando 9 minutos, Medina adotou a estratégia de se distanciar do adversário e pegou uma boa série. Fez uma bela batida, arriscou um floater e caiu na sequência. Moniz, com a prioridade, marcou Medina e o forçou a procurar ondas a todo custo. Placar final: Seth Moniz 11.34 pontos e Gabriel Medina 8.33 pontos.

Caio Ibelli compete bem, mas é eliminado – Caio Ibelli foi um dos destaques no primeiro dia de competições. No Round 3, ele enfrentou Liam O’Brien e chegou perto de avançar para as oitavas de final. Em um bom duelo, Ibelli não começou bem, mas se recuperou aos 30 minutos com boas notas que o colocaram na liderança da bateria, com um 5.10 e um 6.17.

Caio Ibelli fica em 17° lugar.

O’Brien, então, reagiu e obteve a melhor nota da bateria, virando o confronto. Com boas batidas e rasgadas no crítico, ele somou 7.60, faltando menos de 13 minutos para o término. Caio ainda tentou responder, conseguindo 6.17 e 5.37, mas não foi suficiente para evitar a eliminação.

Liam O’Brien finalizou com 12.77 pontos no somatório final do duelo, contra 11.54 de Caio Ibelli. Com a derrota, Caio ficou na 17ª colocação no evento.

Yago Dora vai mal – Yago Dora começou bem a bateria, pegando uma boa onda e somando 4.83 pontos com rasgadas e boas batidas. Rio Waida tentou ser mais agressivo, pegando três ondas em sequência, mas não conseguiu notas consideráveis (2.00, 3.00 e 2.50).

Yago Dora não consegue bom resultado.

Com isso, Rio assumiu a liderança, porém com um baixo somatório. O indonésio se mostrou mais competente e fez um 6.33 após boas batidas e rasgadas.

Yago não se conectou com o mar, que estava irregular, mas com tamanho. Depois de sua melhor nota, só obteve um 2.63 e um 1.60, demonstrando as difíceis condições do pico.

Waida administrou a bateria e venceu com tranquilidade. Rio Waida finalizou com 10.03 pontos e Yago Dora com 7.

Samuel Pupo X Jordy Smith – Samuel Pupo foi o terceiro brasileiro eliminado no domingo (18) em Sunset. Contra o sul-africano Jordy Smith, Samuel iniciou o confronto com uma boa nota, um 6.00 pontos. Jordy Smith só conseguiu uma pontuação aceitável na sua terceira onda, com um 4.83.

Na metade da bateria, Samuel ainda liderava o duelo. Até que Jordy conseguiu uma combinação de manobras que rendeu a ele 4.83 e 3.87, somando 8.70 pontos. Com isso, Smith assumiu a liderança da bateria a 10 minutos do fim.

Pupo, então, pegou mais uma onda, com boas batidas e rasgadas, mas insuficiente para virar o placar. A oito minutos do término, Jordy achou uma boa onda, com fortes rasgadas, e finalizou a disputa com um 7.33.

O paulista precisava de um 6.17 para avançar, mas fez apenas 5.33. Com a eliminação, Samuel ficou na 17ª colocação. Jordy Smith somou 12.16 pontos e Samuel Pupo 11.33.

Deivid Silva fica na 17° colocação – Deivid Silva voltou a enfrentar John John Florence, repetindo o confronto da mesma fase do Pipe Pro. Mais uma vez, o havaiano confirmou seu favoritismo e avançou para as oitavas de final da segunda etapa do Tour.

John John começou forte, pegando muitas ondas. Aos 10 minutos de bateria, o bicampeão mundial já havia surfado quatro ondas, com a melhor delas somando 5.00 pontos. Mantendo a agressividade, Florence surfou um total de oito ondas durante o duelo. No final da bateria, ele achou um tubo e sacramentou a vitória com uma nota 5.60.

Precisando de uma nota relativamente baixa (5.87) para avançar, Deivid não conseguiu superar o adversário, mesmo com a prioridade. O brasileiro surfou seis ondas no total, com as melhores notas sendo 3.33 e 4.73.

Deivid Silva terminou na 17ª colocação do evento. John John Florence avançou à próxima fase com um total de 10.60 pontos contra 8.06 de Deivid.

Bateria de Miguel Pupo no Round 3 – Com uma performance sólida, Miguel Pupo não deu chances ao seu adversário, o havaiano Imaikalani deVault, no Round 3.

Enfrentando um mar grande, Miguel surfou seis ondas e, com sua técnica impecável de backside nas direitas do pico, garantiu uma boa pontuação para avançar. Boas batidas o credenciaram para a próxima fase, com notas de 4.67 e 6.33.

Imaikalani deVault foi quem mais pegou ondas na bateria, oito no total, mas não conseguiu somar pontos suficientes. As melhores notas do havaiano foram 3.50 e 2.80. Com a eliminação, ele terminou o torneio na 17ª colocação. Miguel Pupo somou 11.00 pontos, contra 6.30 de Imaikalani deVault.

Miguel para nas oitavas / John John Florence faz maior somatório –As baterias das oitavas de final também rolaram no domingo (18), em Sunset, e o brasileiro Miguel Pupo caiu na água para enfrentar John John Florence. Miguel e o havaiano duelaram sete vezes, com 100% de aproveitamento para John John.

Miguel Pupo é derrotado por John John Florence.

Com menos de cinco minutos de bateria, Florence se posicionou bem no mar difícil, manobrou com força e obteve 7.83 pontos, assumindo a liderança. Miguel esboçou uma leve reação ao usar seu backside para conseguir 3.33 pontos. Com 20 minutos de bateria, apenas três ondas foram surfadas, duas por John John e uma por Pupo.

Na segunda metade da bateria, os dois atletas se adaptaram às condições do mar. John John pegou uma onda, aplicou boas rasgadas, mas caiu ao finalizá-la, mesmo assim obtendo 3.17 pontos e mantendo a liderança.

Faltando 12 minutos para o término, Miguel surfou uma onda, tentando uma batida bem vertical, porém caiu na aterrissagem. No fim do duelo, Florence definiu a bateria ao pegar uma onda da série e aplicar sua marca registrada, uma rasgada no lip. A manobra rendeu 7.60 pontos e colocou Miguel em combinação. Florence ainda trocou um de seus 7 pontos por um 8.23.

Pupo não teve um bom desempenho e viu John John se classificar. Com a derrota, Miguel ficou na nona colocação geral. John John obteve o maior somatório do dia, 16.06 pontos, enquanto Miguel Pupo totalizou 8.83.

“Tive muita sorte de encontrar uma onda aberta, algo raro no momento”, fala John John Florence. “Demorei um pouco para encontrar outra onda, pois havia muitas. Eventualmente, tentei pegar ondas para conseguir uma manobra, uma parede limpa e uma junção. Assim que comecei a procurar por isso, consegui duas realmente boas. Acho que mudei minha perspectiva sobre o que estava procurando. Estou gostando muito dos desafios que cada bateria traz e estou tentando simplesmente aceitar isso e não ser muito duro comigo mesmo”.

Transmissão ao vivo – O Pro Sunset Beach é a segunda etapa da temporada 2024 do World Surf League Championship Tour. O prazo máximo para a realização do evento é 22 de fevereiro. O campeonato é transmitido ao vivo do Havaí pelo Sportv e Globoplay e em português também pelo WorldSurfLeague.com, aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

Pro Sunset Beach 2024

Quartas de final Masculino

1 Kanoa Igarashi (JPN) x Seth Moniz (HAV)

2 John John Florence (HAV) x Jordy Smith (AFR)

3 Liam O´Brien (AUS) x Ryan Callinan (AUS)

Italo Ferreira (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (HAV), Isabella Nicols (AUS)

2 Caitlin Simmers (EUA), Luana Silva (BRA), Sophie McCulloch (AUS)

3 Caroline Marks (EUA), Sally Fitzgibbons (AUS), Zoe McDougall (HAV)

4 Tyler Wright (AUS), Brisa Hennessy (CRC), Alyssa Spencer (EUA)

5 Johanne Defay (FRA), Lakey Peterson (EUA), Sawyer Lindblad (EUA)

Tatiana Weston-Webb (BRA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), India Robinson (AUS)

Resultados até o momento

Oitavas de final Masculino

1 Griffin Colapinto (EUA) 7.00 x 8.43 Kanoa Igarashi (JPN)

2 Jacob Willcox (AUS) 9.26 x 10.40 Seth Moniz (HAV)

3 John John Florence (HAV) 16.06 x 8.83 Miguel Pupo (BRA)

4 Jordy Smith (AFR) 12.67 x 11.60 Rio Waida (IDN)

5 Ethan Ewing (AUS) 7.67 x 13.83 Liam O`Brien (AUS)

6 Connor O´Leary (JPN) 8.23 x 12.50 Ryan Callinan (AUS)

7 Frederico Morais (PRT) 12.07 x 13.23 Italo Ferreira (BRA)

8 Jack Marshall (EUA) 11.77 x 14.66 Jack Robinson (AUS)

Round 3 Masculino

1 Griffin Colapinto (EUA) 13.67 x 9.67 Kade Matson (EUA)

2 Kanoa Igarashi (JPN) 13.50 x 13.03 Matthew McGillivray (AFR)

3 Jacob Willcox (AUS) 13.40 x 13.33 Leonardo Fioravanti (ITA)

4 Seth Moniz (HAV) 11.34 x 8.33 Gabriel Medina (BRA)

5 John John Florence (HAV) 10.60 x 8.06 Deivid Silva (BRA)

6 Imaikalani deVault (HAV) 6.30 x 11.00 Miguel Pupo (BRA)

7 Jordy Smith (AFR) 12.16 x 11.33 Samuel Pupo (BRA)

Yago Dora (BRA) 7.46 x 10.03 Rio Waida (IDN)

9 Ethan Ewing (AUS) 10.17 x 8.93 Kelly Slater (EUA)

10 Caio Ibelli (BRA) 11.54 x 12.77 Liam O´Brien (HAV)

11 Connor O´Leary (JPN) 11.50 x 7.50 Eli Hanneman (HAV)

12 Ryan Callinan (AUS) 12.34 x 7.67 Brodi Sale (HAV)

13 Barron Mamiya (HAV) 8.43 x 13.83 Frederico Morais (PRT)

14 Italo Ferreira (BRA) 12.34 x 9.03 Crosby Colapinto (EUA)

15 Ian Gentil (HAV) 12.17 x 15.50 Jake Marshall (EUA)

16 Jack Robinson (AUS) 13.77 x 12.66 Cole Houshmand (EUA)